EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: INTERVENÇÃO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL EM DOURADOS – MS
Resumo
Devido ao grande tempo que as crianças passam em instituições de ensino infantil, este se torna um ambiente para a promoção do desenvolvimento e crescimento adequados, além de ser um local para identificação precoce de distúrbios diversos e assim podem ser executadas propostas de intervenção. O estudo teve como foco a educação nutricional e avaliação do estado nutricional infantil, sendo realizadas atividades lúdicas com os alunos de uma escola de educação infantil, que atende crianças de 2 a 5 anos. As medidas antropométricas utilizadas foram peso e altura, sendo realizadas mensalmente e classificados de acordo com Índice de massa corporal para idade (IMC/I), altura para idade (A/I), peso para idade (P/I) e peso para altura (P/A). Para avaliar a efetividade das ações foi aplicado um teste para medir o conhecimento das crianças a respeito dos alimentos e seus grupos. Todas as ações de educação nutricional foram bem aceitas pelas crianças e as mesmas tiveram excelente participação. O teste aplicado teve 100% de acertos ao final do projeto, confirmando a aprendizagem pelas crianças. A avaliação antropométrica confirmou casos de sobrepeso e obesidade entre os pré-escolares, reforçando a importância da intervenção nutricional neste tipo de ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).