ANÁLISE DA SEGURANÇA DA TRABECULOTOMIA TRANSLUMINAL ASSISTIDA POR GONIOSCOPIA (GATT): ESTUDO NA SANTA CASA DE CAMPO GRANDE-MS.
Trabeculotomia transluminal assistida por gonioscopia: estudo na santa casa de Campo Grande-ms.
Resumo
Objetivo: Avaliar a segurança e eficácia da trabeculotomia transluminal assistida por gonioscopia (GATT) para tratamento de glaucoma, sendo isolada ou combinada com a cirurgia de catarata. Métodos: O estudo coorte histórico foi conduzido em 36 olhos de 28 pacientes, submetidos aos procedimentos no período compreendido entre os meses de março de 2022 a março de 2023, na Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande. Resultados: A análise estatística dos resultados apresentou uma redução significativa na pressão intraocular no grupo de cirurgia combinada, com a média de medicações oftálmicas, diminuindo significativamente em ambos os grupos. Não houve diferenças significativas entre os dois grupos em relação ao número de complicações, necessidade de reintervenção cirúrgica ou quanto ao sucesso do procedimento. As complicações mais comuns foram o hifema. Conclusão: GATT é uma alternativa segura, com baixos índices de complicação e alta taxa de sucesso, mesmo quando combinada com a cirurgia de catarata.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Augusto Oliveira Botelho Júnior, Icléia Siqueira Barreto, José Augusto Oliveira Botelho, Christiana Velloso Rebello Hilgert, Julia Teles Triglia Pinto, Eduardo de Lacerda Ferreira, Ana Cláudia Alves Pereira, Alessandro Rozim Zorzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).