EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: INTERVENÇÃO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL EM DOURADOS – MS

Autores

  • Karine de Cássia Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Melina Hatsue Sasaki Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Devido ao grande tempo que as crianças passam em instituições de ensino infantil, este se torna um ambiente para a promoção do desenvolvimento e crescimento adequados, além de ser um local para identificação precoce de distúrbios diversos e assim podem ser executadas propostas de intervenção. O estudo teve como foco a educação nutricional e avaliação do estado nutricional infantil, sendo realizadas atividades lúdicas com os alunos de uma escola de educação infantil, que atende crianças de 2 a 5 anos. As medidas antropométricas utilizadas foram peso e altura, sendo realizadas mensalmente e classificados de acordo com Índice de massa corporal para idade (IMC/I), altura para idade (A/I), peso para idade (P/I) e peso para altura (P/A). Para avaliar a efetividade das ações foi aplicado um teste para medir o conhecimento das crianças a respeito dos alimentos e seus grupos. Todas as ações de educação nutricional foram bem aceitas pelas crianças e as mesmas tiveram excelente participação. O teste aplicado teve 100% de acertos ao final do projeto, confirmando a aprendizagem pelas crianças. A avaliação antropométrica confirmou casos de sobrepeso e obesidade entre os pré-escolares, reforçando a importância da intervenção nutricional neste tipo de ambiente.

Biografia do Autor

Karine de Cássia Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Orientadora, Professora Adjunta do curso de nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Melina Hatsue Sasaki, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do curso de nutrição da Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigo original