ANÁLISE MULTIVARIDA E PACTO DOS INDICADORES DE SAÚDE

Autores

  • Carlos Alberto Paraguassu Chaves UNIR
  • Gilson Medeiros e Silva UFSC
  • Josefa Lourdes Ramos UNIR

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo exploratório aplicado aos indicadores epidemiológicos, socioeconômicos e de cobertura de serviços de saúde no Estado de Rondônia. A abrangência territorial foram os 52 municípios. O procedimento foi aplicar a Técnica de Análise Fatorial (AF) e o método estatístico de Análise de Componentes Principais (ACP) em 121 variáveis, agrupadas, e após, somente, no grupo de variáveis com explicação acima de 95%, dividido dois cenários. No Cenário (1) as variáveis epidemiológicas obtiveram explicação acima de 70%, enquanto, que no Cenário (2) influenciaram no conjunto das variáveis com explicação entre 99,66% - 99,99%. No Cenário (1) Porto Velho (Capital) contribuiu com 72,84% casos, mantendo a tendência no Cenário (2) com 75,67%. No cotejamento entre indicadores pesquisados (121) e indicadores pactuados (39) percebeu-se que dos 39 indicadores, 33 (trinta e três) estão incluídos entre os indicadores com significância estatística no estudo.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Paraguassu Chaves, UNIR

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidad de La Habana, Cuba. Professor da Universidade de Brasí­lia e da Universidade Federal de Rondônia. Diretor Acadêmico da Faculdade União de Goyazes. Professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Gilson Medeiros e Silva, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Sta. Catarina - UFSC.

Josefa Lourdes Ramos, UNIR

Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR. Doutoranda em Ciênicas da Saúde pela UnB. Técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Edição

Seção

Artigo original