TERAPIA ULTRASSÔNICA NO TRATAMENTO E REVERSÃO DOS SINAIS DE FOTOENVELHECIMENTO
Resumo
Introdução: O envelhecimento cutâneo é um processo natural que se caracteriza pelo declínio da produção de colágeno e elastina, evidenciado rugas, flacidez e outros sinais de senescência. O ultrassom é uma terapia não invasiva que pode ser usada para estimular a produção de colágeno e elastina, promovendo o rejuvenescimento da pele. Objetivo: Este estudo avaliou a eficácia e a segurança do tratamento do envelhecimento cutâneo com aparelho ultrassônico. Métodos: O estudo foi realizado com 30 voluntários, divididos em dois grupos: um grupo de estudo que recebeu o tratamento ultrassônico e um grupo controle que não recebeu tratamento. Os voluntários do grupo de estudo receberam quatro sessões ultrassônicas, com frequência de 50 KHz e intensidade de 80%. Resultados: O ultrassom é um equipamento seguro, não causou efeitos adversos significativos e promoveu suavização das rugas estáticas. Conclusão: O ultrassom é um tratamento promissor para o rejuvenescimento da pele.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Henrique Sampaio, DENISE REGINA DALMAGRO OLARTECHEA, ISABELLE DE ARAUJO OLIVEIRA, RITA DE CASSIA SILVA ROCHA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).