ASPECTOS SOCIOECONOMICOS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA E AS AÇÕES DE SAÚDE, O CASO DE ANÁPOLIS-GO
Resumo
O objetivo desse trabalho foi identificar as principais barreiras socioeconômicas enfrentadas pelas adolescentes em decorrência da gravidez precoce no município de Anápolis-GO. Foi realizado um estudo descritivo de abordagem qualitativa, os dados obtidos foram por saturação de dados. Participaram da pesquisa 12 adolescentes grávidas. A faixa de idade entre as participantes da pesquisa variou de 17 a 19 anos, a escolaridade predominante no estudo foi o Ensino Médio Incompleto; das doze, oito relataram ter a renda familiar mensal inferior a 800,00R$/mês; oito não haviam planejado a gravidez. Foi subentendido que a gravidez na adolescência tem um grande impacto na vida familiar. No que diz respeito às ações de saúde um dos caminhos para tentar prevenir a gestação precoce é procurar e entrar em contato com os adolescentes nas escolas e incentivar os familiares a conversar com seus filhos sobre a sua sexualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).