Educação Física

Oportunizando o desenvolvimento de competências que possibilitem ao egresso a participação e intervenção em programas inter e multidisciplinares nas áreas da saúde, nos estágios atuais e seus valores emergentes na cultura do movimento humano

Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Educação Física da UniGoyazes é oferecido nos turnos matutino e noturno, totalizando 100 vagas, tem como objetivo formar profissionais para atuar na promoção da saúde, avaliação e prescrição de exercícios, treinamento esportivo bem como na gestão e administração de atividades físicas nas áreas da Saúde e do Lazer, utilizando como elemento central à prática de atividades físicas, de caráter recreativo ou de rendimento; Preparar profissionais orientados por valores éticos morais e sociais, próprios de uma sociedade plural, capazes de analisar a realidade social e atuar a partir da intervenção como agentes transformadores da mesma, nos âmbitos estadual regional e nacional; Oportunizar o desenvolvimento de competências que possibilitem ao egresso a participação e intervenção em programas inter e multidisciplinares nas áreas da saúde, nos estágios atuais e seus valores emergentes na cultura do movimento humano.

Preencha o formulário abaixo, para receber mais informações:

Tipo

Graduação

Modalidade

Presencial

Duração

8 Semestres

Perfil do Egresso

O egresso poderá atuar nos seguintes segmentos:

  • Academias;
  • Empresas;
  • Hotéis;
  • Hospitais;
  • Clubes;
  • Condomínios;
  • Clínicas;
  • Associações esportivas;
  • Personal Trainer;
  • Associações de bairros,;
  • Órgãos governamentais e não-governamentais;
  • Pessoas e grupos com necessidades especiais;

Competências e Habilidades Específicas

O curso de Educação Física da UniGoyazes tem como objetivo formar profissionais com sólida base científica, técnica e ética, preparados para atuar na promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar, por meio da prática de atividades físicas e esportivas em diferentes contextos sociais.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, espera-se que o egresso esteja apto a exercer sua profissão de maneira crítica, reflexiva e comprometida com a transformação social, desenvolvendo as seguintes competências e habilidades específicas:

Atenção à Saúde

O egresso do curso de Educação Física deverá ser capaz de:
I – Atuar na promoção, prevenção e reabilitação da saúde, por meio de programas de atividade física e exercício físico voltados a diferentes faixas etárias, grupos populacionais e condições de saúde;
II – Compreender a saúde em sua dimensão biopsicossocial, considerando os determinantes sociais, culturais e ambientais;
III – Desenvolver intervenções seguras e eficazes, com base em evidências científicas, respeitando os limites e necessidades individuais dos sujeitos e grupos;
IV – Avaliar, planejar, prescrever, orientar e monitorar atividades físicas adequadas a diferentes contextos (academias, hospitais, clubes, empresas, comunidades, entre outros), promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das pessoas;
V – Estimular a autonomia, a inclusão e a valorização da diversidade no acesso às práticas corporais.

Tomada de Decisão

O egresso deverá demonstrar capacidade para:
I – Analisar criticamente as necessidades dos indivíduos e coletividades para elaborar planos de intervenção em Educação Física;
II – Utilizar o raciocínio clínico-científico para selecionar métodos, técnicas e recursos adequados à realidade e aos objetivos de cada situação;
III – Avaliar os resultados das práticas desenvolvidas e promover os ajustes necessários para sua efetividade.

Comunicação

O profissional deverá ser capaz de:
I – Estabelecer comunicação eficaz e empática com indivíduos, grupos e equipes interdisciplinares, utilizando linguagem acessível e respeitosa;
II – Conduzir processos de ensino-aprendizagem de forma clara, didática e motivadora, nos mais diversos ambientes da prática corporal;
III – Registrar adequadamente as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos, respeitando os princípios éticos e legais do exercício profissional.

Liderança

O egresso deverá estar apto a:
I – Assumir papéis de liderança e protagonismo em equipes multiprofissionais, com responsabilidade, ética e espírito colaborativo;
II – Mobilizar pessoas e recursos para o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas da Educação Física, como saúde, lazer, esporte, treinamento e reabilitação;
III – Incentivar a prática da atividade física regular como política de saúde e cidadania.

Gestão em Saúde e Prática Corporal

Espera-se que o profissional:
I – Participe ativamente da gestão de programas, projetos e instituições relacionados à atividade física, esporte e saúde;
II – Conheça e aplique políticas públicas voltadas à promoção da atividade física e à redução do sedentarismo;
III – Elabore e gerencie planos de ação, monitoramento e avaliação em ambientes como academias, clínicas, escolas, clubes e empresas.

Educação Permanente

O egresso deverá estar comprometido com:
I – A busca contínua pelo aprimoramento técnico, científico e humano;
II – A construção de saberes em diálogo com as demais áreas da saúde, educação e ciências humanas;
III – A atuação como agente multiplicador do conhecimento e promotor de práticas educativas junto à comunidade e aos colegas de profissão.

Competências Específicas do Bacharel em Educação Física

Além das competências gerais, o curso de Bacharelado em Educação Física da UniGoyazes proporcionará ao egresso:


● Domínio técnico-científico das atividades físicas e esportivas, com foco em saúde, rendimento, lazer e desempenho;

● Capacidade de atuar em ambientes clínicos, hospitalares, empresariais, esportivos e comunitários;

● Conhecimento da anatomia, fisiologia, biomecânica e cinesiologia, aplicados à prescrição e acompanhamento do exercício físico;

● Habilidade para utilizar recursos tecnológicos no planejamento, avaliação e execução das intervenções;

● Compreensão crítica da realidade social brasileira e das condições que determinam o acesso às práticas corporais e ao esporte.

Política de Acompanhamento de Egressos

UniGoyazes – Centro Universitário Goyazes

A UniGoyazes reconhece a importância estratégica do acompanhamento de seus egressos como parte fundamental do processo de avaliação e aprimoramento institucional. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com os instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com as orientações do Ministério da Educação (MEC), a instituição implementa uma Política Institucional de Acompanhamento de Egressos voltada ao monitoramento sistemático da trajetória profissional e acadêmica dos seus ex-alunos.

Essa política visa não apenas a manutenção do vínculo institucional, mas também a coleta de dados essenciais para avaliação da qualidade dos cursos de graduação, empregabilidade, relevância social da formação e efetividade das competências e habilidades desenvolvidas durante a graduação.

Objetivo Geral

Implementar mecanismos institucionais contínuos e estruturados de acompanhamento dos egressos da UniGoyazes, com vistas a monitorar sua trajetória profissional e acadêmica, fomentar a integração com a comunidade universitária e subsidiar processos de autoavaliação institucional e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos.

Objetivos Específicos

Estratégias e Ações​

Para atingir seus objetivos, a UniGoyazes desenvolve um conjunto articulado de ações e instrumentos, tais como:

Compromisso com a Avaliação e Melhoria Contínua

A Política de Acompanhamento de Egressos da UniGoyazes é parte integrante da autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e contribui diretamente para a melhoria contínua da qualidade acadêmica, revisão curricular e alinhamento da missão institucional às demandas sociais e profissionais da região.

Por meio dessa política, a UniGoyazes reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, mantendo um olhar permanente sobre os resultados da sua atuação educacional e sobre os caminhos trilhados por seus ex-alunos no mundo do trabalho, da ciência e da cidadania.

Nossa Estrutura

Matriz Curricular - Bacharelado

Obrigatórias

Atividade de extensão I – 40h
Atividade de extensão II – 40h
Atividade de extensão III – 40h
Atividade de extensão IV – 40h
Atividade de extensão V – 40h
Atividade de extensão VI – 40h
Atividade de extensão VII – 40h
Atividade de extensão VIII – 40h
Atividades Aquáticas– 80h
Atividades de Extensão V – 40h
Atividades de Extensão VII – 40h
Biomecânica e Cinesiologia– 80h
Ciências Bioexatas – 40h
Ciências Morfofuncionais cito-histológicas – 40h
Ciências Morfofuncionais Fisiológicas – 80h
Ciências Morfofuncionais músculo esquelética -80h
Ciências Morfofuncionais Sistêmicas – 40h
Ciências humanas e sociais – 80h
Ciências químicas– 80h
Desenvolvimento, Aprendizagem e Controle motor – 40h
Empreendedorismo – 40h
Epidemiologia e saúde pública – 40h
Estágio em Esportes Coletivos – 80h
Estágio em Esportes Individuais – 80h
Estágio em Inst. de Assistência Social – 80h
Estágio em Organização e acessória de Eventos Esportivos- 80h
Estágio em Prescrição e controle da atividade física – 80h
Estagio em Condicionamento Físico- 120h
Estagio em Saúde Coletiva- 80h

Estágio em Organização e acessória de Eventos Esportivos- 80h
Fisiologia do Exercício – 80h
Formação Profissional e Ética Profissional – 40h
Jogos, Lazer e recreação – 80H
LIBRAS – 40h
Medidas e Avaliação física – 80h
Metodologia da Musculação -80h
Metodologia das Ginásticas– 80h
Metodologia das lutas – 80h
Metodologia do Atletismo – 80h
Metodologia do Basquete – 80h
Metodologia do Futebol e Futsal– 80h
Metodologia do Handebol – 80h
Metodologia do treinamento esportivo – 40h
Metodologia do Vôlei – 80h
Nutrição aplicada ao esporte – 40h
Organização, Marketing e Administração Esportiva – 40h
Optativa – 40h
Prática integrativa I – 40h
Prática integrativa II – 40h
Pratica integrativa III – 40h
Pratica integrativa IV- 40h
Pratica Integrativa V – 40h
Pratica Integrativa VI – 40h
Pratica Integrativa VII- 40h
Psicologia e sociologia aplicada a saúde – 40h
Ritmo, Movimento e Composição Coreográfica – 80h

Optativas

Gestão e Marketing de Saúde – 80h
Metodologia do treinamento esportivo – 80h
Metodologia da atividade física para deficiente – 80h
Exercicio físico e saúde coletiva – 80h
Ginástica de academia – 80h
Treinamento resistido e força – 80h
Direitos Humanos – 80h
Relação Etnoraciais e cultura brasileira – 80h
Tópicos especiais em atividades físicas para pessoas com deficiência – 80h
Gestão de academia – 80h
Esportes complementares – 80h
Saúde Ambiental – 80h
Metodologia do treinamento na Musculação – 80h

Atividades Complementares

Atividades Complementares – 200h

Atividades de Extensão

Não definidas

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

3400h

O nosso foco é na prática!

A UniGoyazes valoriza o ensino na prática, focando na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.

A UniGoyazes está mudando vidas no Brasil. Mude a sua vida também!

Realize o seu sonho de se tornar um profissional de excelência na área de Educação Física! Na UniGoyazes, você terá acesso a uma formação completa e atualizada, com uma infraestrutura de ponta, laboratórios modernos e equipados, além de contarmos com um Hospital Universitário próprio, o Hospital Augusta.

Corpo Docente

ADÃO GOMES DE SOUZA – PROFESSOR MESTRE
ANDERSON FELIX DE ARAÚJO – PROFESSOR ESPECIALISTA
ANECI NEVES DA SILVA DELFINO – PROFESSORA ESPECIALISTA
CATIA RODRIGUES DOS SANTOS – PROFESSORA MESTRE
DENIZE FERREIRA – PROFESSORA ESPECIALISTA
HEDERSON PINHEIRO DE ANDRADE – PROFESSOR ESPECIALISTA
JAQUELINE NASCIMENTO DE ASSIS – PROFESSORA MESTRE
OSMAR PEREIRA DOS SANTOS – PROFESSOR MESTRE
RELTON ROMEIS DE OLIVEIRA – PROFESSOR DOUTOR
SUSY RICARDO LEMES PONTES – PROFESSORA DOUTOR
TAYSA CRISTINA DOS SANTOS – PROFESSORA MESTRE
THAIS RENATA QUEIROZ SANTANA CARNEIRO – PROFESSORA DOUTORA
VINÍCIUS DINIZ AZEVEDO – PROFESSOR MESTRE
VINÍCIUS RAMOS REZENDE – PROFESSOR MESTRE

Depoimentos

Ir para o conteúdo