Comparação de Esportes de Alto Impacto e Baixo Impacto em Relação à Incontinência Urinária
Resumo
RESUMO: Verificar a prevalência de Incontinência Urinária em atletas nas modalidades futebol e natação. Os sujeitos responderam ao International Consulation on Incontinence Questionnaire, realizaram o pad teste e o King Health Questionnaire (KHQ). A média de idade no futebol foi de 15,5 anos (12-19), na natação foi de 13,1 anos (11-19) e no grupo controle foi 13 anos (11-17), destas 64% das atletas de futebol, 29% das atletas de natação e 44% do grupo controle apresentaram positividade no pad teste de 1 hora. Em relação a qualidade de vida relataram que seu problema atrapalha um pouco em sua vida e em suas atividades fÃsicas. Existe uma grande prevalência de incontinência urinária em atletas adolescentes de futebol feminino quando comparadas a natação e o grupo controle.
Palavras-Chave: incontinência urinária, atletas nulÃparas, pad test de uma hora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).