COMPARAÇÃO DA PREVALÊNCIA DO RISCO DE SARCOPENIA EM IDOSOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA
UMA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS SARC-F E SARC-CALF
Resumo
Objetivo: Comparar a prevalência do risco de sarcopenia e os fatores associados em idosos com Doença Renal Crônica (DRC) em estágio avançado utilizando dois instrumentos de triagem. Métodos: Estudo transversal realizado em um serviço de referência em hemodiálise. A variável desfecho foi o risco para sarcopenia identificado utilizando os instrumentos SARC-F e SARC-CalF. O estudo incluiu idosos com idade ≥60 anos, em estágio 5 da DRC, que estavam em tratamento de hemodiálise. Resultados: Foram incluídos 76 participantes com média de idade 71,44 ± 7,54 anos e mediana de tempo em hemodiálise de 27 meses. A prevalência de risco para sarcopenia foi maior quando avaliada pelo SARC-CalF (66,7%) em comparação ao SARC-F (64,0%) (p = 0,041). Os fatores associados ao risco de sarcopenia incluíram: sexo feminino, identificado tanto pelo SARC-F (p = 0,006) quanto pelo SARC-CalF (p = 0,001); Índice de Massa Corporal (IMC) < 25 kg/m², observado apenas no SARC-CalF (p = 0,048); e baixa força muscular, detectada por ambos os instrumentos, SARC-F (p = 0,008) e SARC-CalF (p = 0,009). Conclusão: O instrumento SARC-CalF apresentou melhor desempenho na identificação de indivíduos com risco de sarcopenia, em comparação ao SARC-F. Os fatores associados ao risco de sarcopenia incluíram sexo feminino e baixa força muscular, identificados por ambos os instrumentos, e IMC < 25 kg/m², utilizando apenas o SARC-CalF. A triagem da sarcopenia é importante para detectar precocemente a perda de massa e força muscular, possibilitando a implementação de intervenções precoces.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Yasmim da Silva Souza, Ester Manuela de Moraes Zacarias, Fernando Marcello Nunes Pereira , Cristina Camargo Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
