ASSOCIAÇÃO ENTRE INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SAÚDE MENTAL
Resumo
A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde. Quando esse direito é violado, têm-se diferentes manifestações de Insegurança Alimentar (IA). A influência da IA estende-se aos impactos na saúde mental. Indivíduos em IA podem manifestar sintomas de angústia psicológica, incluindo sintomas de depressão e ansiedade. O objetivo do estudo é investigar possíveis associações entre a prevalência de IA e sintomas de depressão e ansiedade em chefes de famílias cadastrados no Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família de Urutaí-Go. Para o levantamento de dados, utilizou-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), o questionário de ansiedade GAD-7 e o questionário de depressão PHQ-9. Para a análise estatística, foi utilizado o software STATA 15.0. Para a associação da IA com as variáveis (ansiedade, depressão, estado civil, faixa etária, raça/cor, renda), utilizou-se a razão de chances (OR), acompanhada dos Intervalos de Confiança de 95% (IC95%), empregando as distribuições de frequências (absoluta e relativa), aliadas ao teste Exato de Fisher. Na amostra, 3,8% estavam em SAN, enquanto 46,2% estavam em IAL, 26,9% com IAM e 23,1% em IAG. Não houve associação estatística significativa de IA com as variáveis. Apesar da falta de associação, a abordagem multifatorial da IA com as variáveis requer mais análises para compreender a complexidade dessas relações no município.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Ingryd Garcia de Oliveira, Eduarda Cristina Cordeiro, Cristina Camargo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).