DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA REALIZAÇÃO DE CATETERISMO VESICAL INTERMITENTE LIMPO EM LESADOS MEDULARES
Resumo
Introdução: Lesados Medulares podem apresentar bexiga neurogênica, uma das formas de manejo dessa condição é o cateterismo vesical intermitente limpo (CVIL), que pode ser difícil de ser realizado por esse público. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e testar uma tecnologia assistiva (TA) para auxiliar Lesados Medulares a realizar o CVIL. Materiais e Método: Pesquisa de desenvolvimento de produto dividida em 4 etapas: 1. Revisão da literatura para verificar as dificuldades enfrentadas na realização do CVIL, 2. esquematização do protótipo por meio de um desenho técnico, 3. fabricação do protótipo, 4. entrega da TA para os indivíduos da amostra (seis) e em seguida avaliação de satisfação por meio do instrumento QUEST 2.0. Resultados: Dos sete itens avaliados, seis tiveram a média igual ou acima de 4, avaliado como bom pelo instrumento, exceto pelo item ajuste. Conclusão: A tecnologia desenvolvida pode potencialmente auxiliar lesados medulares a realizar o CVIL.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Luís Henrique Cardoso Oliveira, Fernanda Mirande de Oliveira, Vittoria Braz de Oliveira Alves, Israel da Silva Arantes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).