IMUNOPROFILAXIA EM ESPLENECTOMIZADOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
A infecção fulminante pós-esplenectomia (IFPE) é uma grave complicação decorrente da vulnerabilidade imunológica a bactérias encapsuladas após a remoção parcial ou total do baço, sendo importante o cumprimento de medidas profiláticas como a vacinação. Existem poucas referências nacionais sobre o tema. Percebe-se uma falta de regularidade quanto à administração das vacinas contra pneumococos, meningococos e influenza, que deveriam ser feitas antes ou depois da esplenectomia. O uso da profilaxia antibiótica é particularmente importante, considerando-se que não há cobertura total contra todas as bactérias potencialmente causadoras de IFPE. Indivíduos asplênicos ou hipoasplênicos devem ser informados sobre a probabilidade de infecção pós-esplenectomia e a natureza dessa infecção. Os profissionais da saúde precisam ter amplo conhecimento da condição imunológica do paciente. É indispensável a instrução do paciente acerca dos riscos e das medidas a serem tomadas em caso de sintomas de infecção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).