PERFIL DE ADIPOSIDADE E NUTRICIONAL EM ESCOLARES ENTRE 9 A 14 ANOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
A obesidade infantil é considerada uma doença multifatorial que associada a outras morbidades pode induzir a morte precoce. O estudo buscou avaliar o perfil de adiposidade e nutricional de escolares através de avaliações físicas e nutricionais. A amostra foi composta de (n = 30) alunos do sexo masculino com idade (11,23 ± 1,25) e (n = 33) do sexo feminino com idade (11,12 ± 0,89). Os resultados da composição corporal pelo IMC apresentaram valores médios classificados em padrões normais conforme estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (WHO, 1999). Quando avaliado através do percentual de gordura, as meninas apresentam 6% da amostra classificadas com percentual “Alto”, onde os dados se invertem na classificação de obesidade com um percentual mais elevado para os meninos. A respeito dos valores da ingestão calórica, os meninos apresentaram um valor nutricional mais elevado. Porém, pode-se concluir, que há uma necessidade de intervenção para a prática de atividade física desde os anos iniciais das crianças, além de obter conhecimentos necessários para um maior controle da ingestão alimentar, para que estes alimentos tenham qualidade nutritiva e não apenas quantidade calórica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).