CONHECIMENTO E PERCEPÇÕES SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS EM UM MUNICIPIO DE PEQUENO PORTE
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar o conhecimento e percepção sobre as Plantas Alimentícias não convencionais (PANC) entre moradores de um município de pequeno porte, localizado no estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e transversal. O levantamento das informações ocorreu por meio da realização de entrevistas individuais com 20 moradores. A entrevista foi conduzida por meio de um roteiro semiestruturado. Os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, o grupo I foi composto por seis homens e quatro mulheres, enquanto no grupo II houve participação de quatro homens e seis mulheres. Os participantes foram divididos em grupo em decorrência da diferença de idade observada entre os participantes. No grupo I haviam jovens e adultos de 18 à 30 anos, e no grupo II adultos e idosos entre 40 e 70 anos de idade. A maior parte dos participantes (70%) do grupo I disseram não conhecer as PANC, enquanto no grupo II a maioria (60%) afirmou conhecer. Dentre as mais plantas citadas, no grupo I se destacou a Jurubeba, e no grupo II a Taioba foi a mais citada (50%). Nos grupos I e II, 80% dos participantes disseram que raramente consomem PANC. Quanto a origem dos conhecimentos sobre as PANC, no grupo I, 30% (n= 3) dos participantes relataram ter conhecido por meio da família, e 70% não sabiam. No grupo II, o conhecimento por meio da família foi relatado entre 50% dos participantes, e 10% conheceram as PANC a partir das pessoas mais velhas da cidade, 40% (n= 4) não souberam dizer a respeito da origem do seu conhecimento. As evidências desta pesquisa sugerem que há uma necessidade de resgatar e expandir o conhecimento sobre as PANC. A expansão do conhecimento e estimulação do uso das PANC podem favorecer o resgate cultural, auxiliar na manutenção da biodiversidade local, além contribuir na promoção da alimentação saudável em virtude da riqueza de nutrientes existem nestes vegetais.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Ingryd Garcia de Oliveira, Isadora Borges Barbosa Mariano, Jeane Maria dos Santos da Silva dos Santos da Silva, Suyanne Luiza de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).