A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Introdução: O Programa de monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem, designada aos alunos devidamente matriculados, que se destina em instigar o interesse deste pela docência. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo verificar a importância da monitoria acadêmica na formação do profissional do curso de Educação Física. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa de caráter explicativo/exploratório, através de um roteiro de entrevista com professores específicos do curso de Educação Física e acadêmicos do curso que fazem e/ou fizeram parte do programa de monitoria da UniGoyazes. Resultados: Os resultados apontaram que os professores concordam que a monitoria tem um papel fundamental no processo de formação profissional e pessoal do acadêmico do curso de Educação Física. E que também, os acadêmicos veem a monitoria como uma oportunidade para uma maior aquisição de conhecimento e aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais. Conclusão: conclui-se que o programa de monitoria pode sim, proporcionar oportunidade para que o acadêmico se torne um profissional mais qualificado para o mercado de trabalho.
Referências
ABREU, T. O. et al. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Rev. Enferm. UERJ, v. 22, n. 4, p. 507-512, 2014.
ASSIS, F. et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores BELO, V. M. G. e FARIA, S. C. Estudo do programa de monitoria desde a sua fundação até a sua implementação no curso de direito da universidade estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, p.6, 2013.
BELTRAN, J. Concepto, desarrollo y tendencias actuales de la Psicología de la instrucción. In J. Beltran & C. Genovard (Eds.), Psicología de la instrucción: variables y procesos básicos (v. 1 pp.19-86). Madrid: Síntesis/Psicología, 1996.
CAMPOS, C. M. Monitoria: a iniciação à docência. In: ABSIL, Wilhelmus Jacobus (Org.). Pedagogia universitária: reflexões sobre a experiência docente na educação superior. (Temas Pedagógicos, n. 12). Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2004.
CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores- exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (org), A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.
CARVALHO, I. S. et al. Monitoria em semiologia e semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência. Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS. v. 2, n. 2, p.18-30. 2012.
COMÊNIO, J. A. Didática Magna. 3ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
DA COSTA, N. M. L. A história da trigonometria. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003. EXTENSÃO, 11., ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: MONITORIA, 12., 2008.
FERNANDES, N. C. et al. Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia: relato de experiência. Revista Mineira de Enfermagem, v. 19, n. 2,p. 238-245, 2015. formação dos profissionais de ciências agrárias e biológicas. In: ENCONTRO DE FRANCO, Gianfábio
PIMENTEL, F. Uma experiência acadêmica como aluno-monitor da disciplina de Morfologia: Histologia e Anatomia. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre. v.19, n.1, p.66-68. 1998.
GUEDES, M. L. Monitoria: uma questão curricular e pedagógica (Série Acadêmica, n. 9, p. 3-9) Campinas: PUC-Campinas, 1998.
GURGEL, S. S. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde. REME - Rev. Min. Enferm, 2017.
JESUS, D. M. O. et al. Programas de Monitorias: Um estudo de caso em uma IFES. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro. v.6, n. 4. p.61-86. 2012.
LINS, L. F. et al. A Importância da Monitoria na Formação Acadêmica do Monitor. In: JEPEX 2009 –IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPR. Recife, 2009.
MANUEL, E. J.; MIRANDA, J. M. C. O que é educação física. 1992.
MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência do monitor. Catussaba – Revista Científica da Escola da Saúde, Natal. v.3, n.2, p.77-83. 2014.
NATÁRIO, E. G. Monitoria: um espaço de valorização docente e discente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO GUARUJÁ, 03., 2007. v. 1, Santos (SP). Anais. Editora e Gráfica do Litoral: 2007.
NATÁRIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. Programa de monitores para o ensino superior. Campinas: 2010.
NUNES, J. B. C. A socialização do professor: as influências no processo de aprender a ensinar. 2001. 835p. Santiago de Compostela, 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Santiago de Compostela.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Cientifico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
OLIVEIRA NETO, M. F. et al. OLIVEIRA, P. D. L.; CUNHA, E. O.; CONCEIÇÃO, M.
L.; GONÇALVES, M. C. A relação entre professor, monitor e aluno como recurso para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. UFPB, 2012. Revista Enfermagem (UERJ), Rio de Janeiro, v. 14, p. 391-397, 2006.
PASTORE, M. N. Processos de formação e cenários de ensino-aprendizagem: discussão sobre práticas em saúde e educação em serviço no curso de graduação em Terapia Ocupacional da FMUSP, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, n. 2, p.431-441, 2018.
PINHEIRO, P. A. Produção textual em contexto de ensino superior: rediscutindo perspectivas e procedimentos de ensino-aprendizagem. ALFA: Revista de Linguística, v. 62, n. 2, p.325-343, 2018.
RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 20ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, M. M.; LINS, N. M. (Orgs.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias / EDUFRN – Editora da UFRN. Natal, RN 2007. 102 p. (Coleção Pedagógica; n. 9).
SCHMITT, M. D. et al. Contribuições da monitoria em semiologia e semiotécnica para a formação do enfermeiro: relato de experiência. Revista Cidadania em Ação: Extensão e Cultura, Florianópolis. v.7, n.3, p.1-8. 2013.
SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 2006.
SILVEIRA, E. D.; OLIVEIRA, M. C. A importância da monitoria no processo de formação acadêmica: um relato de experiência. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), [S.l.], v. 3, n. 1,mar 2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 C´átia Santos, Letícia Souza Melo , Thaynara de Jesus Tavares, Cássia Rodrigues dos Santos, Fernanda Jorge de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).