REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO COMER ENTRE OS IDOSOS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Autores

  • Ingryd Garcia de Oliveira Centro Universitário Unigoyazes
  • Francielle Souza Ferreira
  • Valminayb Sonay Botelho dos Santos

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi levantar as Representações Sociais do comer entre os idosos. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, do qual participaram 14 idosos com idades entre 60 e 82 anos, de ambos os sexos, residentes de um Centro de Convivência Vila Vida, localizado no município de Trindade - GO. Para o levantamento das informações utilizou-se a técnica do grupo focal, o qual foi conduzido por maio de um roteiro semiestruturado, além da utilização de imagens projetadas com as temáticas da vida rural e trechos de músicas que relatavam a vida cotidiana da população do campo. As falas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, de Bardin. Obteve-se três categorias de análise: “o ato de comer e as lembranças”, “a comida no passado e na atualidade”, “tradição e costumes familiares e festejos relacionados à comida”. Portanto para os idosos os significados e as representações do comer transcendem os aspectos biológicos como o ato da sobrevivência e a manutenção e prevenção de doenças. Os significados foram marcados por experiências de vida e o cotidiano rural vivenciado pelo grupo durante sua juventude. Embora os idosos estão cientes das mudanças das relações sociais, vivenciam os determinantes contemporâneos da alimentação, as Representações sociais do comer são marcadas por memórias, tradições e costumes.

Referências

ABRASCO. Dossiê ABRASCO um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro. 2015.

AGUIAR, M. G. G.; Nascimento M. A. A. Saúde, doença e envelhecimento: representações sociais de um grupo de idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), Feira de Santana, BA. Textos de Envelhecimento, v. 8, n. 3. Rio de Janeiro, 2005.

AMON, D.; MENASCHE, R. Comida como narrativa da memória social. Sociedade e cultura, v.11, n.1, p.13-21, 2008.

BARBOSA, L. Feijão com Arroz e Arroz com Feijão: O Brasil no prato dos brasileiros. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 87-116, jul./dez. 2007

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1979.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo. Edições 70, 2011.

BELIK. W., SILVA. J. G., TAKAGI. M. Políticas de combate a fome no Brasil. São Paulo Perspec. vol.15 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2001.

BOSI, E. Tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê, 2003.

CASTRO, R. V. de. Prefácio. In: ALMEIDA, A. M. de O.; SANTOS, M. de F. de S.; TRINDADE, Z. A. Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2011, p. 5-12.

CONTRERAS, J.; GRACIA, M. Alimentação, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

DAMATTA, R. Sobre o simbolismo da comida no Brasil. O correio da Unesco. Rio de Janeiro: 1987, p. 22-23. In: O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro, 1999, Rocco.

FARIAS, A.L FAZER, COMER E AMAR: Representações sociais de idosos sobre a comida na infância. 2016, Taubaté - São Paulo.

FISCHLER, C. Gastro-nomía y gastro-anomía: sabiduría dei cuerpo y crisis biocultural de la alimentacion contemporánea. In: CONTRERAS, H. J. (Org.) Alimentación y Cultura: necesidades, gustos y costumbres. Barcelona: Universitat de Barcelona Publicaciones, 2011.

FRUTUOSO et al. Contar, Rememorar e Cuidar: Lembranças sobre a comida e o comer de um grupo de idosos, em santos. Anais do Congresso Internacional de Humanidade e Humanização em Saúde. Vol. 1 N° 2. São Paulo- SP. 2014.

JESUS, R.C. Tradição e Tradução: identidade, cultura, memória. UFBA. Salvador – BA. 2010.

JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

KOERICH. J., SILVA. J.G. Comida de Alma: Lembranças, Reivindicações e Sensibilidade na região rural de Joinville-SC. Rev. Santa Catarina em História. UFSC. Florianópolis- SC. ISSN 1989-3968. Vol 8. N°1. 2014.

LEFÈVRE, F., LEFÈVRE, A.M.C. Os novos instrumentos no contexto da pesquisa qualitativa. In: LEFÈVRE, F., LEFÈVRE, A.M.C., TEIXEIRA, J.J.V. O Discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS; 2000. p.11-35.

MACIEL, Maria Eunice. Horiz antropol. 2001, vol. 7, n. 16, pp. 145-156.

MACIEL, M. E.; CASTRO, H. C.; A comida boa para pensar: sobre práticas, gostos e sistemas alimentares a partir de um olhar sócio antropológico. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, 2013. p. 321-328.

MINAYO, Maria Cecília S. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARECHI, Pedrinho A. e JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em representações Sociais. Petrópolis - RJ: Vozes, 1994.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar,1978. Representações Sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

PINHO. P. M. et al. Correlação entre variáveis nutricionais e clinicas de idosos cardiopatas. Revista Brasileira de Cardiologia. V. 25. P 001-009, 2012.

QUINZANI, et al. A tradição do milho: o ingrediente base da comida caipira e das festas juninas. Santa Cruz do Sul. Vol.8. N° 01. p.99-107. Jan/Jun 2016.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Edição

Seção

Artigo original

Categorias