CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DE PREPARAÇÕES CULINÁRIAS ELABORADAS COM ALIMENTOS DE BASE AGROECOLÓGICA
Resumo
O ato de se alimentar é mais que a ingestão de nutrientes e práticas biológicas para saciedade a fome, diz respeito à diferentes representações da comida, combinações de alimentos com carga cultural, social e que seja produzido em sistemas alimentares sustentáveis, nesse sentido os alimentos agroecológicos representam o alcance da alimentação adequada em suas diferentes dimensões. O presente estudo teve como objetivo caracterizar preparações culinárias desenvolvidas a partir de alimentos produzidos em sistemas agroecológicos pela agricultura familiar. Trata-se de um estudo descritivo quali-quantitativo. O levantamento dos dados ocorreu por meio de Fichas Técnicas de Preparo, a qual incluiu os alimentos utilizados nas preparações e suas quantidades. Para a análise de micronutrientes foram identificados entre os ingredientes os teores de sais minerais e vitaminas e comparados com alimentos fontes de acordo com a literatura. Além disso categorizou-se os ingredientes conforme classificação NOVA proposta pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. Para cálculo do teor nutricional foram analisadas 16 receitas, dentre essas, 58% possuem teores elevados de mínimo dois micronutrientes, 25% tem teores consideráveis de praticamente todos os micronutrientes analisados e 16,66% das preparações não apresentavam valores significativos de micronutrientes. Identificou-se quantidades consideráveis de cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, zinco, retinol, tiamina (B1), piridoxina (B6), niacina (B3) e vitamina C nas preparações. Não foram utilizados nas preparações nenhum alimento ultraprocessado, sendo a maioria dos grupos in natura ou minimamente processado, seguido do grupo dos processados. Os resultados evidenciam a importância dos alimentos da agricultura familiar produzidos em sistemas agroecológicos, como precursores da alimentação saudável e alcance da Segurança Alimentar e Nutricional.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Ingryd Garcia de Oliveira, Eloneide Gomes de Amorim, Helena Liz Rodrigues Araújo, Poliana Ribeiro dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).