DESVENDANDO AS CONDIÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DOS CARTEIROS NA AGÊNCIA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DE PICOS-PI
Resumo
O presente artigo aborda a saúde e segurança dos carteiros na agência da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) de Picos-PI. Pretendeu-se identificar como a ECT adota a política para proteger a saúde e segurança dos carteiros. Trata-se de pesquisa qualitativa, onde se adotou o método de estudo de caso com entrevista semi-estruturada. Do universo de 19 carteiros internos, escolheu-se uma amostra de cinco carteiros, correspondendo 25% do total para serem entrevistados, priorizando aqueles que se mostraram interessados pela pesquisa, caracterizando a amostra por julgamento. Além deles, foi entrevistado também o supervisor da agência. A pesquisa foi executada na agência em datas e horários pré-definidos. Foram examinados fatores como quantidade de carteiros, estrutura da ECT, condições de saúde e segurança, fornecimento e uso de EPI’s, a presença da CIPA, meios de transporte entre outros. Para se chegar ao resultado final, observou-se que a agência está em processo de mudança, mas que estão deficientes as suas políticas de saúde e segurança, deixando a desejar em questões de saúde como a ausência de um profissional laboral para exercitá-los, a dificuldade encontrada pelos carteiros com relação aos horários de trabalho na tentativa de uma flexibilização da agência por conta do fator climático na cidade de Picos-PI; na segurança, a ausência da CIPA, órgão de fundamental importância na empresa para prevenção de acidentes no trabalho, sendo indispensável a presença de um responsável para essa função, pois estará buscando melhores condições de trabalho para si e para seus colegas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).