Sobre o Curso
O curso de Pedagogia Digital da UniGoyazes segue as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Licenciatura que visa proporcionar ao aluno a formação profissional que lhe permita utilizar os conhecimentos científicos para atuar dentro de espaços escolares e não escolares com postura ética, responsável, criativa, reflexiva, crítica e preparado para entender o fenômeno educativo numa perspectiva ampla e contextualizada, dentro da diversidade de situações concretas.
O curso de Pedagogia Digital do Centro Universitário Goyazes, segue as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Licenciatura e sua proposta está centrada na docência e no processo de ensino aprendizagem da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, pretende formar o educador capaz de pensar a prática, a existência humana, a educação, a escola e o saber historicamente produzido.
Área de Atuação:
- Magistério da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental;
- Gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos;
- Produção de conteúdo e relacionamento com o cliente, uma vez que o aluno aprende no curso de pedagogia, habilidades para lidar com pessoas e todo o funcionamento social das relações.
- Pedagogia Empresarial;
- Pedagogia Hospitalar;
- Desenvolvimento de Tecnologia aplicada a Educação
Preencha o formulário abaixo, para receber mais informações:
Tipo
LICENCIATURA
Modalidade
DIGITAL
Duração
8 Semestres
REGULARIZAÇÃO - MEC

Perfil do Egresso
O perfil profissional do Curso do curso de Pedagogia da UniGOYAZES é de saber, fundamentalmente, atuar como um agente de transformação social, consciente do conhecimento como um valor de si mesmo e da sua construção permanente e imbricada ao ideal da educação humanística. Portanto, conhecedor do processo educativo formal e não formal, em seus múltiplos aspectos: filosófico, antropológico, sociológico, psicológico, pedagógico, ético, cultural, estético, entre outros.
O egresso deve conhecer a escola como organização complexa que tem, como uma de suas funções, a promoção da educação para e na cidadania e deve ser um profissional que atue como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade normal e na Educação profissional; bem como nas áreas de serviços e apoio escolar; no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos e em ambientes não-escolares.
Competências e Habilidades Específicas
Além do explicitado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Pedagogia da UniGoyazes tem como objetivo formar profissionais comprometidos com a educação, preparados para atuar em diferentes espaços educativos e aptos a exercer com ética, criticidade e competência suas atribuições na docência e na gestão de processos educacionais.
Formação para a Docência
O egresso deverá ser capaz de:
I – Atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional, em nível médio, na área de serviços e apoio escolar, respeitando as especificidades de cada etapa da educação;
II – Planejar, executar, avaliar e adaptar atividades pedagógicas com base em fundamentos teórico-metodológicos, considerando os contextos históricos, sociais e culturais dos alunos;
III – Utilizar diferentes linguagens e tecnologias educacionais como recursos didáticos, favorecendo a aprendizagem e a inclusão;
IV – Dominar os conteúdos científicos, culturais e sociais que fundamentam o exercício da docência e saber traduzi-los pedagogicamente;
V – Desenvolver práticas de leitura, escrita e letramento em todas as áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento integral dos educandos;
VI – Compreender o processo ensino-aprendizagem como construção social e cultural, respeitando as diferenças e promovendo a equidade.
Gestão Educacional e Escolar
I – Atuar na gestão de sistemas e instituições de ensino, contribuindo para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas educacionais;
II – Planejar, coordenar e avaliar projetos pedagógicos em instituições escolares e não escolares;
III – Assumir funções de coordenação pedagógica, supervisão e orientação educacional, com capacidade de liderança, escuta e mediação de conflitos;
IV – Avaliar, sistematizar e aplicar os resultados de pesquisas educacionais em benefício do aprimoramento da prática educativa.
Pesquisa e Produção de Conhecimento
I – Participar da produção e disseminação de conhecimentos na área educacional, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da educação;
II – Investigar, de forma crítica e sistemática, a realidade educacional, visando à transformação social e à melhoria das condições de aprendizagem;
III – Utilizar a pesquisa como princípio formativo, articulando teoria e prática e promovendo a formação continuada.
Compromisso Ético e Responsabilidade Social
I – Compreender a educação como prática social comprometida com os direitos humanos, a justiça social, a democracia e a inclusão;
II – Atuar com ética, responsabilidade, empatia e respeito à diversidade de gênero, raça, etnia, religião, orientação sexual e condição socioeconômica;
III – Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática por meio da prática educativa crítica e transformadora.
Educação Permanente
I – Reconhecer a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional e pessoal;
II – Buscar constantemente o aprimoramento do saber pedagógico por meio de estudos, cursos, trocas de experiências e participação em redes de educadores;
III – Refletir sobre sua própria prática docente de forma crítica, visando à inovação e à qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.
Política de Acompanhamento de Egressos
UniGoyazes – Centro Universitário Goyazes
A UniGoyazes reconhece a importância estratégica do acompanhamento de seus egressos como parte fundamental do processo de avaliação e aprimoramento institucional. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com os instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com as orientações do Ministério da Educação (MEC), a instituição implementa uma Política Institucional de Acompanhamento de Egressos voltada ao monitoramento sistemático da trajetória profissional e acadêmica dos seus ex-alunos.
Essa política visa não apenas a manutenção do vínculo institucional, mas também a coleta de dados essenciais para avaliação da qualidade dos cursos de graduação, empregabilidade, relevância social da formação e efetividade das competências e habilidades desenvolvidas durante a graduação.
Objetivo Geral
Implementar mecanismos institucionais contínuos e estruturados de acompanhamento dos egressos da UniGoyazes, com vistas a monitorar sua trajetória profissional e acadêmica, fomentar a integração com a comunidade universitária e subsidiar processos de autoavaliação institucional e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.
Objetivos Específicos
- Coletar dados qualitativos e quantitativos sobre a inserção profissional, atuação acadêmica, formação continuada e percepção dos egressos sobre a qualidade do curso e infraestrutura institucional
- Avaliar o grau de aderência entre a formação oferecida pela UniGoyazes e as exigências do mercado de trabalho
- Estimular o vínculo dos egressos com a comunidade acadêmica, incentivando sua participação em eventos, projetos de extensão, grupos de pesquisa e redes de cooperação
- Disponibilizar aos egressos programas de educação continuada, como cursos de pós-graduação, capacitações e atualizações profissionais
- Apoiar a empregabilidade e o empreendedorismo dos egressos, por meio de parcerias com empresas, órgãos públicos, startups e setores produtivos da região
- Promover a escuta qualificada dos egressos, incorporando suas contribuições à melhoria contínua dos processos pedagógicos, curriculares e de gestão
- Gerar indicadores institucionais que contribuam com os processos avaliativos do MEC (como ENADE, CPC e IGC), e que fundamentem o processo de autoavaliação conduzido pela CPA
Estratégias e Ações
Para atingir seus objetivos, a UniGoyazes desenvolve um conjunto articulado de ações e instrumentos, tais como:
- Aplicação periódica de pesquisas com egressos, com foco em: inserção profissional, remuneração média, área de atuação, satisfação com a formação e sugestões de melhoria
- Criação e atualização de banco de dados institucional dos egressos, com suporte do Núcleo de Avaliação Institucional e da CPA
- Promoção de encontros de ex-alunos, como fóruns, simpósios, palestras e eventos de networking
- Disponibilização de canais de comunicação exclusivos para egressos, como grupos institucionais, newsletters, plataformas de vagas e orientações de carreira
- Parcerias com o setor produtivo e órgãos públicos para oferta de estágios, empregos, mentorias e consultorias
- Desenvolvimento de indicadores sobre o impacto social e profissional dos cursos com base no retorno dos egressos, como previsto nos instrumentos de avaliação do INEP/MEC
- Oferta de vantagens e descontos em cursos de especialização e MBA para ex-alunos, fortalecendo a política de formação continuada
Compromisso com a Avaliação e Melhoria Contínua
A Política de Acompanhamento de Egressos da UniGoyazes é parte integrante da autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade acadêmica, revisão curricular e alinhamento da missão institucional às demandas sociais e profissionais da região.
Por meio dessa política, a UniGoyazes reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, mantendo um olhar permanente sobre os resultados da sua atuação educacional e sobre os caminhos trilhados por seus ex-alunos no mundo do trabalho, da ciência e da cidadania.

Nossa Estrutura
- Clínica Escola de Estética
- Entrada da Clínica Escola de Estética
- Clínica Escola de Análises Clínicas
- Visão geral (Clínica Escola de Análises Clínicas)
- Coleta (Clínica Escola de Análises Clínicas)
- Entrada Clínica Escola de Análises Clínicas
- Laboratório de Urinalise e Parasitologia
- Laboratório de Ciências Morfofuncionais
- Humanas
- Sala de Metodologias Ativas
- Laboratório de Tecnologias Avançadas
- Laboratório de Imagens Tridimensionais – 3D
- Auditório
- Biblioteca
Matriz Curricular - Bacharelado
Obrigatórias
Avaliação da Educação e da Aprendizagem – 40h
Didática: Organização do Trabalho Pedagógico – 40h
Direitos Humanos e Relações Etnico-Raciais – 80h
Educação Inclusiva – 40h
Educação Psicomotora – 40h
Educação, Comunicação e Tecnologias – 40h
Educação, Corpo e Movimento – 40h
Ensino de Arte – 40h
Escrita Científica I – 40h
Escrita Científica II – 40h
Estudar e Aprender à Distância – 40h
Filosofia da Educação I – 40h
Filosofia da Educação II – 40h
Formação Profissional e Ética do Pedagogo – 40h
Fundamentos Teóricos e Metodológicas da Matemática – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências – 60h
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia e História – 60h
Gestão de Sistemas Educacionais – 60h
Gestão Educacional em espaços não escolares – 40h
História da Educação I – 40h
História da Educação II – 40h
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – 40h
Legislação e políticas Públicas da Educação Básica – 40h
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – 40h
Literatura Infantil – 40h
Novas Linguagens e tecnologias Educacionais – 40h
Optativa I – 40
Optativa II – 40h
Planejamento Educacional e Avaliação Institucional – 40h
Políticas Públicas e Teorias do Currículo – 80h
Prática Pedagógica I – 100h
Prática Pedagógica II – 100h
Prática Pedagógica III – 100h
Prática Pedagógica IV – 100h
Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional – 40h
Procedimentos de Ensino e Educação Especial: Deficiência Visual – 40h
Psicologia da Educação e da Aprendizagem I – 40h
Psicologia da educação e da Aprendizagem II – 40h
Psicologia do Desenvolvimento – 40h
Relações Interpessoais em administração de Conflitos – 40h
Seminário de Pesquisa I – 40h
Sociologia da Educação I – 40h
Sociologia da Educação II – 40h
Temas Transversais – 40h
Teorias da Aprendizagem I – 40h
Teorias da Aprendizagem II – 40h
Optativas
Abordagem Social das Deficiências – 40h
Afetividade e Sexualidade e Educação Especial – 40h
Cultura Brasileira e relações Etnico-Raciais – 40h
Educação Ambiental e Cidadania – 40h
Expressão pelo Movimento, pelas Artes plásticas e musical – 40h
Atividades Complementares
Atividades Complementares – 100h
ESTÁGIOS:
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I – Educação Infantil – 100h
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II – Ensino Fundamental – 100h
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório III – EJA/Inclusão – 100h
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório IV – Gestão Escolar – 100h
Atividades de Extensão
Atividade de Extensão I – 80h
Atividade de Extensão II – 80h
Extensão III – 80h
Extensão IV – 80h
O nosso foco é na prática!
A UniGoyazes valoriza o ensino na prática, focando na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.
A UniGoyazes está mudando vidas no Brasil. Mude a sua vida também!
Realize o seu sonho de se tornar um profissional de excelência na área de Pedagogia! Na UniGoyazes, você terá acesso a uma formação completa e atualizada, com uma infraestrutura de ponta, laboratórios modernos e equipados, além de contarmos com um Hospital Universitário próprio, o Hospital Augusta.
Corpo Docente
ADÃO GOMES DE SOUZA – PROFESSOR MESTRE
ANECI NEVES DA SILVA DELFINO – PROFESSORA ESPECIALISTA
CÁTIA RODRIGUES DOS SANTOS – Professora Mestre
ISABELA OHANA SANTOS CHAGAS MONTEIRO – Professora
RENATA COSTA PEREIRA – Professora Especialista
Depoimentos






