Avaliação de Indicadores Laboratoriais no Laboratório Escola da Faculdade de Farmácia – UFG

Autores

  • Valéria Christina de Rezende Féres UFG
  • Flavio Marques Lopes UFG
  • Benigno Alberto Moraes Rocha UEG
  • Joana Darc Ximenes Alcanfor UFG

Resumo

Resumo: O laboratório de análises clínicas como serviço de saúde vêm aprimorando o sistema
de gestão da qualidade para a obtenção de resultados confiáveis e com acurácia a fim
de garantir a satisfação de seus clientes. Os indicadores da qualidade são os mecanismos de
medição aplicados aos diferentes processos laboratoriais para o planejamento da qualidade.
Este estudo tem por objetivo avaliar a qualidade do processo laboratorial através dos indicadores
da qualidade nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica no Laboratório Escola da
Faculdade de Farmácia-UFG, Goiânia-GO e subsidiar o estabelecimento de metas ao Sistema
de Gestão da Qualidade. Para a coleta dos dados foram elaborados instrumentos como lista de
verificação, formulário de satisfação e avaliadas as fichas de cadastros dos clientes, registros
do Controle Interno e do Controle Externo da Qualidade e dados do Sistema de Informação
Laboratorial. Foram atendidos no laboratório 4.963 clientes no período de janeiro a abril de
2012. O tempo médio de permanência no laboratório foi avaliado 82,2 minutos/cliente (IC 

95% 75,22 - 89,24). No atendimento preferencial observou-se tempo médio de 49 minutos/
cliente (IC 95% 36,90 – 61,04). A pesquisa de satisfação foi realizada com 150 (3,0%) clientes
que responderam estar insatisfeitos quanto aos sanitários 53 (35,5%), ao tempo de espera 42
(28%) e ao esclarecimento sobre exames 31(20,6%). Na avaliação dos flebotomistas acompanhou-
se 116 (3,89%) procedimentos de coleta. Observou-se 81 (1,6%) recoletas no período. Na
fase analítica foram avaliados como indicadores o CIQ e o CEQ implantados nas seções técnicas.
53 (40,8%) analitos apresentaram CIQ atualizado e registro completo e 11,2% de resultados
inaceitáveis. 113 (86,9%) analitos participaram CEQ, sendo que 19,7% tiveram resultados
inaceitáveis. A fase pós-analítica foi avaliada em relação ao total de atendimentos (n=4963) e
exames realizados (37.474) no período. Os resultados evidenciaram pontos positivos e negativos
que representam importantes informações para o estabelecimento de metas para a gestão
da qualidade e processo contínuo de melhoria na qualidade do diagnóstico laboratorial.
Palavras Chave: Controle de qualidade; análises clínicas; gestão

Biografia do Autor

Valéria Christina de Rezende Féres, UFG

Doutora em Medicina Tropical.
Professora da Faculdade de Farmácia da
UFG.

Flavio Marques Lopes, UFG

Doutor em Biologia Professor da
Faculdade de Farmácia – UFG

Benigno Alberto Moraes Rocha, UEG

Doutor em Medicina Tropical. Professor
da Faculdade de Enfermagem - UEG

Joana Darc Ximenes Alcanfor, UFG

Doutora em Ciências da Saúde.
Professora da Faculdade de Farmácia –
UFG - Débora de Sousa Lima - Graduada
em Farmácia-UFG

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Publicado

2016-11-11

Edição

Seção

Artigo original