GESTANTES PORTADORAS DE DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS: PREVENÇÃO, MATERNAGEM E PSICANÁLISE
Resumo
Este artigo é parte de um duplo projeto: reflexões acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2003 no Instituto de Diagnóstico e Prevenção da APAE-Goiânia com gestantes portadoras de doenças infecto-contagiosas e uma pesquisa cujo objeto é a análise das sessões clínicas com as gestantes atendidas neste trabalho. A maternidade, a assistência à gestante e, principalmente, o trabalho preventivo são temas que vêm ganhando importância e destaque nas últimas décadas. O Programa de Proteção à Gestante do Estado de Goiás é um exemplo de projeto de prevenção de sucesso. A equipe multidisciplinar tem um objetivo comum - a prevenção da transmissão vertical. Questões como desejo e não desejo materno; construção da maternidade; ambivalência; luto materno; aceitação da doença; adesão ao tratamento; relação mãe/bebê; dentre outras, aparecem indiretamente, tornando-se questões centrais. A abordagem psicanalítica se constitui como referencial e embasamento teórico para a referida prática clínica no âmbito da saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).