INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Resumo
O objetivo do estudo é descrever contextos alimentares relacionados à Insegurança Alimentar e Nutricional em territórios quilombolas brasileiros. O presente estudo tem como base a análise descritiva e narrativa de publicações científicas, referentes ao contexto da alimentação e nutrição entre as comunidades quilombolas. A insegurança alimentar nestas comunidades é justificada pelas desigualdades sociais, o que tem como principais consequências uma preocupação quanto ao acesso aos alimentos no futuro e a qualidade inadequada da alimentação. Outro fator determinante da Insegurança Alimentar nas comunidades, se dá em relação aos meios de produção e acesso à comida. No presente estudo identificou-se a falta de acesso à água como desafio no campo da produção de alimentos. A Segurança Alimentar e Nutricional é um direito garantido a todos ao acesso a alimentos seguros, saudáveis e nutritivos em quantidades adequadas, respeitando as preferências culturais e sociais. São necessárias intervenções no campo das políticas públicas que visem o fortalecimento e promoção dos determinantes sociais do acesso a alimentação adequada entre as comunidades quilombolas.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Ingryd Garcia de Oliveira, Cintia Aparecida dos Santos Oliveira, Marta Quitiliano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).