ASSOCIAÇÃO ENTRE DISFAGIA E DESNUTRIÇÃO EM PACIENTES IDOSOS HOSPITALIZADOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Resumo
Objetivo: Identificar na literatura a associação entre disfagia e desnutrição em pacientes idosos hospitalizados. Metodologia: Revisão integrativa de literatura realizada por meio da busca de artigos nos periódicos indexados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PubMed) e The Scientific Electronic Library Online (SciELO) no período de agosto a setembro de 2021, utilizando os seguintes descritores na língua inglesa: “Dysphagia”, “Malnutrition”, “Old man” e “Hospitalized”. O recorte temporal utilizado foi de artigos originais utilizados nos últimos cinco anos, totalizando uma amostra final de sete artigos. Resultados: Todos os sete artigos incluídos confirmaram a associação de disfagia e declínio do estado nutricional. Seis estudos identificaram outros fatores associados a desnutrição e disfagia. Conclusão: Concluiu-se por meio desta revisão integrativa que a associação entre o diagnóstico de disfagia e declínio do estado nutricional em todo mundo contendo artigos da Áustria, Vietnã, Brasil, Reino Unido e Espanha, mostra uma escassez de estudos que correlacionem ambos fatores, e seus métodos de avaliação não são padronizados.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).