ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA GLOBAL EM BIOINDICADORES – UM PANORAMA DAS TENDÊNCIAS ESTABELECIDAS ENTRE OS ANOS 1998 A 2007

Autores

  • Hélio Pinheiro de Andrade PUC Goiás
  • Flávia Melo Rodrigues UFG
  • João Carlos Nabout UFG

Resumo

Cresce cada vez mais o esquadrinhamento de ambientes a partir do exame de bioindicadores a maior parte deles desenvolvidos a partir do sopesamento de certos grupos orgânicos (vegetais, artrópodes, peixes, mamíferos e moluscos) promovidos por pesquisadores norte-americanos e europeus. O presente trabalho promoveu uma análise cienciométrica global de averiguações relativas à bioindicadores entre os anos de 1998 a 2007. Para tanto, fomentou-se um levantamento bibliográfico na base de dados do “Thomson ISI”, fazendo-se uso das palavras-chave “bioindicator”, “biological indicator” e “organism bioindicator”. Propõem-se um maior investimento de pesquisas neste campo de estudos em países emergentes com o intuito de obter-se um maior número de informações fidedignas acerca da atual situação de seus sistemas ecológicos.

Biografia do Autor

Hélio Pinheiro de Andrade, PUC Goiás

Especialista em Educação Ambiental pela PUC-GO. Mestre no MCAS da PUC-GO. Professor na Faculdade União de Goyazes (FUG).

Flávia Melo Rodrigues, UFG

Doutorado em Ciências Ambientais UFG (2005). Mestrado em Biologia UFG (2000). Graduação em Biomedicina UFG (1997).

João Carlos Nabout, UFG

Pós-Doutorado (PNPD-CNPq) no Laboratório de Ecologia Teórica e Sí­ntese (UFG). Doutorado em Ciências Ambientais pela UFG (2009). Mestrado em Ecologia e Evolução pela UFG (2006). Graduação em Biologia UFG (2003).

Downloads

Publicado

2017-03-14

Edição

Seção

Artigo original