NASCENTES AMEAÇADAS PELA URBANIZAÇÃO, O CASO DE POSSE, GOIÁS
Resumo
O Cerrado, ou o "berço das águas" do Brasil, é crucial para o abastecimento hídrico do país. Porém, a falta de respeito à sua biodiversidade e geomorfologia tem causado sérios impactos ambientais, comprometendo o ciclo da água e a conservação das nascentes. Em Posse, Goiás, a situação das nascentes preocupa a comunidade que teme a escassez de água. Assim, é necessário realizar estudos técnicos que avaliem a qualidade ambiental das nascentes. O presente trabalho fez uso do Índice de Impacto Ambiental em Nascentes, além de avaliações da flora local e do oxigênio dissolvido na água. Das quatro nascentes analisadas, apenas uma foi considerada como ótima, de acordo com o grau de proteção. Medidas políticas, educativas e técnicas são recomendadas, a fim de conservar e recuperar tais ambientes e de evitar que o município não dependa de apenas uma fonte de abastecimento e sofra com futuras crises sociais.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Jalisson Robson da Conceição Pereira, Adriano Darosci

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
