ESTUDO DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS OS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DE ESCOLARES ENTRE 6-7 ANOS: ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • Lanemarques Vieira de Lima Rede Estadual de Ensino (Goiânia)
  • Rosângela Soares Campos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Anápolis/GO
  • Iverson Ladewig UFPR
  • Daphne Domingues Stival Rede Estadual de Ensino (Goiânia)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo comparar os movimentos fundamentais e os indicadores socioeconômicos de escolares entre 6-7 anos de uma escola pública e de uma escola privada. Participaram do estudo 40 crianças, sendo 20 de escola pública (10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino) e 20 de escola privada (10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino). Foram analisados dois movimentos manipulativos (chute e recepção) e dois locomotores (salto horizontal e corrida), por meio da matriz analítica proposta por Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados indicaram que a maioria dos escolares de ambas as redes de ensino encontram-se no estágio inicial e elementar nos movimentos locomotores, e elementar e maduro nos movimentos manipulativos. Quanto aos indicadores socioeconômicos foram investigados os seguintes: grau de escolaridade dos pais, renda familiar, tipo de moradia, espaço para brincar e atividades que as crianças fazem no tempo livre. Os resultados relativos a tais indicadores não ofereceram dados conclusivos sobre sua influência no desempenho dos movimentos fundamentais, necessitando, portanto, de novos estudos.

Biografia do Autor

Lanemarques Vieira de Lima, Rede Estadual de Ensino (Goiânia)

Professor de Educação Fí­sica da rede estadual de ensino - Goiânia/GO

Rosângela Soares Campos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Anápolis/GO

Professora de Educação Fí­sica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Anápolis/GO.

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Iverson Ladewig, UFPR

Professor do Departamento de Educação Fí­sica da UFPR

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Daphne Domingues Stival, Rede Estadual de Ensino (Goiânia)

Professora de Educação Fí­sica da rede estadual de ensino- Goiânia/GO

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Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigo original