ASSOCIAÇÃO ENTRE INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SAÚDE MENTAL
Resumo
A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde. Quando esse direito é violado, têm-se diferentes manifestações de Insegurança Alimentar (IA). A influência da IA estende-se aos impactos na saúde mental. Indivíduos em IA podem manifestar sintomas de angústia psicológica, incluindo sintomas de depressão e ansiedade. O objetivo do estudo é investigar possíveis associações entre a prevalência de IA e sintomas de depressão e ansiedade em chefes de famílias cadastrados no Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família de Urutaí-Go. Para o levantamento de dados, utilizou-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), o questionário de ansiedade GAD-7 e o questionário de depressão PHQ-9. Para a análise estatística, foi utilizado o software STATA 15.0. Para a associação da IA com as variáveis (ansiedade, depressão, estado civil, faixa etária, raça/cor, renda), utilizou-se a razão de chances (OR), acompanhada dos Intervalos de Confiança de 95% (IC95%), empregando as distribuições de frequências (absoluta e relativa), aliadas ao teste Exato de Fisher. Na amostra, 3,8% estavam em SAN, enquanto 46,2% estavam em IAL, 26,9% com IAM e 23,1% em IAG. Não houve associação estatística significativa de IA com as variáveis. Apesar da falta de associação, a abordagem multifatorial da IA com as variáveis requer mais análises para compreender a complexidade dessas relações no município.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Ingryd Garcia de Oliveira, Eduarda Cristina Cordeiro, Cristina Camargo Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).