O CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DO MUNICÍPIO DE TERESINA/PI SOBRE SEU CÓDIGO DE ÉTICA

Autores

  • Danielle Yasmin Moura Lopes de Araújo UFPI
  • Éverton José Ferreira de Araújo UFPI
  • Idna de Carvalho Barros UFPI

Resumo

O Código de Ética estabelece parâmetros dentro dos quais a conduta pode ser considerada normal e amparam as relações entre clientes e profissionais. Na saúde, o enfermeiro tem mostrado compromisso com a coletividade, sendo agente indispensável no processo do cuidar. Este estudo, do tipo transversal, foi desenvolvido mediante abordagem quantitativa com o objetivo de analisar o conhecimento dos enfermeiros sobre seu Código de Ética. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, em março de 2011, a 18 enfermeiros. Os resultados revelaram que 83% dos profissionais entrevistados desconhecem os princípios fundamentais apontados pelo Código. No que diz respeito aos direitos, deveres, proibições e penalidades apenas 50%, 69,84%, 59,52% e 53,33% das respostas obtidas, respectivamente, estavam corretas. Por conseguinte, constata-se que o conhecimento dos enfermeiros, embora exista, está insuficiente para que seu trabalho seja realizado de forma adequada dentro dos preceitos da ética.

Biografia do Autor

Danielle Yasmin Moura Lopes de Araújo, UFPI

Enfermeira da Estratégia Saúde da Famí­lia, graduada pela UFPI. Graduação em Tecnologia em Radiologia pelo IF-PI. Especialista em Urgência e Emergência.

Éverton José Ferreira de Araújo, UFPI

Bacharel em Farmácia pela UFPI. Especialista em Análises Clí­nicas. Mestrando em Ciências Farmacêuticas pela UFPI. Professor Substituto do Departamento de Bioquímica na UFPI.

Idna de Carvalho Barros, UFPI

Graduação em Enfermagem pela UFPI, em Psicologia pela UESPI e em Tecnologia em Radiologia pelo CEFET-PI. Especialista em Oncologia e Saúde Coletiva e Saúde da Famí­lia. Mestre em Ciências e Saúde pela UFPI. Coordenadora do Curso Tecnologia em Radiologia do IF-PI.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigo original