INFLUÊNCIA DA VITAMINA D NO SISTEMA IMUNOLÓGICO: Revisão de Literatura
Resumo
INTRODUÇÃO: O sistema imunológico defende o corpo contra organismos estranhos e invasores, promovendo imunidade protetora enquanto mantém a tolerância a si mesmo. As implicações da deficiência de vitamina D no sistema imunitário tornaram-se mais claras nos últimos anos e, no contexto da deficiência de vitamina D, parece haver um aumento da susceptibilidade à infecção e à diátese, num hospedeiro geneticamente susceptível à autoimunidade. As ações clássicas da vitamina D são promover a homeostase do cálcio e promover a saúde óssea. OBJETIVO: investigar e descrever, de acordo com a literatura científica, sobre a influência e benefícios da Vitamina D no sistema imunológico. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, exploratória realizada por meio de uma revisão de literatura. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (PUBMED), no período de 2013 a 2023. RESULTADOS: A vitamina D, através da fortificação e suplementação alimentar, é uma nova estratégia de saúde promissora e, portanto, oferece oportunidades para a indústria alimentar e os investigadores em nutrição trabalharem em conjunto para determinar como alcançar este potencial benefício para a saúde. CONCLUSÃO: Diante ao estudo apresentado e de acordo com a literatura científica, a Vitamina D apresenta grande influência e benefícios no sistema imunológico, pois a mesma desempenha um papel fundamental na homeostase do cálcio e, portanto, fornece um importante suporte no crescimento ósseo, auxiliando na mineralização da matriz de colágeno, é benéfica a saúde óssea, promove a mineralização da matriz de colágeno nos ossos, tem papel antioxidante e antiinflamatório, entre outros benefícios.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Andreres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).