Financiamento FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.
Como são classificados os candidatos inscritos no processo seletivo do FIES?
Os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre até 3 (três)
opções de curso/turno/local de oferta escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, observada a seguinte
sequência:
I – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento
estudantil;
II – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento
estudantil e o tenham quitado;
III – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento
estudantil; e
IV – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo
financiamento estudantil e o tenham quitado. Serão pré–selecionados na chamada única, os
candidatos classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.
Como devem ser efetuadas as inscrições no processo seletivo FIES?
Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida
em “Fazer Cadastro“.
Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Após concluído o
cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique sobre a opção “Entrar com GOV.BR“, e informe o CPF e a senha cadastrada.
Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.
Financiamento Bradesco:
Financiamento de até 100% do valor do semestre
Pagamento em 12 meses
Para menores de 18 anos, a contratação é feita no nome do responsável legal
Disponível para estudantes de instituições conveniadas
Débito das parcelas em conta-corrente
Sempre que iniciar um período do seu curso, você pode fazer um novo financiamento – veja o exemplo:
Contratei o crédito em janeiro para pagar o 1º semestre:
Pague a primeira parcela do empréstimo em fevereiro e quite a última no primeiro mês do ano seguinte
Preciso de mais crédito para financiar o 2º semestre:
Basta manter em dia o pagamento de sua primeira solicitação que o Bradesco avalia um novo crédito para você. E o melhor: você só começa a
pagar depois que quitar todo o empréstimo anterior
Como contratar?
É simples: Ao simular, selecione a universidade. Depois, vá até sua Agência Bradesco com a declaração de aptidão emitida pela UniGoyazes.
FINANCIAMENTO SANTANDER:
Cursos elegíveis para contratação
Temos financiamento de Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição.
Requisitos
Podem solicitar o Financiamento Graduação Saúde, alunos dos cursos elegíveis de qualquer universidade reconhecida pelo MEC, a partir da 4ª mensalidade do curso. É obrigatória a inclusão de pelos menos um avalista (pai, mãe ou responsável financeiro) e permitido um avalista adicional para composição de renda. O contrato é firmado em nome do responsável pelo pagamento, podendo ser o aluno ou seu responsável financeiro, que deve ser correntista Santander. É obrigatória a inclusão de avalista, que deverá ser o aluno caso o contrato não esteja em seu nome.
Como contratar
A contratação é feita em qualquer agência Santander do País. Mas antes de ir até a agência, realize o passo a passo a seguir:
Preencha a declaração para solicitar o financiamento on-line, e solicite a assinatura da UniGoyazes.
Você precisa entregar a carta, declaração de IR, últimos 3 holerites, RG ou CPF e comprovante de residência do contratante e avalista para o gerente. Aqui você tem duas opções: Leve os documentos presencialmente, ou ligue no telefone da agência e solicite a simulação do financiamento graduação informando que você enviará os documentos para o e-mail do gerente, como descrito neste site.
Aguarde a análise de crédito do Santander, e se aprovada, assine o contrato presencialmente e leve a declaração de pagamento na Central de bolsas da UniGoyazes.
BOLSA SANTANDER:
Santander Graduação juntamente com o Centro Universitário Goyazes te dá 2 chances para ganhar R$300,00 por 12 meses: pelo processo seletivo da UniGoyazes.
Os requisitos para participação são:
Excelência acadêmica;
Preferencialmente estar em situação de vulnerabilidade social;
Frequência na UniGoyazes durante todo processo de inscrição, participação e realização do programa;
Cada instituição deverá divulgar o seu edital de seleção do programa que deve constar os itens acima e outros de responsabilidade da Instituição de
Ensino Superior;
Estar inscrito obrigatoriamente no programa Santander Graduação na plataforma de Becas do Santander;
Como se inscrever?
A inscrição é realizada na plataforma de Becas através do link http://www.becas-santander.com/program/graduacao2021, onde deve criar seu login e senha e se inscrever no programa.
Bolsa UniGoyazes Incentivo:
A Bolsa UniGoyazes Incentivo visa promover o acesso à Educação Superior de qualidade a mais pessoas. Ao ser aprovado no vestibular, o aluno poderá solicitar a bolsa incentivo, onde será encaminhada para avaliação realizada pelo Assistente Social e que se enquadrando nos requisitos de baixa renda lhe será concedido o auxílio. Sabemos que nem todo mundo tem condições de investir em um curso de nível superior, pagando uma mensalidade integral.
Da mesma forma que os financiamentos estudantis, muitas vezes, oferecem juros que o aluno não pode arcar. Por isso, oferecer uma bolsa de estudo para o aluno é tão importante, pois dá a chance à população carente ter acesso a uma educação de qualidade.
Hoje, existem variados percentuais por curso entre 25% a 100%, os quais ajudam muitos a realizarem o sonho de ter uma formação de nível superior
graças às mensalidades que cabem no bolso.
Bolsa ProUni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas
parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Como fazer a inscrição no ProUni?
A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Diariamente o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa
ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.
Como saber os resultados da pré-seleção do ProUni?
Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa. Consulte a data de divulgação dos
resultados em Cronograma.
É de inteira responsabilidade dos candidatos a consulta aos resultados, o cumprimento dos prazos estabelecidos e o acompanhamento de possíveis
alterações. A eventual comunicação por via eletrônica do MEC com os candidatos tem caráter meramente complementar.
A pré-seleção, em qualquer das chamadas do Prouni, assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionado seu efetivo usufruto a regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso.
Bolsa ProBem (OVG)
O Processo Seletivo 2021/1 do PROBEM tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais, destinadas aos alunos universitários socioeconomicamente vulneráveis, regularmente matriculados em curso de graduação não gratuito, autorizado e/ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás, em Instituição de Ensino Superior (IES) cadastrada junto ao PROBEM (para consultar a lista de instituições de ensino acesse o site www.ovg.org.br, clicando no link do PROBEM, em seguida, no ícone da Central do Candidato).
Para participar, o candidato precisa:
Residir no Estado de Goiás
Estar inscrito no Cadastro Único
Estar matriculado em curso de graduação presencial em instituição de ensino superior cadastrada. As aulas on-line em virtude da pandemia não são
consideradas ensino à distância (EAD)
Não frequentar curso superior à distância, semipresencial ou EAD
Não ter condições financeiras, ou seja, que se encontra em situação de vulnerabilidade atestado pelo indicador multidimensional de pobreza
Estar cursando a primeira graduação
Critérios de seleção:
A seleção dos candidatos é realizada a partir de análise multidimensional da pobreza. Para tanto será utilizado o Índice Multidimensional de Carências das Famílias Ampliado (IMCF-A), construído com base nas diversas vulnerabilidades das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, conforme valor do índice, considerando as seguintes dimensões:
Restrições de acesso ao trabalho e renda;
Falta de acesso ao conhecimento e escolaridade;
Escassez de recursos (privações de acesso a bens e serviços necessários às famílias);
Carências habitacionais (condições de moradia).
Bolsa Militar
Bolsa Corpo de Bombeiros
Bolsa Vila São Jose Bento Cottolengo
Bolsa Maturidade
Bolsa OAB/Casag
Bolsa Maçonaria e Ordens de Demoley
Bolsa Colaborador UniGoyazes
Bolsa Irmão
Bolsa Portador de Diploma
Bolsa Atleta
Para saber se sua empresa e conveniada com a UniGoyazes entre em contato com a Central de Bolsas 3506-9300.
Acesse o nosso Portal do Aluno e descubra um mundo de recursos e informações personalizadas, projetados especialmente para facilitar sua jornada acadêmica.
Aqui, você terá acesso a uma plataforma intuitiva e moderna, que oferece tudo o que você precisa para gerenciar sua vida acadêmica de forma simples e eficiente.
CENTRO UNIVERSITÁRIO GOYAZES – UNIGOYAZES, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – 2024
06.152.582/0001-08 I Política de Privacidade e Termos de Uso