Triagem pré-natal ampliada: Teste da mamãe
Resumo
A APAE-Goiânia, em convênio com a Secretaria Estadual e com as Secretarias Municipais de Saúde de Goiás, desenvolveu um programa de triagem pré-natal para detecção de doenças que podem ser transmissíveis durante a gravidez e causar seqüelas na criança. O Programa, denominado TESTE DA MAMÃE, foi implantado em setembro de 2003 e já foi utilizado por cerca de 270 mil gestantes, com excelentes resultados. No período, foram identificadas 8.209 gestantes infectadas, que puderam ser assistidas e, consequentemente, terem reduzidas as taxas de transmissão materno-fetal de doenças (transmissão vertical). Outros resultados alcançados foram: maior adesão ao pré-natal, melhora da auto-estima das gestantes e melhora na organização dos serviços.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).