ESTUDO DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS OS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DE ESCOLARES ENTRE 6-7 ANOS: ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo comparar os movimentos fundamentais e os indicadores socioeconômicos de escolares entre 6-7 anos de uma escola pública e de uma escola privada. Participaram do estudo 40 crianças, sendo 20 de escola pública (10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino) e 20 de escola privada (10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino). Foram analisados dois movimentos manipulativos (chute e recepção) e dois locomotores (salto horizontal e corrida), por meio da matriz analítica proposta por Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados indicaram que a maioria dos escolares de ambas as redes de ensino encontram-se no estágio inicial e elementar nos movimentos locomotores, e elementar e maduro nos movimentos manipulativos. Quanto aos indicadores socioeconômicos foram investigados os seguintes: grau de escolaridade dos pais, renda familiar, tipo de moradia, espaço para brincar e atividades que as crianças fazem no tempo livre. Os resultados relativos a tais indicadores não ofereceram dados conclusivos sobre sua influência no desempenho dos movimentos fundamentais, necessitando, portanto, de novos estudos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).