HEMOGLOBINA GLICADA E FRUTOSAMINA COMO BIOMARCADOR GLICÊMICO EM IDOSOS
Resumo
Objetivos: Este estudo objetivou analisar a associação dos exames de hemoglobina glicada e frutosamina como marcador glicêmico em idosos residentes em um abrigo de Trindade - GO. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo de corte transversal o qual analisou os níveis séricos de hemoglobina glicosilada, frutosamina e glicose na investigação do perfil glicêmico de pacientes idosos residentes no Lar Ana de Almeida. Participaram desse estudo 13 idosos com idade entre 70 e 89 anos de ambos os sexos. Resultados: As dosagens de frutosamina tiveram uma variação entre 168 a 293 µmol/L, as de hemoglobina glicada variações entre 4,8% e 8,2%. Foram evidenciados altos níveis glicêmicos entre os participantes mesmo com a alimentação sendo realizada somente no asilo. Conclusão: A hemoglobina glicada é um excelente marcador glicêmico e a frutosamina é um marcador fraco por apresentar limitações ao diagnosticar níveis glicêmicos adquiridos nos primeiros dias, tendo assim a incapacidade de aferir níveis elevados a longo prazo.
PALAVRAS-CHAVE: Hemoglobina Glicada; Frutosamina; Biomarcador Glicêmico.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).