Sobre o Curso
A realidade atual do campo de atuação do biólogo é ampla, sendo contemplada a carreira acadêmica, a pesquisa, as análises clínicas, a consultoria para empresas, órgãos municipais, estaduais e federais, etc. O acadêmico habilita-se para buscar e desenvolver conhecimentos específicos – conforme a ênfase pessoal.
Preencha o formulário abaixo, para receber mais informações:
Tipo
BACHARELADO
Modalidade
PRESENCIAL/MATIZADO
Duração
8 Semestres
Perfil do Egresso
Meio Ambiente e Biodiversidade:
- Aquicultura: Gestão e Produção;
- Arborização Urbana;
- Auditoria Ambiental;
- Bioespeleologia;
- Biótica;
- Bioinformática;
- Biomonitoramento;
- Biorremediação;
- Controle de Vetores e Pragas;
- Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas, Científicas e Didáticas;
- Desenvolvimento, Produção e Comercialização; de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
- Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental;
- Ecodesign;
- Ecoturismo;
- Educação Ambiental;
- Fiscalização/Vigilância Ambiental;
- Gestão Ambiental;
- Gestão de Bancos de Germoplasma;
- Gestão de Biotérios;
- Gestão de Jardins Botânicos;
- Gestão de Jardins Zoológicos;
- Gestão de Museus;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas;
- Gestão de Recursos Pesqueiros;
- Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos;
- Gestão, Controle e Monitoramento em Ecotoxicologia;
- Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica;
- Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora;
- Inventário, Manejo e Comercialização de Microrganismos;
- Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos:
- Límnicos, Estuarinos e Marinhos;
- Inventário, Manejo e Conservação do Patrimônio Fossilífero;
- Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica;
- Inventário, Manejo e Conservação da Fauna;
- Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos;
- Licenciamento Ambiental;
- Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL);
- Microbiologia Ambiental;
- Mudanças Climáticas;
- Paisagismo;
- Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense;
- Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas;
- Responsabilidade Socioambiental;
- Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas;
- Saneamento Ambiental;
- Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade;
Biotecnologia e Produção:
- Biodegradação;
- Bioética;
- Bioinformática;
- Biologia Molecular;
- Bioprospecção;
- Biorremediação;
- Biossegurança;
- Cultura de Células e Tecidos;
- Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs);
- Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
- Engenharia Genética/Bioengenharia;
- Gestão da Qualidade;
- Melhoramento Genético;
- Perícia/Biologia Forense;
- Processos Biológicos de Fermentação e Transformação;
- Treinamento e Ensino em Biotecnologia e Produção;
Saúde:
- Aconselhamento Genético;
- Análises Citogenéticas;
- Análises Citopatológicas;
- Análises Clínicas;
- Análises de Histocompatibilidade;
- Análises e Diagnósticos Biomoleculares;
- Análises Histopatológicas;
- Análises, Bioensaios e Testes em Animais;
- Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Leite Humano;
- Análises, Processos e Pesquisas em Banco de órgãos e Tecidos;
- Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sangue e Hemoderivados;
- Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, Óvulos e Embriões;
- Bioética;
- Controle de Vetores e Pragas;
- Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão de Bancos de
- Células e Material Genético;
- Perícia e Biologia Forense;
- Reprodução Humana Assistida;
- Saneamento;
- Saúde Pública/Fiscalização Sanitária;
- Saúde Pública/Vigilância Ambiental;
- Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica;
- Saúde Pública/Vigilância Sanitária;
- Terapia Gênica e Celular;
- Treinamento e Ensino na área de Saúde;
- Gestão de Bancos de Células e Material Genético.
Competências e Habilidades Específicas
O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UniGoyazes tem como finalidade formar educadores comprometidos com a construção do conhecimento científico, com o desenvolvimento sustentável e com uma prática pedagógica voltada à valorização da vida em todas as suas formas. O egresso estará apto a atuar no ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica, com visão crítica, ética e responsabilidade social.
Ensino de Ciências e Biologia
I – Compreender e ensinar os fundamentos das Ciências Naturais e Biológicas, com ênfase na construção do conhecimento e na compreensão da vida e seus processos;
II – Planejar, desenvolver e avaliar propostas pedagógicas para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, considerando os aspectos históricos, epistemológicos e sociais do conhecimento científico;
III – Selecionar e aplicar metodologias ativas e recursos didáticos que estimulem a investigação, a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos;
IV – Articular conteúdos da Biologia com temas transversais como meio ambiente, saúde, ética, diversidade e sustentabilidade;
V – Estimular o respeito à vida, à biodiversidade e à preservação ambiental como princípios éticos fundamentais no ensino de Ciências.
Prática Pedagógica e Interdisciplinaridade
I – Atuar com base em concepções pedagógicas contemporâneas, promovendo aprendizagens significativas e integradoras;
II – Desenvolver práticas interdisciplinares em diálogo com as demais áreas do conhecimento, promovendo a compreensão dos fenômenos naturais de forma sistêmica e contextualizada;
III – Utilizar diferentes estratégias de avaliação da aprendizagem, entendendo a avaliação como um processo formativo e contínuo;
IV – Incorporar elementos da cultura local, regional e global às práticas pedagógicas, respeitando as realidades socioculturais dos estudantes.
Ética, Cidadania e Sustentabilidade
I – Compreender a importância do papel da educação em Ciências para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade;
II – Promover valores de ética, cidadania e responsabilidade socioambiental em suas práticas pedagógicas e no convívio escolar;
III – Atuar com sensibilidade e respeito à diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e de orientação sexual, promovendo a inclusão e os direitos humanos;
IV – Incentivar a reflexão sobre o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável.
Pesquisa, Extensão e Inovação
I – Participar de projetos de iniciação científica e de extensão universitária com vistas ao aperfeiçoamento da prática pedagógica e à produção de conhecimento relevante para a comunidade;
II – Investigar problemas do ensino de Ciências e propor soluções inovadoras, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica;
III – Relacionar os saberes acadêmicos às práticas escolares e comunitárias, por meio da integração entre teoria e prática, ensino e pesquisa;
IV – Valorizar a experimentação e o trabalho de campo como estratégias fundamentais para o ensino da Biologia.
Formação Profissional, Tecnologias e Comunicação
I – Utilizar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) como ferramentas de ensino-aprendizagem, promovendo a inclusão digital e o acesso ao conhecimento científico;
II – Estabelecer relações de diálogo com estudantes, colegas de trabalho, gestores e comunidade, pautadas pelo respeito, empatia e cooperação;
III – Atualizar-se constantemente sobre as descobertas científicas e os debates atuais da Biologia, exercendo a docência como prática reflexiva e ética;
IV – Participar ativamente da construção do projeto pedagógico das escolas, colaborando com a gestão democrática e com o desenvolvimento de práticas educacionais de qualidade.
Política de Acompanhamento de Egressos
UniGoyazes – Centro Universitário Goyazes
A UniGoyazes reconhece a importância estratégica do acompanhamento de seus egressos como parte fundamental do processo de avaliação e aprimoramento institucional. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com os instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com as orientações do Ministério da Educação (MEC), a instituição implementa uma Política Institucional de Acompanhamento de Egressos voltada ao monitoramento sistemático da trajetória profissional e acadêmica dos seus ex-alunos.
Essa política visa não apenas a manutenção do vínculo institucional, mas também a coleta de dados essenciais para avaliação da qualidade dos cursos de graduação, empregabilidade, relevância social da formação e efetividade das competências e habilidades desenvolvidas durante a graduação.
Objetivo Geral
Implementar mecanismos institucionais contínuos e estruturados de acompanhamento dos egressos da UniGoyazes, com vistas a monitorar sua trajetória profissional e acadêmica, fomentar a integração com a comunidade universitária e subsidiar processos de autoavaliação institucional e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.
Objetivos Específicos
- Coletar dados qualitativos e quantitativos sobre a inserção profissional, atuação acadêmica, formação continuada e percepção dos egressos sobre a qualidade do curso e infraestrutura institucional
- Avaliar o grau de aderência entre a formação oferecida pela UniGoyazes e as exigências do mercado de trabalho
- Estimular o vínculo dos egressos com a comunidade acadêmica, incentivando sua participação em eventos, projetos de extensão, grupos de pesquisa e redes de cooperação
- Disponibilizar aos egressos programas de educação continuada, como cursos de pós-graduação, capacitações e atualizações profissionais
- Apoiar a empregabilidade e o empreendedorismo dos egressos, por meio de parcerias com empresas, órgãos públicos, startups e setores produtivos da região
- Promover a escuta qualificada dos egressos, incorporando suas contribuições à melhoria contínua dos processos pedagógicos, curriculares e de gestão
- Gerar indicadores institucionais que contribuam com os processos avaliativos do MEC (como ENADE, CPC e IGC), e que fundamentem o processo de autoavaliação conduzido pela CPA
Estratégias e Ações
Para atingir seus objetivos, a UniGoyazes desenvolve um conjunto articulado de ações e instrumentos, tais como:
- Aplicação periódica de pesquisas com egressos, com foco em: inserção profissional, remuneração média, área de atuação, satisfação com a formação e sugestões de melhoria
- Criação e atualização de banco de dados institucional dos egressos, com suporte do Núcleo de Avaliação Institucional e da CPA
- Promoção de encontros de ex-alunos, como fóruns, simpósios, palestras e eventos de networking
- Disponibilização de canais de comunicação exclusivos para egressos, como grupos institucionais, newsletters, plataformas de vagas e orientações de carreira
- Parcerias com o setor produtivo e órgãos públicos para oferta de estágios, empregos, mentorias e consultorias
- Desenvolvimento de indicadores sobre o impacto social e profissional dos cursos com base no retorno dos egressos, como previsto nos instrumentos de avaliação do INEP/MEC
- Oferta de vantagens e descontos em cursos de especialização e MBA para ex-alunos, fortalecendo a política de formação continuada
Compromisso com a Avaliação e Melhoria Contínua
A Política de Acompanhamento de Egressos da UniGoyazes é parte integrante da autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade acadêmica, revisão curricular e alinhamento da missão institucional às demandas sociais e profissionais da região.
Por meio dessa política, a UniGoyazes reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, mantendo um olhar permanente sobre os resultados da sua atuação educacional e sobre os caminhos trilhados por seus ex-alunos no mundo do trabalho, da ciência e da cidadania.

Nossa Estrutura
- Clínica Escola de Estética
- Entrada da Clínica Escola de Estética
- Clínica Escola de Análises Clínicas
- Visão geral (Clínica Escola de Análises Clínicas)
- Coleta (Clínica Escola de Análises Clínicas)
- Entrada Clínica Escola de Análises Clínicas
- Laboratório de Urinalise e Parasitologia
- Laboratório de Ciências Morfofuncionais Humanas
- Sala de Metodologias Ativas
- Laboratório de Tecnologias Avançadas
- Laboratório de Imagens Tridimensionais – 3D
- Auditório
- Biblioteca
Matriz Curricular - Bacharelado
Obrigatórias
BIOGEOGRAFIA E BIODIVERSIDADE – 80H
BOTÂNICA DE ALGAS E CRIPTOGRAMAS – 80H
BOTÂNICA FANERÓGAMAS – 80H
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E GERENCIAIS – 80H
CIÊNCIAS BIOEXATAS (MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA) – 80H
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (PORTUGUÊS E METODOLOGIA) – 80H
CIÊNCIAS MOLECULARES – 80H
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS – 80H
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS CITO-HISTOLÓGICAS – 80H
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS FISIOLÓGICAS – 80H
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS SISTÊMICAS – 80H
CIÊNCIAS QUÍMICAS (QUÍMICA E BIOQUÍMICA) – 80H
CONTABILIDADE E PLANO DE NEGÓCIOS – 80H
CRIMINALÍSTICA – 80H
ECOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS – 80H
ECOLOGIA E POPULAÇÕES – 80H
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 80H
EMPREENDEDORISMO – 80H
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA – 80H
EVOLUÇÃO – 80H
FISIOLOGIA VEGETAL – 80H
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÉTICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 80H
GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA – 80H
GESTÃO AMBIENTAL – 80H
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – 80H
LIBRAS – 80H
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA – 80H
PARASITOLOGIA GERAL – 80H
PRIMEIROS SOCORROS E BIOSSEGURANÇA – 80H
PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE – 80H
SEMINÁRIO DE PESQUISA – 80H
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS – 80H
ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS – 80H
Optativas
BIOTECNOLOGIA – 80H
MONITORAMENTO DA FAUNA E FLORA – 80H
RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE – 80H
ENTOMOLOGIA FORENSE – 80H
Atividades Complementares
Atividades Complementares – 200h
ESTÁGIOS:
ESTÁGIO EM BIOTECNOLOGIA E PRODUÇÃO – 80H
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO – 80H
ESTÁGIO EM MEIO AMBIENTE – 80H
ESTÁGIO EM SAÚDE – 80H
Atividades de Extensão
Não definidas
O nosso foco é na prática!
A UniGoyazes valoriza o ensino na prática, focando na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.
A UniGoyazes está mudando vidas no Brasil. Mude a sua vida também!
Realize o seu sonho de se tornar um profissional de excelência na área de Ciências Biológicas! Na UniGoyazes, você terá acesso a uma formação completa e atualizada, com uma infraestrutura de ponta, laboratórios modernos e equipados, além de contarmos com um Hospital Universitário próprio, o Hospital Augusta.
Corpo Docente
Os professores do curso de Engenharia Agronômica, como os demais da UniGOYAZES, são selecionados com base na formação acadêmica e experiência profissional, exigindo-se a adequação destes dois fatores à disciplina pela qual será responsável. A depender do perfil da disciplina, conceitual ou ligada a uma atividade operacional ou prática, estes dois fatores da avaliação terão maior ou menor peso em sua avaliação.
ADÃO GOMES DE SOUZA – PROFESSOR MESTRE (COORDENADOR DO CURSO)
ANECI NEVES DA SILVA DELFINO – PROFESSORA ESPECIALISTA
BRUNA PAULA ALVES DA SILVA – PROFESSORA DOUTORA
DILMA MARIA DE REZENDE – PROFESSORA MESTRE
HÉLIO PINHEIRO DE ANDRADE – PROFESSOR MESTRE
LARISSA DE FARIAS ALVES – PROFESORA MESTRE
LUCIANO GONÇALVES NOGUEIRA – PROFESSOR ESPECIALISTA
ROSIVELTON DO AMARAL NUNES – PROFESSOR ESPECIALISTA
SAMANTHA VERDI FIGUEIRA – PROFESSORA DOUTORA
SUSY RICARDO LEMES PONTES – PROFESSORA DOUTORA
Depoimentos






