Cobertura vacinal da hepatite B e fatores associados
Resumo
A vacinação contra a hepatite B é indiscutivelmente necessária no primeiro ano de vida, portanto é indispensável verificar a cobertura vacinal. Os objetivos foram estimar a cobertura vacinal da hepatite B em menores de um ano em Trindade/GO e analisar indicadores relativos à doença (casos e óbitos). Trata-se de um estudo epidemiológico com base nos dados do DATASUS no período entre 2002 e 2012. Observou-se nas coberturas vacinais marcada heterogeneidade (70,22% a 134,63%), com cobertura insatisfatória na maior parte dos anos. A quantidade de nascidos vivos foi superior à de primeiras doses aplicadas, exceto em 2011. Em seis anos o número de primeiras doses foi superior ao de terceiras. No total foram notificados 90 casos de hepatite B e houve predominância no registro de óbitos por neoplasia maligna de fígado e vias biliares intra hepáticas. Parte das crianças não foi adequadamente imunizada. Conclui-se que este estudo pode ser útil para revisão da prevenção da hepatite B.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).