AVALIAÇÃO DO ENTENDIMENTO DA PRESCRIÇÃO MÉDICA PELOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DA REGIONAL DE SAÚDE – COSTA E SILVA EM JOINVILLE-SC EM 2009
Resumo
Para avaliar o entendimento da prescrição médica pelos usuários do SUS, entre os meses de outubro de 2008 e setembro de 2009, foi utilizado um questionário validado para avaliação do entendimento do paciente perante a prescrição médica, bem como sua classificação sócio-econômica-cultural. Dos 106 entrevistados, 82,7% sabiam qual medicamento foi prescrito, sua indicação e posologia, 7,2% não possuíam entendimento sobre estas variáveis e 10,1% sabiam parcialmente, entendendo no mínimo o nome de um dos medicamentos prescritos. Considerando uma avaliação estatística sobre os dados, houve um percentual elevado de pacientes com nível de entendimento considerado bom, mas não foi realizada a análise sobre a importância das informações não entendidas por prescrição. Qualquer falha no entendimento pode levar a uma falha terapêutica e comprometer o tratamento. Possíveis soluções para esta situação vão desde o cumprimento legal para uma prescrição legível, passando pela atenção ao paciente durante o diagnóstico e pela correta dispensação com orientação aos riscos inerentes ao medicamento e às opções não farmacológicas adjuvantes ao tratamento. O acompanhamento destes pacientes para verificar a resolutividade é um passo importante para avaliação da eficácia do sistema de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).