Sobre o Curso
A Biomedicina é composta por 35 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFB). Sempre com foco na prática buscamos implantar a cada dia novas tecnologias voltadas para a área da saúde que auxiliam no desenvolvimento e na habilidade dos nossos alunos.
Nossa estrutura conta com mais de 30 laboratórios e Clínicas Escola de alto padrão tanto para uso específico do curso de Biomedicina quanto para estudos coletivos.
Nosso Corpo Docente é composto por mestres e doutores todos atuantes profissionalmente.
Todos os cursos do Centro Universitário Goyazes são autorizados e reconhecidos pelo MEC.
Preencha o formulário abaixo, para receber mais informações:
Tipo
Graduação
Modalidade
Presencial
Duração
8 Semestres
REGULARIZAÇÃO - MEC

Perfil do Egresso
A área de atuação do Biomédico é ampla, oferecendo uma série de opções e oportunidades. Uma atividade de destaque é no ensino, onde o profissional forma e prepara acadêmicos para o exercício da carreira. Outro setor de grande atuação do Biomédico é na pesquisa, cujo objetivo é desenvolver e implantar novas tecnologias nas universidades e laboratórios.
Pesquisadores brasileiros da área de Biomedicina têm se destacado em estudos de repercussão mundial, como o Projeto Genoma Humano. Também é papel do pesquisador Biomédico testar a eficácia de substâncias já existentes no mercado. O profissional da Biomedicina ainda pode atuar nos seguintes campos:
- Biomedicina Estética
- Docência e Pesquisa (Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia)
- Bioquímica
- Banco de Sangue
- Fisiologia Humana
- Hematologia
- Imunologia
- Microbiologia
- Patologia Clínica (Análises Clínicas)
- Parasitologia
- Virologia
- Informatica de Saúde
- Farmacologia
- Saúde Pública
- Radiologia
- Imagenologia
- Análises Bromatológicas
- Microbiologia de Alimentos
- Histologia Humana
- Patologia
- Citologia Oncótica
- Análise Ambiental
- Acupuntura
- Genética
- Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico
- Embriologia
- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)
- Gestão das Tecnologias em Saúde
- Reprodução Humana
- Biologia Molecular
- Farmacologia
- Psicobiologia
- Informática de Saúde
- Histotecnologia Clinica / Anatomia Patológica
- Toxicologia
- Perfusão Extracorpórea
- Sanitarista
- Auditoria
- Imagenologia
- Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
- Biofísica
Competências e Habilidades Específicas
O curso de Biomedicina da UniGoyazes, alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar em todas as áreas da Análise Clínica e outras atividades laboratoriais e tecnológicas voltadas à saúde, com competência técnica, pensamento crítico, responsabilidade ética e comprometimento com a promoção da saúde individual e coletiva.
Atenção à Saúde
O egresso da UniGoyazes estará habilitado a:
I – compreender o processo saúde-doença em suas dimensões biológicas, sociais e ambientais;
II – atuar com ética e compromisso com a integralidade do cuidado à saúde, desenvolvendo ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e promoção da saúde, em consonância com os princípios do SUS;
III – participar ativamente de equipes multiprofissionais de saúde, com atuação voltada para a resolutividade e qualidade dos serviços prestados;
IV – executar, interpretar e validar exames laboratoriais com foco na segurança, qualidade e relevância clínica;
V – reconhecer a importância da biossegurança, do controle de qualidade e da gestão laboratorial.
Tomada de Decisão
I – aplicar conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos para a tomada de decisão em procedimentos laboratoriais;
II – interpretar resultados de exames com base em evidências científicas e em análises epidemiológicas;
III – adotar condutas éticas, fundamentadas e resolutivas frente aos desafios da prática biomédica.
Comunicação
I – estabelecer comunicação clara, objetiva e empática com equipes de saúde, pacientes e comunidade;
II – utilizar linguagem científica e acessível na elaboração de relatórios, pareceres e publicações técnico-científicas;
III – manter sigilo e confidencialidade das informações obtidas durante o exercício profissional.
Liderança
I – atuar de forma proativa na liderança de equipes e setores laboratoriais;
II – promover a gestão participativa, o desenvolvimento profissional da equipe e o bom ambiente de trabalho;
III – incentivar a responsabilidade coletiva e o comprometimento com os resultados e metas institucionais.
Gestão em Saúde
I – aplicar os princípios de gestão em laboratórios de análises clínicas, centros de pesquisa e instituições de saúde pública e privada;
II – contribuir para o planejamento, organização, avaliação e melhoria contínua dos processos de trabalho em saúde;
III – utilizar indicadores laboratoriais, clínicos e epidemiológicos para fundamentar a gestão e a tomada de decisão em serviços de saúde.
Educação Permanente
I – reconhecer a importância da formação continuada como estratégia para atualização e aperfeiçoamento profissional;
II – desenvolver pensamento crítico, reflexivo e criativo na busca por soluções inovadoras e baseadas em evidências;
III – atuar como agente multiplicador do conhecimento e da prática científica nas instituições em que estiver inserido;
IV – participar de grupos de pesquisa, eventos científicos e programas de educação permanente em saúde.
Dessa forma, a UniGoyazes forma biomédicos com competências e habilidades voltadas à atuação segura, ética, humanizada e baseada em evidências, capazes de contribuir significativamente para o cuidado à saúde e para o avanço da ciência no país.
Política de Acompanhamento de Egressos
UniGoyazes – Centro Universitário Goyazes
A UniGoyazes reconhece a importância estratégica do acompanhamento de seus egressos como parte fundamental do processo de avaliação e aprimoramento institucional. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com os instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com as orientações do Ministério da Educação (MEC), a instituição implementa uma Política Institucional de Acompanhamento de Egressos voltada ao monitoramento sistemático da trajetória profissional e acadêmica dos seus ex-alunos.
Essa política visa não apenas a manutenção do vínculo institucional, mas também a coleta de dados essenciais para avaliação da qualidade dos cursos de graduação, empregabilidade, relevância social da formação e efetividade das competências e habilidades desenvolvidas durante a graduação.
Objetivo Geral
Implementar mecanismos institucionais contínuos e estruturados de acompanhamento dos egressos da UniGoyazes, com vistas a monitorar sua trajetória profissional e acadêmica, fomentar a integração com a comunidade universitária e subsidiar processos de autoavaliação institucional e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.
Objetivos Específicos
- Coletar dados qualitativos e quantitativos sobre a inserção profissional, atuação acadêmica, formação continuada e percepção dos egressos sobre a qualidade do curso e infraestrutura institucional
- Avaliar o grau de aderência entre a formação oferecida pela UniGoyazes e as exigências do mercado de trabalho
- Estimular o vínculo dos egressos com a comunidade acadêmica, incentivando sua participação em eventos, projetos de extensão, grupos de pesquisa e redes de cooperação
- Disponibilizar aos egressos programas de educação continuada, como cursos de pós-graduação, capacitações e atualizações profissionais
- Apoiar a empregabilidade e o empreendedorismo dos egressos, por meio de parcerias com empresas, órgãos públicos, startups e setores produtivos da região
- Promover a escuta qualificada dos egressos, incorporando suas contribuições à melhoria contínua dos processos pedagógicos, curriculares e de gestão
- Gerar indicadores institucionais que contribuam com os processos avaliativos do MEC (como ENADE, CPC e IGC), e que fundamentem o processo de autoavaliação conduzido pela CPA
Estratégias e Ações
Para atingir seus objetivos, a UniGoyazes desenvolve um conjunto articulado de ações e instrumentos, tais como:
- Aplicação periódica de pesquisas com egressos, com foco em: inserção profissional, remuneração média, área de atuação, satisfação com a formação e sugestões de melhoria
- Criação e atualização de banco de dados institucional dos egressos, com suporte do Núcleo de Avaliação Institucional e da CPA
- Promoção de encontros de ex-alunos, como fóruns, simpósios, palestras e eventos de networking
- Disponibilização de canais de comunicação exclusivos para egressos, como grupos institucionais, newsletters, plataformas de vagas e orientações de carreira
- Parcerias com o setor produtivo e órgãos públicos para oferta de estágios, empregos, mentorias e consultorias
- Desenvolvimento de indicadores sobre o impacto social e profissional dos cursos com base no retorno dos egressos, como previsto nos instrumentos de avaliação do INEP/MEC
- Oferta de vantagens e descontos em cursos de especialização e MBA para ex-alunos, fortalecendo a política de formação continuada
Compromisso com a Avaliação e Melhoria Contínua
A Política de Acompanhamento de Egressos da UniGoyazes é parte integrante da autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade acadêmica, revisão curricular e alinhamento da missão institucional às demandas sociais e profissionais da região.
Por meio dessa política, a UniGoyazes reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, mantendo um olhar permanente sobre os resultados da sua atuação educacional e sobre os caminhos trilhados por seus ex-alunos no mundo do trabalho, da ciência e da cidadania.

Nossa Estrutura
- Clínica Escola de Estética
- Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Hematologia
- Clínica Escola de Análises Clínicas
- Laboratório de Bioquímica, Química e Microscopia.
- Laboratório de Urinalise e Parasitologia
- Laboratório de Ciências Morfofuncionais Humanas
- Sala de Metodologias Ativas
- Laboratório de Tecnologias Avançadas
- Laboratório de Imagens Tridimensionais – 3D
- Auditório
- Biblioteca
Matriz Curricular - Bacharelado
Obrigatórias
Ciências Morfofuncionais (Musculo – esqueléticas) – 80 H
Ciências Morfofuncionais (Cito – Histologia) – 80H
Saúde Coletiva (DIGITAL) – 40H
Escrita Científica I (DIGITAL) – 40H
Ciências Morfofuncionais Fisiológicas I – 80H
Formação Profissional e Ética em Biomedicina – 80H
Ciências Bioexatas (DIGITAL) – 40H
Ciências Químicas – 80H
Ciências Morfofuncionais Sistêmicas – 80H
Ciências Morfofuncionais Fisiológicas II – 80H
Microbiologia Geral – 80H
Extensão I – 40H
Psicologia Aplicada a Saúde (DIGITAL) – 40H
Patologia Geral – 80H
Ciências Moleculares – 80H
Bioquímica Metabólica – 80H
Parasitologia Geral – 80H
Extensão II – 40H
Escrita Científica II (DIGITAL) – 40H
Epidemiologia (DIGITAL) – 40H
Imunologia Geral – 80H
Biomedicina e Estética I – 80H
Farmacologia Geral – 80H
Extensão III – 40H
Líquidos Corporais – 80H
Parasitologia Clinica – 80H
Microbiologia Clinica – 80H
Imunologia Clinica – 80H
Extensão IV – 80H
Empreendedorismo (DIGITAL) – 40H
Hematologia Clinica – 80H
Biomeidicina Estética II – 80H
Bioquímica Clinica – 80H
Optativa – 40H
Extensão V – 80H
Seminário de Pesquisa I – 40H
Estagio em Microbiologia e Parasitologia – 100H
Estagio em Líquidos Corporais – 120H
Estagio em Imunologia – 100H
Seminário de Pesquisa II – 40H
Estagio em Bioquímica – 120H
Estagio em Hematologia e Banco de Sangue – 100H
Estagio em Controle de Qualidade – 100H
Atividades Complementares – 80H
Estagio em Biomedicina e Estética I – 260H
Estagio em Biomedicina e Estética II – 240H
* O 9º período é opcional e destinado exclusivamente aos alunos que desejam incluir a habilitação em Biomedicina Estética. Nesse período, são cumpridas 500 horas de estágio curricular obrigatório, sem disciplinas teóricas. Todos os alunos concluem o curso até o
8o período, defendem o TCC e colam grau. A inclusão do 9o período é facultativa e exclusiva para aqueles que optarem pela habilitação em Biomedicina Estética.
Optativas
Direitos Humanos (Digital) – 40H
Relação Étnico-raciais e cultura brasileira (Digital) – 40H
Língua Brasileira de Sinais (Digital) – 40H
Gestão e Marketing de Saúde (Digital) – 40H
Saúde Ambiental (Digital) – 40H
Citologia Clínica – 40H Homem, cultura e sociedade (Digital) – 40H
Educação em Neurodiversidade (Digital) – 40H
Primeiros Socorros (Digital) – 40H
Citogenética (Digital) – 40H
Imaginologia – 40H
Atividades Complementares
Atividades Complementares – 100h
Atividades de Extensão
Não definidas
O nosso foco é na prática!
A UniGoyazes valoriza o ensino na prática, focando na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.
A UniGoyazes está mudando vidas no Brasil. Mude a sua vida também!
Realize o seu sonho de se tornar um profissional de excelência na área de Biomedicina! Na UniGoyazes, você terá acesso a uma formação completa e atualizada, com uma infraestrutura de ponta, laboratórios modernos e equipados, além de contarmos com um Hospital Universitário próprio, o Hospital Augusta.
Corpo Docente
ADÃO GOMES DE SOUZA – PROFESSOR MESTRE
ANECI NEVES DA SILVA DELFINO – PROFESSORA ESPECIALISTA
ARTHUR FERREIRA DO VALE – PROFESSOR MESTRE
CASSIA VIEIRA CINTRA – PROFESSORA ESPECIALISTA
DENIZE FERREIRA – PROFESSOR ESPECIALISTA
DANIEL MARTINS DO NASCIMENTO – PROFESSOR MESTRE
DANILO AUGUSTO DOS SANTOS – PROFESSOR MESTRE
DILMA MARIA DE REZENDE SILVA – PROFESSORA MESTRA
GUSTAVO MOTA GALVAO – PROFESSOR DOUTOR
HELIO PINHEIRO DE ANDRADE – PROFESSOR MESTRE
IZABELA OHANA SANTOS CHAGAS – PROFESSORA ESPECIALISTA
JORDANNA MIRELLE CARVALHO PARDINHO – PROFESSORA MESTRE
JULIANA CRISTINA MAGALHÃES – PROFESSORA DOUTORA
LEONARDO IZIDÓRIO CARDOSO FILHO – PROFESSOR MESTRE
LORAYNE CHAVEIRO DOS SANTOS – PROFESSOR ESPECIALISTA
LUCIANO GONÇAVES NOGUEIRA – PROFESSOR ESPECIALISTA
MARIA CLARA LIZARDA AFONSO – PROFESSORA ESPECIALISTA
OSMAR PEREIRA DOS SANTOS – PROFESSOR MESTRE
RELTON ROMEIS DE OLIVEIRA – PROFESSOR DOUTOR
ROSIVELTON DO AMARAL NUNES – PROFESSOR ESPECIALISTA
RODRIGO LOPES DE FELIPE – PROFESSOR DOUTOR
RODRIGO DE OLIVEIRA GODOY – PROFESSOR ESPECIALISTA
SUSY RICARDO LEMES PONTES – PROFESSORA DOUTORA
Depoimentos






