Estudo do Comportamento Térmico de Alquilparabenos: Efeito do Grupo Alquil
Resumo
Resumo: Os parabenos são conservantes antimicrobianos amplamente utilizados na indústria farmacêutica, cosmética e alimentar. O metil e propilparabeno, principais representantes dessa classe de compostos, respectivamente, são utilizados como conservantes de fase aquosa e oleosa. O estudo termoanalÃtico destes compostos é importante para o controle de qualidade e avaliação da estabilidade térmica. Medidas de TG e DSC permitiram avaliar comparativamente a estabilidade térmica dos compostos. As correlações entre as temperaturas de fusão, ebulição e/ou vaporização com o tamanho da cadeia alquila mostraram-se lineares e opostas. Os resultados podem ser usados para estudos de identificação presuntiva e estabilidade.
Palavras-chave: Parabenos; antimicrobianos; TG/DSC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).