Institucional

CPA

Comissão Própria de Avaliação

De acordo com o disposto no art.11 da lei 10.861/04, cada instituição de ensino superior deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as funções de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações.

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação que conduz o processo de autoconhecimento da instituição de ensino superior. Em conjunto com os representantes dos setores administrativos, acadêmicos e externos a IES, a CPA avalia e analisa as atitudes acadêmicas e administrativas desenvolvidas na instituição.

Finalidade da CPA

A avaliação da cpa é um dos processos do SINAES(sistema nacional de avaliação da educação superior). A cpa do Centro Universitário Goyazes – UniGoyazes tem por finalidade fomentar a cultura de avaliação institucional na IES e subsidiar o desenvolvimento dos planos de ação para promoção da melhoria contínua da qualidade de ensino e outros serviços na instituição.

Objetivos

  • Promover a melhoria dos resultados através das indicações dos relatórios da auto-avaliação; articulando a participação dos integrantes da comunidade acadêmica e dos segmentos da sociedade civil organizada.
  • Fazer com que a avaliação não seja vista como ferramenta de medição somente, mas sim como um modo de alcançar melhorias educativas, promovendo a qualidade educativa através da avaliação institucional;
  • Sistematizar as experiências decorrentes da auto-avaliação, aplicando a competência institucional para desenvolver a meta-avaliação, desenvolvendo o autoconhecimento institucional por meio de análise da eficácia educacional e social de suas atividades e da eficiência de seu funcionamento.

A realização do projeto de Autoavaliação do Centro Universitário Goyazes – UniGoyazes inclui um roteiro constituído a partir das 10 dimensões constantes no art. 3º da Lei nº 10.861 do SINAES, sendo o Instrumento de indicadores por eixos temáticos sobre a avaliação institucional externa do MEC:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.
  • Eixo 4: Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.
  • Eixo 5: Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

 

***Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

Principais Funções da CPA

I –Coordenar os processos de avaliação interna do Centro Universitário Goyazes – unigoyazes na forma da legislação vigente, planejando e organizando as atividades da Comissão, sensibilizando a comunidade e fornecendo assessoramento aos diversos setores do Centro Universitário Goyazes – unigoyazes;

II – Elaborar o Plano de Trabalho, visando o aprimoramento institucional com ações de curto, médio e longo prazo; disponibilizando as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação, com vistas a conduzir o processo de auto-avaliação institucional;

III –Propor, analisar e implantar as dinâmicas, procedimentos, mecanismos, metodologias e instrumentos para a avaliação interna do Centro Universitário Goyazes – unigoyazes, mantendo a comunidade universitária informada de suas principais atividades e resoluções, através da publicação das mesmas no órgão de comunicação oficial do Centro Universitário Goyazes – unigoyazes;

IV –Constituir Grupos Temáticos com a finalidade de elaborar estudos de acordo com as diferentes dimensões da auto-avaliação institucional, promovendo seminários, debates e reuniões, em conjunto com a sociedade discutindo o desenvolvimento da avaliação institucional e estimulando-a no âmbito do Centro Universitário Goyazes – unigoyazes;

V –Elaborar e publicar relatórios parciais e finais, e quando forem necessárias, recomendações a serem encaminhadas aos órgãos competentes do Centro Universitário Goyazes – unigoyazes, criando condições para que a avaliação esteja integrada na dinâmica institucional assegurando a interlocução com segmentos e setores institucionais de interesse do processo avaliativo;

VI –Prestar informações solicitadas pelo INEP, de acordo com os prazos e a legislação pertinente,

VII –Divulgando os resultados da avaliação interna aos avaliadores externos designados pelo INEP;

VIII –Conduzir o processo de renovação da CPA/unigoyazes, de acordo com Regimento e com a legislação vigente, julgando e fortalecendo as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;

IX –Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, prestando contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.

X – Executar outras atribuições inerentes à natureza do órgão, decorrentes da legislação ou decisão dos colegiados superiores do Centro Universitário Goyazes – UniGoyazes.

ETAPAS DA AVALIAÇÃO INTERNA

Planejamento

A elaboração do Projeto de Avaliação Institucional compreende a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e calendário das ações avaliativas. O calendário deve contemplar os prazos para execução das ações principais e datas de eventos (reuniões, seminários etc.), observando igualmente os prazos estabelecidos pela Portaria n.º 2051/04, que regulamenta o SINAES.
O planejamento, discutido com a comunidade acadêmica, deve levar em conta as características da instituição, seu porte e a existência ou não de experiências avaliativas anteriores.

Sensibilização

No processo de Autoavaliação, a sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras, seminários, entre outros.
A sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas.
Cabe ressaltar que a sensibilização deve estar presente tanto nos momentos iniciais quanto na continuidade das ações avaliativas, pois sempre haverá sujeitos novos iniciando sua participação no processo: sejam estudantes, sejam membros do corpo docente ou técnico-administrativo.
***Imagens para serem usadas nas sensibilizações e documentos institucionais

Desenvolvimento

No desenvolvimento do processo de avaliação institucional a CPA procura assegurar a coerência entre as ações planejadas e as metodologias adotadas, a articulação entre os participantes e a observância aos prazos.

Esta etapa consiste em :
• Realização de reuniões ou debates de sensibilização;
• Sistematização de demandas, ideias ou sugestões oriundas dessas reuniões;
• Realização de seminários internos;
• Definição da composição dos grupos de trabalho atendendo aos principais segmentos da comunidade acadêmica;
• Construção de instrumentos para coleta de dados: entrevistas, questionários, grupos focais e outros;
• Definição da metodologia de análise e interpretação dos dados;
• Definição das condições materiais para o desenvolvimento do trabalho;
• Definição de formato de relatório de autoavaliação;
• Definição de reuniões sistemáticas de trabalho;
• Elaboração de relatórios; e
• Organização e discussão dos resultados com a comunidade acadêmica e publicação das experiências.

CONSOLIDAÇÃO

• Esta etapa refere-se à elaboração, divulgação e análise do relatório final.
• Contempla, também, a realização de um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade da instituição.

A) RELATÓRIO
• O relatório final de avaliação interna deve expressar o resultado do processo de discussão, de análise e interpretação dos dados advindos, principalmente, do processo de Autoavaliação. É importante que ele seja capaz de incorporar, quando estiverem disponíveis, os resultados da avaliação de cursos e de desempenho de estudantes.
• Os destinatários do relatório são os membros da comunidade acadêmica, os avaliadores externos e a sociedade. Considerando essa diversidade de leitores, são fundamentais a clareza na comunicação das informações e o caráter analítico e interpretativo dos resultados obtidos.
• O relatório final deve apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.

B) DIVULGAÇÃO
• A divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deve oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas etapas anteriores. Para tanto, podem ser utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros. A divulgação deve propiciar, ainda, oportunidades para que as ações concretas oriundas dos resultados do processo avaliativo sejam tornadas públicas à comunidade interna.

C) BALANÇO CRÍTICO
• Ao final do processo de Autoavaliação, é necessária uma reflexão sobre o mesmo, visando a sua continuidade. Assim, uma análise das estratégias utilizadas, das dificuldades e dos avanços apresentados permitirá planejar ações futuras.
• Deste modo, o processo de Autoavaliação proporcionará não só o autoconhecimento institucional, o que em si é de grande valor para a instituição, como será um balizador da avaliação externa, prevista no SINAES como a próxima etapa da avaliação institucional.

MEMBROS PARTICIPANTES

COORDENAÇÃO (REPRESENTANTE DA DIREÇÃO):

Profª Aneci Neves da Silva Delfino.

REPRESENTANTE DOS COORDENADORES:

Adão Gomes de Souza.

REPRESENTANTE DOS DOCENTES:

Profª Giorgia de Aquino Neiva.

REPRESENTANTE DOS DOCENTES/TUTORES EAD: 

Hederson Pinheiro de Andrade e Susy Ricardo Lemes Pontes.

REPRESENTANTE DO CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO:

Luciene Francis Martins e Larissa de Faria Alves.

REPRESENTANTE DOS EGRESSOS:

Jaime Queiroz do Nascimento Junior.

REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL:

Regiane da Silva Pereira.

PRESENTANTES DOS DISCENTES:

Marcos Winicius Silva Gomes e Jefferson Neris Carvalhaes.

PRESENTANTE DA OUVIDORIA:

Valdemar Meira de Oliveira.

FALE COM A CPA

É possível utilizar o e-mail, telefone ou o formulário abaixo para entrar em contato conosco.

E-mail: cpa@unigoyazes.edu.br

Telefone: (62) 3506-9300

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