Pedagogia

O curso de Pedagogia na UniGoyazes oferece uma sólida formação acadêmica para preparar profissionais capacitados e comprometidos com a excelência na educação e no desenvolvimento das práticas pedagógicas

Sobre o Curso

O curso de Pedagogia Digital da UniGoyazes segue as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Licenciatura que visa proporcionar ao aluno a formação profissional que lhe permita utilizar os conhecimentos científicos para atuar dentro de espaços escolares e não escolares com postura ética, responsável, criativa, reflexiva, crítica e preparado para entender o fenômeno educativo numa perspectiva ampla e contextualizada, dentro da diversidade de situações concretas.

O curso de Pedagogia Digital do Centro Universitário Goyazes, segue as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Licenciatura e sua proposta está centrada na docência e no processo de ensino aprendizagem da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, pretende formar o educador capaz de pensar a prática, a existência humana, a educação, a escola e o saber historicamente produzido.

 Área de Atuação:

  • Magistério da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental;
  • Gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos;
  • Produção de conteúdo e relacionamento com o cliente, uma vez que o aluno aprende no curso de pedagogia, habilidades para lidar com pessoas e todo o funcionamento social das relações.
  • Pedagogia Empresarial;
  • Pedagogia Hospitalar;
  • Desenvolvimento de Tecnologia aplicada a Educação

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Tipo

LICENCIATURA

Modalidade

DIGITAL

Duração

8 Semestres

REGULARIZAÇÃO - MEC

Perfil do Egresso

O perfil profissional do Curso do curso de Pedagogia da UniGOYAZES é de saber, fundamentalmente, atuar como um agente de transformação social, consciente do conhecimento como um valor de si mesmo e da sua construção permanente e imbricada ao ideal da educação humanística. Portanto, conhecedor do processo educativo formal e não formal, em seus múltiplos aspectos: filosófico, antropológico, sociológico, psicológico, pedagógico, ético, cultural, estético, entre outros.

O egresso deve conhecer a escola como organização complexa que tem, como uma de suas funções, a promoção da educação para e na cidadania e deve ser um profissional que atue como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade normal e na Educação profissional; bem como nas áreas de serviços e apoio escolar; no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos e em ambientes não-escolares.

Competências e Habilidades Específicas

Além do explicitado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Pedagogia da UniGoyazes tem como objetivo formar profissionais comprometidos com a educação, preparados para atuar em diferentes espaços educativos e aptos a exercer com ética, criticidade e competência suas atribuições na docência e na gestão de processos educacionais.

Formação para a Docência

O egresso deverá ser capaz de:
I – Atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional, em nível médio, na área de serviços e apoio escolar, respeitando as especificidades de cada etapa da educação;
II – Planejar, executar, avaliar e adaptar atividades pedagógicas com base em fundamentos teórico-metodológicos, considerando os contextos históricos, sociais e culturais dos alunos;
III – Utilizar diferentes linguagens e tecnologias educacionais como recursos didáticos, favorecendo a aprendizagem e a inclusão;
IV – Dominar os conteúdos científicos, culturais e sociais que fundamentam o exercício da docência e saber traduzi-los pedagogicamente;
V – Desenvolver práticas de leitura, escrita e letramento em todas as áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento integral dos educandos;
VI – Compreender o processo ensino-aprendizagem como construção social e cultural, respeitando as diferenças e promovendo a equidade.

Gestão Educacional e Escolar

I – Atuar na gestão de sistemas e instituições de ensino, contribuindo para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas educacionais;
II – Planejar, coordenar e avaliar projetos pedagógicos em instituições escolares e não escolares;
III – Assumir funções de coordenação pedagógica, supervisão e orientação educacional, com capacidade de liderança, escuta e mediação de conflitos;
IV – Avaliar, sistematizar e aplicar os resultados de pesquisas educacionais em benefício do aprimoramento da prática educativa.

Pesquisa e Produção de Conhecimento

I – Participar da produção e disseminação de conhecimentos na área educacional, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da educação;
II – Investigar, de forma crítica e sistemática, a realidade educacional, visando à transformação social e à melhoria das condições de aprendizagem;
III – Utilizar a pesquisa como princípio formativo, articulando teoria e prática e promovendo a formação continuada.

Compromisso Ético e Responsabilidade Social

I – Compreender a educação como prática social comprometida com os direitos humanos, a justiça social, a democracia e a inclusão;
II – Atuar com ética, responsabilidade, empatia e respeito à diversidade de gênero, raça, etnia, religião, orientação sexual e condição socioeconômica;
III – Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática por meio da prática educativa crítica e transformadora.

Educação Permanente

I – Reconhecer a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional e pessoal;
II – Buscar constantemente o aprimoramento do saber pedagógico por meio de estudos, cursos, trocas de experiências e participação em redes de educadores;
III – Refletir sobre sua própria prática docente de forma crítica, visando à inovação e à qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.

Política de Acompanhamento de Egressos

UniGoyazes – Centro Universitário Goyazes

A UniGoyazes reconhece a importância estratégica do acompanhamento de seus egressos como parte fundamental do processo de avaliação e aprimoramento institucional. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com os instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com as orientações do Ministério da Educação (MEC), a instituição implementa uma Política Institucional de Acompanhamento de Egressos voltada ao monitoramento sistemático da trajetória profissional e acadêmica dos seus ex-alunos.

Essa política visa não apenas a manutenção do vínculo institucional, mas também a coleta de dados essenciais para avaliação da qualidade dos cursos de graduação, empregabilidade, relevância social da formação e efetividade das competências e habilidades desenvolvidas durante a graduação.

Objetivo Geral

Implementar mecanismos institucionais contínuos e estruturados de acompanhamento dos egressos da UniGoyazes, com vistas a monitorar sua trajetória profissional e acadêmica, fomentar a integração com a comunidade universitária e subsidiar processos de autoavaliação institucional e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.

Objetivos Específicos

Estratégias e Ações

Para atingir seus objetivos, a UniGoyazes desenvolve um conjunto articulado de ações e instrumentos, tais como:

Compromisso com a Avaliação e Melhoria Contínua

A Política de Acompanhamento de Egressos da UniGoyazes é parte integrante da autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade acadêmica, revisão curricular e alinhamento da missão institucional às demandas sociais e profissionais da região.

Por meio dessa política, a UniGoyazes reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, mantendo um olhar permanente sobre os resultados da sua atuação educacional e sobre os caminhos trilhados por seus ex-alunos no mundo do trabalho, da ciência e da cidadania.

Nossa Estrutura

Matriz Curricular - Bacharelado

Obrigatórias

Avaliação da Educação e da Aprendizagem – 40h
Didática: Organização do Trabalho Pedagógico – 40h
Direitos Humanos e Relações Etnico-Raciais – 80h
Educação Inclusiva – 40h
Educação Psicomotora – 40h
Educação, Comunicação e Tecnologias – 40h
Educação, Corpo e Movimento – 40h
Ensino de Arte – 40h
Escrita Científica I – 40h
Escrita Científica II – 40h
Estudar e Aprender à Distância – 40h
Filosofia da Educação I – 40h
Filosofia da Educação II – 40h
Formação Profissional e Ética do Pedagogo – 40h
Fundamentos Teóricos e Metodológicas da Matemática – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia e História – 60h
Gestão de Sistemas Educacionais – 60h
Gestão Educacional em espaços não escolares – 40h
História da Educação I – 40h
História da Educação II – 40h
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – 40h
Legislação e políticas Públicas da Educação Básica – 40h
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – 40h
Literatura Infantil – 40h
Novas Linguagens e tecnologias Educacionais – 40h
Optativa I – 40
Optativa II – 40h
Planejamento Educacional e Avaliação Institucional – 40h
Políticas Públicas e Teorias do Currículo – 80h
Prática Pedagógica I – 100h
Prática Pedagógica II – 100h
Prática Pedagógica III – 100h
Prática Pedagógica IV – 100h
Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional – 40h
Procedimentos de Ensino e Educação Especial: Deficiência Visual – 40h
Psicologia da Educação e da Aprendizagem I – 40h
Psicologia da educação e da Aprendizagem II – 40h
Psicologia do Desenvolvimento – 40h
Relações Interpessoais em administração de Conflitos – 40h
Seminário de Pesquisa I – 40h
Sociologia da Educação I – 40h
Sociologia da Educação II – 40h
Temas Transversais – 40h
Teorias da Aprendizagem I – 40h
Teorias da Aprendizagem II – 40h

Optativas

Abordagem Social das Deficiências – 40h
Afetividade e Sexualidade e Educação Especial – 40h
Cultura Brasileira e relações Etnico-Raciais – 40h
Educação Ambiental e Cidadania – 40h
Expressão pelo Movimento, pelas Artes plásticas e musical – 40h

Atividades Complementares

Atividades Complementares – 100h

ESTÁGIOS:

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I – Educação Infantil – 100h
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II – Ensino Fundamental – 100h
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III – EJA/Inclusão – 100h
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório IV – Gestão Escolar – 100h

Atividades de Extensão

Atividade de Extensão I – 80h
Atividade de Extensão II – 80h
Extensão III – 80h
Extensão IV – 80h

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

3200h

O nosso foco é na prática!

A UniGoyazes valoriza o ensino na prática, focando na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.

A UniGoyazes está mudando vidas no Brasil. Mude a sua vida também!

Realize o seu sonho de se tornar um profissional de excelência na área de Pedagogia! Na UniGoyazes, você terá acesso a uma formação completa e atualizada, com uma infraestrutura de ponta, laboratórios modernos e equipados, além de contarmos com um Hospital Universitário próprio, o Hospital Augusta.

Corpo Docente

ADÃO GOMES DE SOUZA – PROFESSOR MESTRE
ANECI NEVES DA SILVA DELFINO – PROFESSORA ESPECIALISTA
CÁTIA RODRIGUES DOS SANTOS – Professora Mestre
ISABELA OHANA SANTOS CHAGAS MONTEIRO – Professora
RENATA COSTA PEREIRA – Professora Especialista

Depoimentos

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