Ciências Biológicas

O currículo considera as Diretrizes Curriculares Nacionais e a legislação que regulamenta a profissão do Biólogo, segundo as diretivas e normativas dos Conselhos Federal e Regionais de Biologia

Sobre o Curso

A realidade atual do campo de atuação do biólogo é ampla, sendo contemplada a carreira acadêmica, a pesquisa, as análises clínicas, a consultoria para empresas, órgãos municipais, estaduais e federais, etc. O acadêmico habilita-se para buscar e desenvolver conhecimentos específicos – conforme a ênfase pessoal.

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Perfil do Egresso

Meio Ambiente e Biodiversidade:

  • Aquicultura: Gestão e Produção;
  • Arborização Urbana;
  • Auditoria Ambiental;
  • Bioespeleologia;
  • Biótica;
  • Bioinformática;
  • Biomonitoramento;
  • Biorremediação;
  • Controle de Vetores e Pragas;
  • Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas, Científicas e Didáticas;
  • Desenvolvimento, Produção e Comercialização; de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
  • Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental;
  • Ecodesign;
  • Ecoturismo;
  • Educação Ambiental;
  • Fiscalização/Vigilância Ambiental;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão de Bancos de Germoplasma;
  • Gestão de Biotérios;
  • Gestão de Jardins Botânicos;
  • Gestão de Jardins Zoológicos;
  • Gestão de Museus;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas;
  • Gestão de Recursos Pesqueiros;
  • Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos;
  • Gestão, Controle e Monitoramento em Ecotoxicologia;
  • Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica;
  • Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora;
  • Inventário, Manejo e Comercialização de Microrganismos;
  • Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos:
  • Límnicos, Estuarinos e Marinhos;
  • Inventário, Manejo e Conservação do Patrimônio Fossilífero;
  • Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica;
  • Inventário, Manejo e Conservação da Fauna;
  • Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos;
  • Licenciamento Ambiental;
  • Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL);
  • Microbiologia Ambiental;
  • Mudanças Climáticas;
  • Paisagismo;
  • Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense;
  • Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas;
  • Responsabilidade Socioambiental;
  • Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas;
  • Saneamento Ambiental;
  • Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade;

Biotecnologia e Produção:

  • Biodegradação;
  • Bioética;
  • Bioinformática;
  • Biologia Molecular;
  • Bioprospecção;
  • Biorremediação;
  • Biossegurança;
  • Cultura de Células e Tecidos;
  • Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs);
  • Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
  • Engenharia Genética/Bioengenharia;
  • Gestão da Qualidade;
  • Melhoramento Genético;
  • Perícia/Biologia Forense;
  • Processos Biológicos de Fermentação e Transformação;
  • Treinamento e Ensino em Biotecnologia e Produção;

Saúde:

  • Aconselhamento Genético;
  • Análises Citogenéticas;
  • Análises Citopatológicas;
  • Análises Clínicas;
  • Análises de Histocompatibilidade;
  • Análises e Diagnósticos Biomoleculares;
  • Análises Histopatológicas;
  • Análises, Bioensaios e Testes em Animais;
  • Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Leite Humano;
  • Análises, Processos e Pesquisas em Banco de órgãos e Tecidos;
  • Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sangue e Hemoderivados;
  • Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, Óvulos e Embriões;
  • Bioética;
  • Controle de Vetores e Pragas;
  • Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Bancos de
  • Células e Material Genético;
  • Perícia e Biologia Forense;
  • Reprodução Humana Assistida;
  • Saneamento;
  • Saúde Pública/Fiscalização Sanitária;
  • Saúde Pública/Vigilância Ambiental;
  • Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica;
  • Saúde Pública/Vigilância Sanitária;
  • Terapia Gênica e Celular;
  • Treinamento e Ensino na área de Saúde;
  • Gestão de Bancos de Células e Material Genético.

Competências e Habilidades Específicas

O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UniGoyazes tem como finalidade formar educadores comprometidos com a construção do conhecimento científico, com o desenvolvimento sustentável e com uma prática pedagógica voltada à valorização da vida em todas as suas formas. O egresso estará apto a atuar no ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica, com visão crítica, ética e responsabilidade social.

Ensino de Ciências e Biologia

I – Compreender e ensinar os fundamentos das Ciências Naturais e Biológicas, com ênfase na construção do conhecimento e na compreensão da vida e seus processos;
II – Planejar, desenvolver e avaliar propostas pedagógicas para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, considerando os aspectos históricos, epistemológicos e sociais do conhecimento científico;
III – Selecionar e aplicar metodologias ativas e recursos didáticos que estimulem a investigação, a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos;
IV – Articular conteúdos da Biologia com temas transversais como meio ambiente, saúde, ética, diversidade e sustentabilidade;
V – Estimular o respeito à vida, à biodiversidade e à preservação ambiental como princípios éticos fundamentais no ensino de Ciências.

Prática Pedagógica e Interdisciplinaridade

I – Atuar com base em concepções pedagógicas contemporâneas, promovendo aprendizagens significativas e integradoras;
II – Desenvolver práticas interdisciplinares em diálogo com as demais áreas do conhecimento, promovendo a compreensão dos fenômenos naturais de forma sistêmica e contextualizada;
III – Utilizar diferentes estratégias de avaliação da aprendizagem, entendendo a avaliação como um processo formativo e contínuo;
IV – Incorporar elementos da cultura local, regional e global às práticas pedagógicas, respeitando as realidades socioculturais dos estudantes.

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

I – Compreender a importância do papel da educação em Ciências para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade;
II – Promover valores de ética, cidadania e responsabilidade socioambiental em suas práticas pedagógicas e no convívio escolar;
III – Atuar com sensibilidade e respeito à diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e de orientação sexual, promovendo a inclusão e os direitos humanos;
IV – Incentivar a reflexão sobre o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Pesquisa, Extensão e Inovação

I – Participar de projetos de iniciação científica e de extensão universitária com vistas ao aperfeiçoamento da prática pedagógica e à produção de conhecimento relevante para a comunidade;
II – Investigar problemas do ensino de Ciências e propor soluções inovadoras, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica;
III – Relacionar os saberes acadêmicos às práticas escolares e comunitárias, por meio da integração entre teoria e prática, ensino e pesquisa;
IV – Valorizar a experimentação e o trabalho de campo como estratégias fundamentais para o ensino da Biologia.

Formação Profissional, Tecnologias e Comunicação

I – Utilizar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) como ferramentas de ensino-aprendizagem, promovendo a inclusão digital e o acesso ao conhecimento científico;
II – Estabelecer relações de diálogo com estudantes, colegas de trabalho, gestores e comunidade, pautadas pelo respeito, empatia e cooperação;
III – Atualizar-se constantemente sobre as descobertas científicas e os debates atuais da Biologia, exercendo a docência como prática reflexiva e ética;
IV – Participar ativamente da construção do projeto pedagógico das escolas, colaborando com a gestão democrática e com o desenvolvimento de práticas educacionais de qualidade.

Política de Acompanhamento de Egressos

UniGoyazes – Centro Universitário Goyazes

A UniGoyazes reconhece a importância estratégica do acompanhamento de seus egressos como parte fundamental do processo de avaliação e aprimoramento institucional. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com os instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com as orientações do Ministério da Educação (MEC), a instituição implementa uma Política Institucional de Acompanhamento de Egressos voltada ao monitoramento sistemático da trajetória profissional e acadêmica dos seus ex-alunos.

Essa política visa não apenas a manutenção do vínculo institucional, mas também a coleta de dados essenciais para avaliação da qualidade dos cursos de graduação, empregabilidade, relevância social da formação e efetividade das competências e habilidades desenvolvidas durante a graduação.

Objetivo Geral

Implementar mecanismos institucionais contínuos e estruturados de acompanhamento dos egressos da UniGoyazes, com vistas a monitorar sua trajetória profissional e acadêmica, fomentar a integração com a comunidade universitária e subsidiar processos de autoavaliação institucional e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.

Objetivos Específicos

Estratégias e Ações

Para atingir seus objetivos, a UniGoyazes desenvolve um conjunto articulado de ações e instrumentos, tais como:

Compromisso com a Avaliação e Melhoria Contínua

A Política de Acompanhamento de Egressos da UniGoyazes é parte integrante da autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade acadêmica, revisão curricular e alinhamento da missão institucional às demandas sociais e profissionais da região.

Por meio dessa política, a UniGoyazes reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, mantendo um olhar permanente sobre os resultados da sua atuação educacional e sobre os caminhos trilhados por seus ex-alunos no mundo do trabalho, da ciência e da cidadania.

Nossa Estrutura

Matriz Curricular - Bacharelado

Obrigatórias

BIOGEOGRAFIA E BIODIVERSIDADE – 80H
BOTÂNICA DE ALGAS E CRIPTOGRAMAS – 80H
BOTÂNICA FANERÓGAMAS – 80H
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E GERENCIAIS – 80H
CIÊNCIAS BIOEXATAS (MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA) – 80H
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (PORTUGUÊS E METODOLOGIA) – 80H
CIÊNCIAS MOLECULARES – 80H
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS – 80H
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS CITO-HISTOLÓGICAS – 80H
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS FISIOLÓGICAS – 80H
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS SISTÊMICAS – 80H
CIÊNCIAS QUÍMICAS (QUÍMICA E BIOQUÍMICA) – 80H
CONTABILIDADE E PLANO DE NEGÓCIOS – 80H
CRIMINALÍSTICA – 80H
ECOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS – 80H
ECOLOGIA E POPULAÇÕES – 80H
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 80H
EMPREENDEDORISMO – 80H
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA – 80H
EVOLUÇÃO – 80H
FISIOLOGIA VEGETAL – 80H
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÉTICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 80H
GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA – 80H
GESTÃO AMBIENTAL – 80H
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – 80H
LIBRAS – 80H
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA – 80H
PARASITOLOGIA GERAL – 80H
PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA – 80H
PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE – 80H
SEMINÁRIO DE PESQUISA – 80H
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS – 80H
ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS – 80H

Optativas

BIOTECNOLOGIA – 80H
MONITORAMENTO DA FAUNA E FLORA – 80H
RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE – 80H
ENTOMOLOGIA FORENSE – 80H

Atividades Complementares

Atividades Complementares – 200h

ESTÁGIOS:

ESTÁGIO EM BIOTECNOLOGIA E PRODUÇÃO – 80H
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO – 80H
ESTÁGIO EM MEIO AMBIENTE – 80H
ESTÁGIO EM SAÚDE – 80H

Atividades de Extensão

Não definidas

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

3320h

O nosso foco é na prática!

A UniGoyazes valoriza o ensino na prática, focando na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.

A UniGoyazes está mudando vidas no Brasil. Mude a sua vida também!

Realize o seu sonho de se tornar um profissional de excelência na área de Ciências Biológicas! Na UniGoyazes, você terá acesso a uma formação completa e atualizada, com uma infraestrutura de ponta, laboratórios modernos e equipados, além de contarmos com um Hospital Universitário próprio, o Hospital Augusta.

Corpo Docente

Os professores do curso de Engenharia Agronômica, como os demais da UniGOYAZES, são selecionados com base na formação acadêmica e experiência profissional, exigindo-se a adequação destes dois fatores à disciplina pela qual será responsável. A depender do perfil da disciplina, conceitual ou ligada a uma atividade operacional ou prática, estes dois fatores da avaliação terão maior ou menor peso em sua avaliação.

ADÃO GOMES DE SOUZA – PROFESSOR MESTRE (COORDENADOR DO CURSO)
ANECI NEVES DA SILVA DELFINO – PROFESSORA ESPECIALISTA
BRUNA PAULA ALVES DA SILVA – PROFESSORA DOUTORA
DILMA MARIA DE REZENDE – PROFESSORA MESTRE
HÉLIO PINHEIRO DE ANDRADE – PROFESSOR MESTRE
LARISSA DE FARIAS ALVES – PROFESORA MESTRE
LUCIANO GONÇALVES NOGUEIRA – PROFESSOR ESPECIALISTA
ROSIVELTON DO AMARAL NUNES – PROFESSOR ESPECIALISTA
SAMANTHA VERDI FIGUEIRA – PROFESSORA DOUTORA
SUSY RICARDO LEMES PONTES – PROFESSORA DOUTORA

Depoimentos

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