O CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DO MUNICÍPIO DE TERESINA/PI SOBRE SEU CÓDIGO DE ÉTICA
Resumo
O Código de Ética estabelece parâmetros dentro dos quais a conduta pode ser considerada normal e amparam as relações entre clientes e profissionais. Na saúde, o enfermeiro tem mostrado compromisso com a coletividade, sendo agente indispensável no processo do cuidar. Este estudo, do tipo transversal, foi desenvolvido mediante abordagem quantitativa com o objetivo de analisar o conhecimento dos enfermeiros sobre seu Código de Ética. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, em março de 2011, a 18 enfermeiros. Os resultados revelaram que 83% dos profissionais entrevistados desconhecem os princípios fundamentais apontados pelo Código. No que diz respeito aos direitos, deveres, proibições e penalidades apenas 50%, 69,84%, 59,52% e 53,33% das respostas obtidas, respectivamente, estavam corretas. Por conseguinte, constata-se que o conhecimento dos enfermeiros, embora exista, está insuficiente para que seu trabalho seja realizado de forma adequada dentro dos preceitos da ética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).