ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA GLOBAL EM BIOINDICADORES – UM PANORAMA DAS TENDÊNCIAS ESTABELECIDAS ENTRE OS ANOS 1998 A 2007
Resumo
Cresce cada vez mais o esquadrinhamento de ambientes a partir do exame de bioindicadores a maior parte deles desenvolvidos a partir do sopesamento de certos grupos orgânicos (vegetais, artrópodes, peixes, mamíferos e moluscos) promovidos por pesquisadores norte-americanos e europeus. O presente trabalho promoveu uma análise cienciométrica global de averiguações relativas à bioindicadores entre os anos de 1998 a 2007. Para tanto, fomentou-se um levantamento bibliográfico na base de dados do “Thomson ISI”, fazendo-se uso das palavras-chave “bioindicator”, “biological indicator” e “organism bioindicator”. Propõem-se um maior investimento de pesquisas neste campo de estudos em países emergentes com o intuito de obter-se um maior número de informações fidedignas acerca da atual situação de seus sistemas ecológicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).