Atuação do enfermeiro nos Centros Integrados de Assistência Médica Sanitária (CIAMS) no município de GOIÂNIA-GOIÁS
Resumo
Os Centros Integrados de Assistência Médico Sanitária (CIAMS) tem como finalidade promover a saúde pública e o bem estar social através da melhoria da qualidade de atenção a Saúde da população de forma: planejada; integrada e humanizada; aproveitando os recursos potenciais disponíveis; desenvolvendo a efetiva política de saúde adotada pela Secretaria Municipal de Saúde e suprindo as necessidades da população em relação à assistência aos pacientes. Objetivos: Conhecer a atuação dos enfermeiros; Identificar os tipos de serviços executados e os principais problemas nos CIAMS em Goiânia-Goiás. Metodologia: Estudo descritivo exploratório, que procurou conhecer as ações do Enfermeiro nos Centros Integrados de Assistência Médico Sanitário - CIAMS no município de Goiânia-Goiás. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Urgência de Goiânia sob o protocolo CEP/HUGO/SES Nº. 006/07. Resultados e Discussões: Em relação aos resultados, constatou-se que há uma preocupação dos profissionais com relação à falta de material e pessoal suficiente para atender a demanda. Conseguiu-se traçar o perfil destes profissionais e suas atuações. Conclusão: Mesmo com a defasagem de pessoal e materiais, cumprem da melhor maneira e tentam utilizar-se dos meios disponíveis ainda que algumas vezes, necessitem de melhores condições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).