Avaliação de Indicadores Laboratoriais no Laboratório Escola da Faculdade de Farmácia – UFG
Resumo
Resumo: O laboratório de análises clÃnicas como serviço de saúde vêm aprimorando o sistema
de gestão da qualidade para a obtenção de resultados confiáveis e com acurácia a fim
de garantir a satisfação de seus clientes. Os indicadores da qualidade são os mecanismos de
medição aplicados aos diferentes processos laboratoriais para o planejamento da qualidade.
Este estudo tem por objetivo avaliar a qualidade do processo laboratorial através dos indicadores
da qualidade nas fases pré-analÃtica, analÃtica e pós-analÃtica no Laboratório Escola da
Faculdade de Farmácia-UFG, Goiânia-GO e subsidiar o estabelecimento de metas ao Sistema
de Gestão da Qualidade. Para a coleta dos dados foram elaborados instrumentos como lista de
verificação, formulário de satisfação e avaliadas as fichas de cadastros dos clientes, registros
do Controle Interno e do Controle Externo da Qualidade e dados do Sistema de Informação
Laboratorial. Foram atendidos no laboratório 4.963 clientes no perÃodo de janeiro a abril de
2012. O tempo médio de permanência no laboratório foi avaliado 82,2 minutos/cliente (ICÂ
95% 75,22 - 89,24). No atendimento preferencial observou-se tempo médio de 49 minutos/
cliente (IC 95% 36,90 – 61,04). A pesquisa de satisfação foi realizada com 150 (3,0%) clientes
que responderam estar insatisfeitos quanto aos sanitários 53 (35,5%), ao tempo de espera 42
(28%) e ao esclarecimento sobre exames 31(20,6%). Na avaliação dos flebotomistas acompanhou-
se 116 (3,89%) procedimentos de coleta. Observou-se 81 (1,6%) recoletas no perÃodo. Na
fase analÃtica foram avaliados como indicadores o CIQ e o CEQ implantados nas seções técnicas.
53 (40,8%) analitos apresentaram CIQ atualizado e registro completo e 11,2% de resultados
inaceitáveis. 113 (86,9%) analitos participaram CEQ, sendo que 19,7% tiveram resultados
inaceitáveis. A fase pós-analÃtica foi avaliada em relação ao total de atendimentos (n=4963) e
exames realizados (37.474) no perÃodo. Os resultados evidenciaram pontos positivos e negativos
que representam importantes informações para o estabelecimento de metas para a gestão
da qualidade e processo contÃnuo de melhoria na qualidade do diagnóstico laboratorial.
Palavras Chave: Controle de qualidade; análises clÃnicas; gestão
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).