O ENSINO DO ATLETISMO NA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA
Resumo
O ensino do Atletismo na abordagem crítico-emancipatória proposta por Elenor Kunz se fundamenta nos pressupostos da teoria da ação comunicativa de Habermas proveniente dos ideários marxistas da Escola de Frankfurt. Kunz propõe uma reflexão sobre as possibilidades de se ensinar esportes pela sua transformação didático-pedagógica, de modo que a Educação contribua para a reflexão crítica e emancipatória das crianças e jovens. Assim, no desenvolvimento dos conteúdos do atletismo como, por exemplo, na modalidade de arremesso de peso podemos contemplar as funções biológica, sinestésica e integradora propiciando a emancipação do aluno pelo processo contínuo de libertação das condições limitantes de suas capacidades racionais-críticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).