PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DESTINADOS A CRIANÇAS INFLUENCIADAS PELA MÍDIA: UMA AVALIAÇÃO EM SUPERMERCADOS E EM COMERCIAIS DE TELEVISÃO
Resumo
Esse estudo objetivou avaliar produtos alimentícios destinados a crianças em supermercados e comerciais de televisão. Verificou-se a quantidade de alimentos destinados ao público infantil em dois supermercados da cidade de Atibaia e o número de comerciais de alimentos exibidos em dois canais infantis. Nos supermercados: os salgadinhos apresentaram 54 tipos. A maçã, a pêra e a cenoura tiveram um tipo de cada. Sucos prontos tiveram o maior número de opções por marca (8), refrigerante, hambúrguer, cenoura, maçã, pêra e bisnaguinha houve uma opção por marca. Comerciais de TV: alimentos estão entre o segundo tipo de comerciais mais exibidos em canais infantis, sendo exibidos comerciais de bolos, leites fermentados, fast-foods, doces, queijos petit-suisse, sucos em pó, biscoitos e salgadinhos. Conclui-se que a quantidade de alimentos industrializados ricos em açúcar, sal e gorduras destinados a crianças é muito maior os mais saudáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).