AUDITORIAS DO SUS OCORRIDAS NO ESTADO DE GOIÁS DE JANEIRO DE 2023 A JANEIRO 2024
Resumo
Objetivo: descrever as principais constatações dos serviços de autoria realizados em 10 instituições de saúde no estado de Goiás, entre o período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. Material e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo transversal, cuja coleta de dados secundários se deu por meio de informações disponíveis no site do Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados: Durante o período de janeiro de 2023 a janeiro 2024 houve um total de 67 auditorias em instituições de saúde no estado de Goiás. Dentre as 10 instituições de saúde selecionadas aleatoriamente neste estudo, foram observadas nas auditorias, diversas inconformidades, sendo as mais frequentes: desatualização de instituições no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, ausência de indicadores de gestão, bem como inadequação de procedimentos operacionais padrão e ausência de alvarás ou certificados, como o Certificado de Conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás. Considerações finais: Com base nas diferentes constatações pelas auditorias realizadas em Goiás, evidencia-se a necessidade em capacitações adequadas aos indivíduos envolvidos, de forma a responsabilizar os sujeitos para que as inconformidades não sejam comuns e recorrentes. Provavelmente, deste modo os princípios e diretrizes do SUS, podem de fato estar ajustados com os alvos da auditoria.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Nathalia Lima de Moraes Morué
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).