ESTRATÉGIAS DE ENSINO E MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Eric de Souza Gil FF/UFG
  • Eva Yanni de Araújo Garcia UFRN
  • Fernando Miguel de Amorim Lino FF/UFG
  • Joyce Lindinalva Vicente Gil Escola Superior de Educação de Coimbra

Resumo

As macro-questões da prática pedagógica e principais estratégias utilizadas nos cursos universitários são apresentadas, ressaltando-se a visão eclética como estratégia de ensino motivadora no âmbito universitário. Os paradigmas, relacionados a modelos tradicionais, e aos “modismos”, bem como a relação entre motivação e novas estratégias pedagógicas potencialmente utilizadas no processo ensino-aprendizagem são discutidos sobre a ótica do ensino superior. Ferramentas tradicionais como aula expositiva clássica ou dialógica, aprendizagem baseada em problemas, uso de ferramentas pedagógicas como seminário, projeto, mapa conceituais e leitura de artigos científicos são abordados sucintamente nesta revisão.

Biografia do Autor

Eric de Souza Gil, FF/UFG

PhD docente em Farmácia (FF/UFG) Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos - FF/UFG

      G M T     Detectar idioma Africâner Albanês Alemão Arabe Armênio Azerbaijano Basco Bengali Bielo-russo Birmanês Bósnio Búlgaro Catalão Cazaque Cebuano Chichewa Chinês (Simp) Chinês (Trad) Cingalês Coreano Crioulo haitiano Croata Dinamarquês Eslovaco Esloveno Espanhol Esperanto Estoniano Finlandês Francês Galego Galês Georgiano Grego Gujarati Hauça Hebraico Hindi Hmong Holandês Húngaro Igbo Indonésio Inglês Ioruba Irlandês Islandês Italiano Japonês Javanês Kannada Khmer Laosiano Latim Letão Lituano Macedônico Malaiala Malaio Malgaxe Maltês Maori Marathi Mongol Nepalês Norueguês Persa Polonês Português Punjabi Romeno Russo Sérvio Sesotho Somália Suaíli Sudanês Sueco Tadjique Tagalo Tailandês Tâmil Tcheco Telugo Turco Ucraniano Urdu Uzbeque Vietnamita Yiddish Zulu   Africâner Albanês Alemão Arabe Armênio Azerbaijano Basco Bengali Bielo-russo Birmanês Bósnio Búlgaro Catalão Cazaque Cebuano Chichewa Chinês (Simp) Chinês (Trad) Cingalês Coreano Crioulo haitiano Croata Dinamarquês Eslovaco Esloveno Espanhol Esperanto Estoniano Finlandês Francês Galego Galês Georgiano Grego Gujarati Hauça Hebraico Hindi Hmong Holandês Húngaro Igbo Indonésio Inglês Ioruba Irlandês Islandês Italiano Japonês Javanês Kannada Khmer Laosiano Latim Letão Lituano Macedônico Malaiala Malaio Malgaxe Maltês Maori Marathi Mongol Nepalês Norueguês Persa Polonês Português Punjabi Romeno Russo Sérvio Sesotho Somália Suaíli Sudanês Sueco Tadjique Tagalo Tailandês Tâmil Tcheco Telugo Turco Ucraniano Urdu Uzbeque Vietnamita Yiddish Zulu                     A função de fala é limitada a 100 caracteres     Opções : Histórico : Ajuda : Comentários Encerrar

Eva Yanni de Araújo Garcia, UFRN

Licenciatura em Pedagogia (UFRN) Programa de Especialização em Supervisão Educacional - FIP.

      G M T     Detectar idioma Africâner Albanês Alemão Arabe Armênio Azerbaijano Basco Bengali Bielo-russo Birmanês Bósnio Búlgaro Catalão Cazaque Cebuano Chichewa Chinês (Simp) Chinês (Trad) Cingalês Coreano Crioulo haitiano Croata Dinamarquês Eslovaco Esloveno Espanhol Esperanto Estoniano Finlandês Francês Galego Galês Georgiano Grego Gujarati Hauça Hebraico Hindi Hmong Holandês Húngaro Igbo Indonésio Inglês Ioruba Irlandês Islandês Italiano Japonês Javanês Kannada Khmer Laosiano Latim Letão Lituano Macedônico Malaiala Malaio Malgaxe Maltês Maori Marathi Mongol Nepalês Norueguês Persa Polonês Português Punjabi Romeno Russo Sérvio Sesotho Somália Suaíli Sudanês Sueco Tadjique Tagalo Tailandês Tâmil Tcheco Telugo Turco Ucraniano Urdu Uzbeque Vietnamita Yiddish Zulu   Africâner Albanês Alemão Arabe Armênio Azerbaijano Basco Bengali Bielo-russo Birmanês Bósnio Búlgaro Catalão Cazaque Cebuano Chichewa Chinês (Simp) Chinês (Trad) Cingalês Coreano Crioulo haitiano Croata Dinamarquês Eslovaco Esloveno Espanhol Esperanto Estoniano Finlandês Francês Galego Galês Georgiano Grego Gujarati Hauça Hebraico Hindi Hmong Holandês Húngaro Igbo Indonésio Inglês Ioruba Irlandês Islandês Italiano Japonês Javanês Kannada Khmer Laosiano Latim Letão Lituano Macedônico Malaiala Malaio Malgaxe Maltês Maori Marathi Mongol Nepalês Norueguês Persa Polonês Português Punjabi Romeno Russo Sérvio Sesotho Somália Suaíli Sudanês Sueco Tadjique Tagalo Tailandês Tâmil Tcheco Telugo Turco Ucraniano Urdu Uzbeque Vietnamita Yiddish Zulu                     A função de fala é limitada a 100 caracteres     Opções : Histórico : Ajuda : Comentários Encerrar

Fernando Miguel de Amorim Lino, FF/UFG

Graduando em Farmácia (FF/UFG) Bolsista do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos - FF/UFG.

      G M T     Detectar idioma Africâner Albanês Alemão Arabe Armênio Azerbaijano Basco Bengali Bielo-russo Birmanês Bósnio Búlgaro Catalão Cazaque Cebuano Chichewa Chinês (Simp) Chinês (Trad) Cingalês Coreano Crioulo haitiano Croata Dinamarquês Eslovaco Esloveno Espanhol Esperanto Estoniano Finlandês Francês Galego Galês Georgiano Grego Gujarati Hauça Hebraico Hindi Hmong Holandês Húngaro Igbo Indonésio Inglês Ioruba Irlandês Islandês Italiano Japonês Javanês Kannada Khmer Laosiano Latim Letão Lituano Macedônico Malaiala Malaio Malgaxe Maltês Maori Marathi Mongol Nepalês Norueguês Persa Polonês Português Punjabi Romeno Russo Sérvio Sesotho Somália Suaíli Sudanês Sueco Tadjique Tagalo Tailandês Tâmil Tcheco Telugo Turco Ucraniano Urdu Uzbeque Vietnamita Yiddish Zulu   Africâner Albanês Alemão Arabe Armênio Azerbaijano Basco Bengali Bielo-russo Birmanês Bósnio Búlgaro Catalão Cazaque Cebuano Chichewa Chinês (Simp) Chinês (Trad) Cingalês Coreano Crioulo haitiano Croata Dinamarquês Eslovaco Esloveno Espanhol Esperanto Estoniano Finlandês Francês Galego Galês Georgiano Grego Gujarati Hauça Hebraico Hindi Hmong Holandês Húngaro Igbo Indonésio Inglês Ioruba Irlandês Islandês Italiano Japonês Javanês Kannada Khmer Laosiano Latim Letão Lituano Macedônico Malaiala Malaio Malgaxe Maltês Maori Marathi Mongol Nepalês Norueguês Persa Polonês Português Punjabi Romeno Russo Sérvio Sesotho Somália Suaíli Sudanês Sueco Tadjique Tagalo Tailandês Tâmil Tcheco Telugo Turco Ucraniano Urdu Uzbeque Vietnamita Yiddish Zulu                     A função de fala é limitada a 100 caracteres     Opções : Histórico : Ajuda : Comentários Encerrar

Joyce Lindinalva Vicente Gil, Escola Superior de Educação de Coimbra

Especialista em Educação Básica, Escola Superior de Educação de Coimbra, ESEC, Coimbra, Portugal.

      G M T     Detectar idioma Africâner Albanês Alemão Arabe Armênio Azerbaijano Basco Bengali Bielo-russo Birmanês Bósnio Búlgaro Catalão Cazaque Cebuano Chichewa Chinês (Simp) Chinês (Trad) Cingalês Coreano Crioulo haitiano Croata Dinamarquês Eslovaco Esloveno Espanhol Esperanto Estoniano Finlandês Francês Galego Galês Georgiano Grego Gujarati Hauça Hebraico Hindi Hmong Holandês Húngaro Igbo Indonésio Inglês Ioruba Irlandês Islandês Italiano Japonês Javanês Kannada Khmer Laosiano Latim Letão Lituano Macedônico Malaiala Malaio Malgaxe Maltês Maori Marathi Mongol Nepalês Norueguês Persa Polonês Português Punjabi Romeno Russo Sérvio Sesotho Somália Suaíli Sudanês Sueco Tadjique Tagalo Tailandês Tâmil Tcheco Telugo Turco Ucraniano Urdu Uzbeque Vietnamita Yiddish Zulu   Africâner Albanês Alemão Arabe Armênio Azerbaijano Basco Bengali Bielo-russo Birmanês Bósnio Búlgaro Catalão Cazaque Cebuano Chichewa Chinês (Simp) Chinês (Trad) Cingalês Coreano Crioulo haitiano Croata Dinamarquês Eslovaco Esloveno Espanhol Esperanto Estoniano Finlandês Francês Galego Galês Georgiano Grego Gujarati Hauça Hebraico Hindi Hmong Holandês Húngaro Igbo Indonésio Inglês Ioruba Irlandês Islandês Italiano Japonês Javanês Kannada Khmer Laosiano Latim Letão Lituano Macedônico Malaiala Malaio Malgaxe Maltês Maori Marathi Mongol Nepalês Norueguês Persa Polonês Português Punjabi Romeno Russo Sérvio Sesotho Somália Suaíli Sudanês Sueco Tadjique Tagalo Tailandês Tâmil Tcheco Telugo Turco Ucraniano Urdu Uzbeque Vietnamita Yiddish Zulu                     A função de fala é limitada a 100 caracteres     Opções : Histórico : Ajuda : Comentários Encerrar

Downloads

Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

Artigo original