CATETERISMO CARDÍACO
CUIDADOS DE ENFERMAGEM PRÉ E PÓS
Resumo
INTRODUÇÃO: As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Para avaliar as condições circulatórias e funcionais do coração, a medicina dispõe do cateterismo cardíaco, por meio do qual é possível reduzir ou eliminar a obstrução das artérias do coração, através de um stent. OBJETIVOS: Evidenciar os cuidados de enfermagem junto aos pacientes no pré e pós cateterismo cardíaco, na prevenção de complicações frente ao procedimento. METODOLOGIA: Revisão da literatura nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Ministério da Saúde (MS) entre outras publicações na área da saúde. RESULTADOS: O planejamento adequado de orientações em saúde, ao ser construído e colocado em prática, esclarece e fortalece os indivíduos para a promoção da saúde e promove o reconhecimento das ações de enfermagem. CONCLUSÃO: A intervenção precoce do enfermeiro é capaz de melhorar o conforto e a segurança do paciente, bem como manter o monitoramento e atuar vigorosamente no processo de prevenção de lesões observando sinais de risco.
Arquivos adicionais
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Andreres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).