DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR NA ADOLESCÊNCIA
: UMA REVISÃO COM ENFOQUE NA RELAÇÃO FAMILIAR
Resumo
Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática: comportamento alimentar na adolescência e a influência do ambiente familiar no desenvolvimento destes. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática, foram selecionados 13 estudos nacionais e internacionais entre o período de 2010 a 2021. A busca foi feita pelas bases de dados: Scientific Electronic Library Online, Google Acadêmico, PubMed, Portal CAPES, Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados: foi abordado que a família apresentou ter influência em relação ao comportamento alimentar de seus filhos, as mães apresentaram ser as mais influentes na alimentação e o sexo feminino apresentou ser o grupo predominante em relação aos comportamentos alimentares de risco à saúde. Conclusão: A família mostrou ser um dos principais influentes nos comportamentos alimentares inadequados, devido a forma como a família trata a relação do peso, aparência e alimentação destes adolescentes, sendo o sexo feminino o mais afetado pelo controle alimentar de seus pais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).