Sobre o Curso
Educação Física Habilitação: Licenciatura
O curso de licenciatura Em Educação Fisica da UniGoyazes é oferecido nos turnos Matutino e Noturno, totalizando 200 vagas, tem como objetivo a formação de professores de Educação Física com conhecimentos e competência técnica para atuação no ensino fundamental, médio e superior, no que diz respeito ao planejamento, implantação e avaliação do componente curricular Educação Física. Entre os objetivos do curso está desenvolver atitudes éticas, reflexivas, críticas, inovadoras e democráticas, além de buscar a qualidade necessária ao processo e desenvolvimento educacional.
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Tipo
Graduação
Modalidade
Presencial
Duração
8 Semestres
REGULARIZAÇÃO - MEC

Perfil do Egresso
O perfil profissional do Curso do curso de Educação Física da UniGOYAZES busca expressar as competências do egresso em consonância com as disposições das Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação. Neste contexto, os egressos dos cursos da área de Educação Física deverão possuir, portanto, as seguintes competências e habilidades gerais:
- Capacidade de esclarecer e intervir, profissional e academicamente, no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.
- competência para atuar no âmbito da Educação Escolar, em atividades de natureza administrativa, curricular e extracurricular, competência para atender às manifestações corporais, esportivas e não esportivas, presentes na sociedade.
- Competência de natureza técnico-instrumental estruturada a partir de uma atitude crítico-reflexiva;
- Competência para lidar com os alunos do ensino fundamental e médio, de forma a estimulá-los a valorizar o conhecimento, os bens culturais, o trabalho, bem como questionar, investigar, pesquisar, comparar, estabelecer relações, inferir e generalizar, adquirir confiança na própria capacidade de pensar e encontrar soluções.
- Capacidade de articular as necessidades locais e regionais, da área da Educação Física Licenciatura e suas novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.
Dessa forma, a formação de professores como preparação profissional passa a ter papel crucial, no atual contexto, agora para possibilitar que possam experimentar em seu próprio processo de aprendizagem o desenvolvimento de competências necessárias para atuar neste novo cenário, reconhecendo-a como parte de uma trajetória de formação permanente ao longo da vida.
O curso de Educação Física Licenciatura da UniGOYAZES, busca formar profissionais capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico, com uma formação humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética no magistério, ou seja, na docência do componente curricular Educação Física.
Intenciona-se a formação de um professor atuante e consciente da realidade regional e brasileira, com capacitação e habilidades para atuar em diferentes campos das áreas da educação. Seja capacitado ao raciocínio lógico, à problematização e construção de saberes, à observação, interpretação e análise de dados e informações, bem como tenha os conhecimentos essenciais de Educação Física, para identificação e resolução de problemas inerentes a sua função em diferentes campos de atuação de forma didática e pedagógica. Preza- se pela atuação pautada na ética e no respeito às individualidades, interagindo por meio das tecnologias de informação e de comunicação, valorizando as características regionais, às identidades culturais, à educação ambiental, as pessoas com necessidades especiais, a atualização e novas demandas do mercado de trabalho, dentre outros elementos que constituem a sociedade contemporânea.
Ainda, de acordo com o PDI, o perfil do egresso deve contemplar:
- Visão integral do homem – uma formação humanística;
- Sólida formação básica e profissional fundamentada em competências teórico- práticas;
- Amplo domínio do conhecimento técnico relativo a sua formação;
- Pensamento crítico-reflexivo;
- Visão sistêmica da sociedade;
- Capacidade de compreender a si mesmo e a relacionar-se com o mundo;
- Capacidade de conviver em grupo;
- Estabelecer relacionamento interpessoal, por meio da comunicação, trabalho em equipe, diálogo e negociação;
- Valorizar as diferentes manifestações da cultura presentes na sociedade, considerando as características regionais com o campo de atuação profissional;
- Ter capacidade de análise, síntese e de relacionar conhecimentos relativos à vida profissional e pessoal;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
- Para a realização desses propósitos, o curso de Educação Física buscará mecanismos de estreitamento da relação do egresso com a instituição com vistas à atualização permanente do mesmo.
Competências e Habilidades Específicas
O curso de Educação Física – Licenciatura da UniGoyazes tem como objetivo formar professores aptos a atuar na Educação Básica, comprometidos com uma prática pedagógica crítica, ética, inclusiva e transformadora, por meio do ensino da cultura corporal do movimento. A formação contempla a articulação entre teoria e prática, ensino e pesquisa, ciência e realidade social.
Ensino e Aprendizagem
I – Compreender os processos de ensino-aprendizagem em Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, respeitando as especificidades de cada etapa e modalidade da Educação Básica;
II – Planejar, desenvolver e avaliar propostas pedagógicas de Educação Física que valorizem a diversidade, a inclusão, o respeito às diferenças e a construção da cidadania;
III – Atuar com competência no ensino dos conteúdos da cultura corporal (esportes, jogos, danças, lutas, ginásticas e outras manifestações), promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes;
IV – Produzir estratégias metodológicas que considerem o contexto sociocultural dos alunos, incentivando a participação crítica, criativa e autônoma;
V – Aplicar conhecimentos pedagógicos e didáticos que sustentem práticas de ensino democráticas, emancipatórias e reflexivas.
Prática Pedagógica, Planejamento e Avaliação
I – Desenvolver a prática pedagógica com base em fundamentos teórico-metodológicos atualizados, comprometidos com a educação de qualidade social;
II – Utilizar instrumentos e procedimentos de avaliação que respeitem os processos de aprendizagem dos alunos, considerando a avaliação como parte integrante do processo educativo;
III – Planejar, implementar e avaliar projetos pedagógicos interdisciplinares e coletivos, integrando os saberes escolares com a realidade social e comunitária;
IV – Refletir continuamente sobre a prática docente, reconhecendo seus desafios, limites e possibilidades de transformação.
Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos:
I – Atuar com responsabilidade social e compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e necessidades educacionais específicas;
II – Respeitar e valorizar as diferentes identidades culturais, étnico-raciais, de gênero e orientações sexuais presentes no espaço escolar e na sociedade;
III – Promover práticas pedagógicas antidiscriminatórias e fundamentadas em princípios de justiça social, equidade e direitos humanos;
IV – Participar de ações e programas que contribuam com a promoção da saúde, qualidade de vida e desenvolvimento integral dos alunos.
Pesquisa, Extensão e Produção do Conhecimento
I – Compreender a pesquisa como princípio educativo e como elemento constitutivo da formação docente;
II – Participar de projetos de iniciação científica, extensão universitária e investigação pedagógica, articulando saberes acadêmicos e conhecimentos produzidos na escola e na comunidade;
III – Produzir e socializar conhecimentos voltados à melhoria da prática docente e à qualificação do ensino da Educação Física na Educação Básica;
IV – Incentivar o protagonismo estudantil na construção do conhecimento sobre o corpo, o movimento e a cultura corporal.
Gestão Educacional e Trabalho Coletivo
I – Atuar na construção e no fortalecimento do Projeto Político Pedagógico da escola, colaborando com a gestão democrática e a melhoria da qualidade da educação;
II – Trabalhar em equipe multidisciplinar, valorizando o diálogo com outros profissionais da educação, da saúde e da assistência social;
III – Contribuir com políticas públicas educacionais e ações coletivas que fortaleçam o papel da escola como espaço de formação humana e cidadã.
Formação Continuada e Responsabilidade Profissional
I – Reconhecer a necessidade da formação contínua como parte do desenvolvimento profissional docente;
II – Atualizar-se constantemente sobre os debates pedagógicos, científicos e sociais que envolvem o ensino da Educação Física;
III – Atuar com ética, responsabilidade e compromisso com os princípios da educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade.
Política de Acompanhamento de Egressos
UniGoyazes – Centro Universitário Goyazes
A UniGoyazes reconhece a importância estratégica do acompanhamento de seus egressos como parte fundamental do processo de avaliação e aprimoramento institucional. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com os instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com as orientações do Ministério da Educação (MEC), a instituição implementa uma Política Institucional de Acompanhamento de Egressos voltada ao monitoramento sistemático da trajetória profissional e acadêmica dos seus ex-alunos.
Essa política visa não apenas a manutenção do vínculo institucional, mas também a coleta de dados essenciais para avaliação da qualidade dos cursos de graduação, empregabilidade, relevância social da formação e efetividade das competências e habilidades desenvolvidas durante a graduação.
Objetivo Geral
Implementar mecanismos institucionais contínuos e estruturados de acompanhamento dos egressos da UniGoyazes, com vistas a monitorar sua trajetória profissional e acadêmica, fomentar a integração com a comunidade universitária e subsidiar processos de autoavaliação institucional e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.
Objetivos Específicos
- Coletar dados qualitativos e quantitativos sobre a inserção profissional, atuação acadêmica, formação continuada e percepção dos egressos sobre a qualidade do curso e infraestrutura institucional
- Avaliar o grau de aderência entre a formação oferecida pela UniGoyazes e as exigências do mercado de trabalho
- Estimular o vínculo dos egressos com a comunidade acadêmica, incentivando sua participação em eventos, projetos de extensão, grupos de pesquisa e redes de cooperação
- Disponibilizar aos egressos programas de educação continuada, como cursos de pós-graduação, capacitações e atualizações profissionais
- Apoiar a empregabilidade e o empreendedorismo dos egressos, por meio de parcerias com empresas, órgãos públicos, startups e setores produtivos da região
- Promover a escuta qualificada dos egressos, incorporando suas contribuições à melhoria contínua dos processos pedagógicos, curriculares e de gestão
- Gerar indicadores institucionais que contribuam com os processos avaliativos do MEC (como ENADE, CPC e IGC), e que fundamentem o processo de autoavaliação conduzido pela CPA
Estratégias e Ações
Para atingir seus objetivos, a UniGoyazes desenvolve um conjunto articulado de ações e instrumentos, tais como:
- Aplicação periódica de pesquisas com egressos, com foco em: inserção profissional, remuneração média, área de atuação, satisfação com a formação e sugestões de melhoria
- Criação e atualização de banco de dados institucional dos egressos, com suporte do Núcleo de Avaliação Institucional e da CPA
- Promoção de encontros de ex-alunos, como fóruns, simpósios, palestras e eventos de networking
- Disponibilização de canais de comunicação exclusivos para egressos, como grupos institucionais, newsletters, plataformas de vagas e orientações de carreira
- Parcerias com o setor produtivo e órgãos públicos para oferta de estágios, empregos, mentorias e consultorias
- Desenvolvimento de indicadores sobre o impacto social e profissional dos cursos com base no retorno dos egressos, como previsto nos instrumentos de avaliação do INEP/MEC
- Oferta de vantagens e descontos em cursos de especialização e MBA para ex-alunos, fortalecendo a política de formação continuada
Compromisso com a Avaliação e Melhoria Contínua
A Política de Acompanhamento de Egressos da UniGoyazes é parte integrante da autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade acadêmica, revisão curricular e alinhamento da missão institucional às demandas sociais e profissionais da região.
Por meio dessa política, a UniGoyazes reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, mantendo um olhar permanente sobre os resultados da sua atuação educacional e sobre os caminhos trilhados por seus ex-alunos no mundo do trabalho, da ciência e da cidadania.

Nossa Estrutura
- Laboratório de Informática I, II e III
- Laboratório de Ciências Morfofuncionais Humanas
- Sala de Metodologias Ativas
- Laboratório de Tecnologias Avançadas
- Laboratório de Imagens Tridimensionais – 3D
- Auditório
- Biblioteca
- Sala de Dança
- Tatame
- Complexo Aquático
Matriz Curricular
Obrigatórias
Atividade Física adaptada e saúde – 80h
Atividades Aquáticas – 80h
Biomecânica e Cinesiologia – 80h
Ciências Administrativas e Gerenciais – EAD – 80h
Ciências Bioexatas (Matemática e Bioestatística) – EAD – 80h
Ciências Humanas e Sociais (Português e Metodologia) – 80h
Ciências Morfofuncionais Cito-histologica – 80h
Ciências Morfofuncionais Fisiológicas – 80h
Ciências Morfofuncionais Músculo-Esquelética – 80h
Ciências Morfofuncionais Sistêmicas – 80h
Contabilidade e Plano de Negócios – 80h
Desenvolvimento, Aprendizagem e Controle Motor – 80h
Empreendedorismo – 80h
Ensino e aprendizagem na trajetória da formação)
Estagio em Ensino Médio – 80h
Fisiologia do Exercicio – 80h
Formação Profissional e Ética em Educação física – 80h
Jogos, Lazer e Recreação – 80h
Línguas Brasileira de Sinais – 80h
Metodologia das Ginasticas – 80h
Metodologia das Lutas – 80h
Metodologia do Atletismo – 80h
Metodologia do Basquete – 80h
Metodologia do Futebol e Futsal – 80h
Metodologia do Handebol – 80h
Metodologia do Vôlei – 80h
Nutrição Esportiva – 80h
Pedagógica(Didática do Ensino Fundamental) – 80h
Pratica Pedagógica (Didática do Ensino Médio) – 80h
Pratica Pedagógica (Processo,
Pratica Pedagógica(Estrutura e políticas Educacionais) – 80h
Pratica Pedagógico (Educação Comunicação e Mídia) – 80h
Psicologia e Sociologia Aplicada a Educação – 80h
Ritmo, Movimento e Composição Coreográfica – 80h
Seminário de Pesquisa – 80h
Teorias da Educação Física – EAD – 80h
Optativas
Optativa – 80h
Atividades Complementares
Estágio em Assistência Social – 80h
Estagio em Ensino fundamental e educação infantil nas séries iniciais e de 6º ao 9º ano – 80h
Estagio em organização de eventos esportivos, jogos escolares, recreação e lazer – 80h
Estagio em prática docente em organizações públicas e privadas – 80h
Atividades de Extensão
Não definidas
O nosso foco é na prática!
A UniGoyazes valoriza o ensino na prática, focando na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.
A UniGoyazes está mudando vidas no Brasil. Mude a sua vida também!
Realize o seu sonho de se tornar um profissional de excelência na área de Educação Física Licenciatura! Na UniGoyazes, você terá acesso a uma formação completa e atualizada, com uma infraestrutura de ponta, laboratórios modernos e equipados, além de contarmos com um Hospital Universitário próprio, o Hospital Augusta.
Corpo Docente
ADÃO GOMES DE SOUZA – PROFESSOR MESTRE
ANECI NEVES DA SILVA DELFINO – PROFESSORA ESPECIALISTA
ARTHUR FERREIRA DO VALE – PROFESSOR DOUTOR
ADERSON FELIX DE ARAÚJO – PROFESSOR ESPECIALISTA
BENIGNO ALBERTO MORAES DA ROCHA – PROFESSOR DOUTOR
CATIA RODRIGUES DOS SANTOS – PROFESSORA MESTRE
DILMA MARIA DE REZENDE SILVA – PROFESSORA MESTRE
HEDERSON PINHEIRO DE ANDRADE – PROFESSOR ESPECIALISTA
HÉLIO PINHEIRO DE ANDRADE – PROFESSOR MESTRE
JAQUELINE NASCIMENTO DE ASSIS – PROFESSORA MESTRE
LARISSA DE FARIA ALVES – PROFESSORA MESTRE
OSMAR PEREIRA DOS SANTOS – PROFESSOR DOUTOR
RELTON ROMEIS DE OLIVEIRA – PROFESSOR DOUTOR
SUSY RICARDO LEMES PONTES – PROFESSORA DOUTOR
TAYSA CRISTINA DOS SANTOS – PROFESSORA MESTRE (COORDENADORA DO CURSO)
THAIS RENATA QUEIROZ SANTANA CARNEIRO – PROFESSORA DOUTORA
VINÍCIUS RAMOS REZENDE – PROFESSOR MESTRE
VINÍCIUS DINIZ AZEVEDO – PROFESSOR MESTRE
Depoimentos






