PRIMEIROS CUIDADOS COM BEZERROS RECÉM-NASCIDOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Objetivo: relatar os primeiros cuidados com os bezerros recém-nascidos. Metodologia: Para a busca de literatura, foram utilizadas fontes como bases de dados científicos (PubMed, Web of Science, Scopus), revistas acadêmicas em medicina veterinária, ciência animal e zootecnia, dentre outros, relacionados ao tema. Os critérios de inclusão foram estudos originais em revistas científicas, teses ou dissertações que abordassem os primeiros cuidados com bezerros recém-nascidos e publicados em português e/ou inglês, entre 2003 e a data atual. Os critérios de exclusão foram estudos duplicados, sem relação direta com os primeiros cuidados ou em outros idiomas. A estratégia de busca incluiu termos relevantes combinados com operadores booleanos para aumentar a sensibilidade da pesquisa. Resultados: os cuidados com a vaca gestante e os primeiros cuidados com o neonato bovino engloba a identificação, a pesagem para calcular a quantidade de colostro que deve receber na primeira mamada, a colostragem, a cura do umbigo, a avaliação de imunidade passiva e as instalações dos neonatos. Considerações finais: para se atingir um ótimo desempenho produtivo e econômico e garantir a eficiência da propriedade faz-se necessário adequar a criação dos bezerros, pois eles são o futuro da propriedade.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).