OSTEOSSÍNTESE MANDIBULAR UNILATERAL EM CÃO: RELATO DE CASO
Resumo
Objetivo: O objetivo desse relato é apresentar um caso de fratura mandibular na qual a técnica de osteossíntese com placa bloqueada em T culminou numa adequada estabilização e consolidação óssea. Relato: O estudo de caso envolveu o tratamento de uma cadela Poodle de 8 anos com fratura mandibular após uma tartarectomia mal-sucedida, apresentando dor, perda de apetite, edema e dificuldade de manutenção anatômica. A paciente foi submetida à anestesia com medicação pré-anestésica com cetamina e metadona, indução com propofol, e manutenção com isofluorano. A técnica cirúrgica utilizada foi osteossíntese com placa bloqueada em T, sendo realizada em técnica aberta. Conclusão: A fixação desse tipo de fratura através do emprego de placa bloqueada é promove rigidez, manutenção anatômica e oclusão dentária, permitindo retomada das atividades de mobilidade e alimentação normalmente.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Thais Pereira de Oliveira, Thauany Gabriely Silva Rocha, Henrique Marques Camargo , Thais Miranda Silva Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).