AVALIAÇÃO DE NASCENTES DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS UTILIZANDO O MÉTODO IIAN: ÍNDICE DE IMPACTO AMBIENTAL DE NASCENTES
Resumo
Objetivo: analisar as condições ambientais e o grau de preservação de seis nascentes do município de Santa Bárbara de Goiás. Metodologia: a pesquisa avaliou as condições ambientais de seis nascentes localizadas no município de Santa Bárbara de Goiás, através do método IIAN (Índice de Impacto Ambiental de Nascentes). Resultados: das nascentes avaliadas, 50% sofreram algum tipo de degradação (Classe C e E). Os principais fatores que contribuíram para os impactos identificados foram a ausência de vegetação e a falta de proteção no entorno das nascentes. Conclusão: todos os pontos avaliados necessitam de medidas mitigadoras para proteger ou recuperar suas áreas degradadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).