LEVANTAMENTO DE FAUNA ATROPELADA NA GO 060, TRECHO TRINDADE – SANTA BÁRBARA DE GOIÁS
Resumo
Objetivo: Verificar a composição da fauna silvestre atropelada na GO-060, que liga a cidade de Trindade a Santa Barbara de Goiás. Metodologia: o monitoramente ocorreu no período de trinta de julho a vinte e nove de outubro do corrente ano, em um único dia da semana, entre às 8 e às 11:00 horas. Os percursos foram cumpridos, utilizando duas motos de marca Honda, Biz125 e Fan150, em uma velocidade de 50 km/h, por meio de registros de observação visual direta. Resultados: Foram encontrados os seguintes animais: tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla), cachorro do mato (Cerdocyon thous), muçurana (Pseudoboa nigra), porco espinho (Coendou prehensilis), jiboia (Boa constrictor), jararaca – dormideira (Dipsas mikanii). Dentre as classes de animais silvestres, a classe Mammalia apresentou um maior número de atropelamentos, seguido da classe Reptilia. Conclusão: as rodovias causam impactos diretos na fauna local. A criação de ecodutos e velocidades mais baixas permite que motoristas e até a própria fauna tenham um tempo de resposta maior ao perigo de colisão em uma rodovia, evitando o acidente.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).