Odontologia

Odontologia no Centro Universitário Goyazes! Comprometido com a formação de profissionais qualificados, pautados pela ética, inovação e responsabilidade social

Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Odontologia, com duração de 5 anos, do Centro Universitário Goyazes – UniGoyazes segue as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Odontologia que estabelecem que o Cirurgião Dentista deva ter um perfil com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A formação do Cirurgião Dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • Atenção à saúde em todos os níveis, ou seja, tanto na prevenção das doenças quanto no tratamento das mesmas em menor ou maior complexidade;
  • Tomada de decisões quanto ao melhor tratamento em cada caso, baseando-se em evidências científicas;
  • Comunicação, em linguagem verbal, não verbal (Ex: linguagem corporal do paciente), escrita e leitura. Isso inclui confidencialidade de informações do paciente, o domínio de pelo menos uma língua estrangeira, linguagem de tecnologias de comunicação e informação (Ex: computadores);
  • Liderança;
  • Administração e gerenciamento;
  • Educação permanente, com leitura/estudo de livros e artigos científicos, participação em cursos e congressos, etc;

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Tipo

Graduação

Modalidade

Presencial

Duração

10 Semestres

REGULARIZAÇÃO - MEC

Perfil do Egresso

Tendo em vista as demandas e expectativas relativas ao desenvolvimento do setor da saúde em Trindade e regiões de abrangência da UniGOYAZES, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Odontologia, o perfil do aluno formado pela UniGOYAZES é o de um profissional generalista, humanista, comunicativo, apto à atuação em equipe, crítico e reflexivo, proativo e empreendedor, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, consciente e participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas, com base no rigor técnico e científico. Profissional capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A formação do egresso/profissional, cirurgião dentista, deverá contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e trabalho em equipe.

Com a implementação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, houve o aprimoramento no processo de formação profissional, qualificando, ao mesmo tempo, o sistema local de assistência, reduzindo o distanciamento entre os mundos acadêmico e o da prestação real dos serviços de saúde.

Desta forma, incorporar na formação do profissional de Odontologia uma visão mais social e humanitária, reconhecendo, analisando criticamente e atuando sobre as necessidades básicas dos serviços de saúde da comunidade. Com isso, todo o conhecimento técnico-científico gerado na IES, poderá ser empregado diretamente na atenção das necessidades básicas de saúde do município e região, durante o curso de graduação, fazendo com que os próprios alunos, acompanhados por docentes responsáveis, sejam instrumentos desse processo. Assim, o cirurgião-dentista formado pela UniGOYAZES será um profissional liberal, com excelência técnica e com amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde.

Ainda seguindo o descrito na Resolução CNS/CES nº3 de 2021, que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, o profissional formado pela UniGOYAZES será:

I – generalista, dotado de sólida fundamentação técnico-científica e ativo na construção permanente de seu conhecimento;
II – humanístico e ético, atento à dignidade da pessoa humana e às necessidades individuais e coletivas, promotor da saúde integral e transformador da realidade em benefício da sociedade;
III – apto à atuação em equipe, de forma interprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar;
IV – proativo e empreendedor, com atitude de liderança;
V – comunicativo, capaz de se expressar com clareza;
VI – crítico, reflexivo e atuante na prática odontológica em todos os níveis de atenção à saúde;
VII – consciente e participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas.

Competências e Habilidades Específicas

Além do explicitado, deseja-se que o graduado da UniGOYAZES tenha conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

Atenção à saúde: o egresso atuará considerando a ética e as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, e cultural, que singularizam cada pessoa ou cada grupo social, e que seja capaz de:

I – reconhecer a saúde como direito humano e condição digna de vida e atuar com base no direito ao acesso universal à saúde e aos demais princípios do SUS, tais como os de universalidade, integralidade e equidade, de forma contínua e articulada com todos os setores da sociedade;

II – atuar na integralidade do cuidado à saúde por meio do desenvolvimento de ações e serviços de promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde, individual e coletiva; exigidos para cada caso, em todos os pontos da rede de atenção do SUS, que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde;

III – atuar interprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente na atenção à saúde, pautando seu pensamento crítico em valores éticos e em evidências científicas, e de forma que permitir a escuta qualificada e singular de cada indivíduo e das comunidades;

IV – exercer sua profissão de forma articulada com o contexto social, econômico, cultural e ambiental com ênfase na identificação das condições de vida dos indivíduos e das comunidades, como fatores de determinação da condição de saúde-doença da população, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição no respectivo contexto;

V – promover a humanização do cuidado à saúde de forma contínua e integrada, tendo em vista as demais ações e instâncias da saúde, de modo a desenvolver projetos terapêuticos compartilhados, estimulando o autocuidado e a autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades, bem como reconhecer os usuários como protagonistas ativos da sua própria saúde, inclusive as pessoas com deficiência;

VI – realizar com segurança processos e procedimentos, referenciados nos padrões vigentes da prática profissional, de modo a evitar riscos, efeitos adversos e danos aos usuários, a si mesmo e aos demais profissionais, agindo com base no reconhecimento clínicoepidemiológico, nos riscos e vulnerabilidades dos indivíduos e grupos sociais;

VII – fundamentar a atenção à saúde nos princípios da ética e da bioética, bem como nas legislações regulatórias do exercício profissional, levando em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico.

Tomada de decisões: a graduação em Odontologia da UniGOYAZES, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais visa à formação do cirurgião-dentista capaz de:

I – aplicar conhecimentos, metodologias, procedimentos, instalações, equipamentos e insumos, de modo a produzir melhorias no acesso e na qualidade integral à saúde da população e no desenvolvimento científico, tecnológico, e em seus aspectos de inovação que retroalimentam as decisões;

II – avaliar sistematicamente e realizar a escolha das condutas adequadas, com base em evidências científicas e na escuta ativa centrada nas necessidades dos indivíduos, famílias, grupos e comunidades.

Comunicação: as habilidades e competências trabalhadas no curso de graduação em Odontologia da UniGOYAZES visam ainda a formação de profissionais capazes de:

I – interagir com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais, com empatia, sensibilidade, interesse e respeito aos saberes e à cultura popular, por meio de linguagem acessível, facultando aos usuários a compreensão das ações e dos procedimentos indicados;

II – relacionar-se com a equipe de saúde de forma a articular os diferentes conhecimentos na solução dos problemas de saúde, assim como contribuir com a convivência harmoniosa nos serviços de saúde;

III – manter a confidencialidade das informações recebidas incluindo imagens obtidas, estimulando a confiança mútua, a autonomia e a segurança do usuário sob cuidado;

IV – compreender a comunicação verbal e não-verbal, a escrita e a leitura da Língua Portuguesa, assim como, para atendimento às comunidades pertinentes, a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e línguas indígenas, sendo desejável, ainda, a compreensão de pelo menos uma Língua estrangeira.

V – conhecer e aplicar tecnologias de informação e comunicação como meio para tratar as informações e mediar o processo comunicativo entre profissionais e usuários sob cuidado.

Liderança: Quanto à Liderança, a graduação em Odontologia visa à formação de profissional apto a:

I – reconhecer a liderança como atributo a ser exercitado por meio de relações interpessoais que envolvam compromisso, comprometimento, responsabilidade, empatia e tomada de decisões;

II – construir relações de colaboração e incentivar o desenvolvimento da equipe profissional, o desempenho de ações e a geração de mudanças nos processos de trabalho, de forma efetiva, eficaz e integrada, mediadas pela interação, participação e diálogo;

III – exercer posições de liderança e proatividade que visem ao bem-estar no trabalho da equipe interprofissional e na interação comunitária;

IV – Motivar a busca pela autonomia e autocuidado em saúde.

Gestão em Saúde: os profissionais devem estar aptos a:

I – conhecer, compreender e participar de ações que visem à melhoria dos indicadores de qualidade de vida e de morbidade em saúde, passíveis de serem realizados por um profissional generalista, propositivo e resolutivo;

II – aplicar os fundamentos da epidemiologia e do conhecimento da comunidade, como fatores fundamentais à gestão, ao planejamento e à avaliação das ações profissionais;

III – desenvolver parcerias, organizar contratos e constituir redes que estimulem e ampliem a aproximação entre instituições, serviços e os outros setores envolvidos na atenção integral e promoção da saúde;

IV – realizar a gestão do processo de trabalho da equipe de saúde em consonância com o conceito ampliado de saúde, com as políticas públicas e com os princípios e diretrizes do SUS;

V – compreender o gerenciamento e administração da equipe de trabalho, da informação, dos recursos financeiros, humanos e materiais;

VI – realizar a gestão estrutural, financeira, organizacional, tributária e dos processos de trabalho de consultórios, das clínicas e dos demais serviços de saúde;

VII – gerir o cuidado à saúde, de forma efetiva e eficiente, utilizando conhecimentos e dispositivos de diferentes níveis tecnológicos, de modo a promover a organização dos sistemas integrados de saúde para a formulação e desenvolvimento de projetos terapêuticos individuais e coletivos;

VIII – conhecer os movimentos sociais e as formas de participação da população no sistema de saúde;

IX – contribuir para a promoção e o debate de políticas públicas de saúde em instâncias colegiadas, como Conselhos Distritais e Conferências de Saúde, visando à colaboração e à construção de programas e políticas justas e solidárias em defesa da vida.

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de:

I – compreender e atuar de forma proativa na estrutura organizacional e na cultura institucional dos serviços de saúde, por meio da reflexão sobre a ação, visando às mudanças nas estruturas institucionais, nas organizacionais e no processo de trabalho, necessárias para a melhoria constante do desempenho da equipe de saúde, para a geração de práticas desejáveis de gestão, de atenção e de relacionamento com a população atendida;

II – atuar interprofissionalmente com base na reflexão sobre a própria prática, por meio da troca de saberes com profissionais da área da saúde e de outras áreas do conhecimento, para a identificação e discussão dos problemas e para o aprimoramento contínuo da colaboração e da qualidade da atenção à saúde;

III – desenvolver novos conhecimentos com base na fundamentação teóricoreflexiva no exercício do trabalho, assim como nas oportunidades de intercâmbio profissional e de educação permanente formal, na vivência comunitária, no cotidiano das unidades da rede de serviços de atenção à saúde, considerando ainda a referência, a contrarreferência e o gerenciamento dos imprevistos. aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

Desta forma cada profissional deverá assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções. Para este fim, devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas, envolvendo compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

Portanto, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Além do disposto, o curso de Bacharelado em Odontologia da UniGOYAZES trabalhará as seguintes competências específicas, corroborando com o disposto na DCN para o curso:

  • exercer a Odontologia de forma articulada com o contexto social, econômico, cultural e ambiental, entendendo-a como uma forma de participação comunitária;
  • conhecer e respeitar o Código de Ética Odontológica, as normas dos trabalhadores da área da saúde bucal na sociedade e no desenvolvimento da profissão, assim como as leis, as portarias e as regulamentações sobre saúde bucal;
  • desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação, manutenção e vigilância da saúde, em nível individual e coletivo, reconhecendo a relação da saúde bucal com as condições sistêmicas do indivíduo;
  • coletar, registrar, organizar, analisar e interpretar dados e informações clínicas e epidemiológicas relevantes para a identificação da normalidade e para a construção do diagnóstico, da terapêutica e do controle referentes às doenças e agravos bucais e suas relações com as condições sistêmicas do indivíduo;
  • aplicar os princípios de biossegurança na prática odontológica, de acordo com as normas legais e regulamentares pertinentes, promovendo o autocuidado e a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas à prática odontológica;
  • executar procedimentos odontológicos com vistas à prevenção, à interceptação e ao tratamento das doenças e aos agravos bucais, assim como à reabilitação e à manutenção do equilíbrio do sistema estomatognático e da saúde bucal, compreendendo suas relações com as condições sistêmicas e com a integralidade do indivíduo nas diferentes fases do ciclo de vida, tendo como base as evidências científicas e a incorporação de inovações tecnológicas no exercício da profissão;
  • participar de investigações científicas, respeitando o rigor científico e os princípios de ética em pesquisa, além de desenvolver o pensamento crítico, reflexivo e criativo e a capacidade de de buscar e produzir conhecimento;
  • aplicar os fundamentos da epidemiologia e do conhecimento da comunidade, como fatores fundamentais à gestão, ao planejamento e à avaliação das ações profissionais para fundamentar a tomada de decisão em saúde;
  • trabalhar em equipe interprofissional e de saúde bucal, informando e educando a equipe e a população a respeito da saúde bucal;
  • planejar e desenvolver a atenção odontológica individual e coletiva, considerando a família como unidade de cuidado, e respeitando os ciclos de vida;
  • supervisionar as atividades do técnico em saúde bucal e auxiliar em saúde bucal.

Política de Acompanhamento de Egressos

O Centro Universitário Goyazes – UniGOYAZES tem a preocupação de implantar uma política de formação consistente do curso de Odontologia, bem como de acompanhamento desses profissionais em seus campos de atuação, uma vez que a implementação de um programa de acompanhamento de egressos, além de proporcionar melhoria na qualidade do curso, influencia significativamente o repensar da experiência acadêmica, revisão das estruturas e do funcionamento do Curso.

O acompanhamento do egresso se dará na ocasião do planejamento de todas as atividades do curso. A IES tem por objetivo manter o vínculo com seus alunos egressos, incentivando-os a participar de eventos promovidos por ela (e.g. semana acadêmicas, palestras etc.), bem como dos programas de extensão e pós-graduação, a partir de planos de descontos especiais.

O programa de acompanhamento de egressos representará a busca pelo conhecimento institucional, tendo como foco os egressos a partir de suas realidades profissionais, acadêmicas e pessoais, viabilizando dados que contribuirão para a melhoria da qualidade e atualização do Curso.

Nesse sentido, esboça-se aqui alguns objetivos para a implementação do Serviço de Acompanhamento de Egressos do curso de Odontologia da UniGOYAZES, ressaltando que sua real configuração e estruturação deverá ser feita com a participação dos egressos.

Objetivo Geral

Acompanhar o acadêmico egresso, de acordo com as exigências e diretrizes do Ministério da Educação, em consonância com o Processo de Avaliação Institucional, estabelecendo diagnósticos que possam auxiliar nas políticas de gestão acadêmica e administrativa.

Objetivos Específicos

  • Estabelecer contato da Instituição com o egresso;
  • Incentivar a participação dos egressos em atividades do Centro Universitário Goyazes – UniGOYAZES;
  • Atualizar os dados pessoais e profissionais dos egressos;
  • Oportunizar, através do banco de talentos, colocação no mercado de trabalho;
  • Incentivar a progressão dos estudos através da formação lato sensu;
  • Incentivar a progressão dos estudos através da formação lato sensu;
  • Atender instrumento instituído pela CPA na coleta de dados.

Nossa Estrutura

Matriz Curricular - Bacharelado

Obrigatórias

ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO – 60H
ANATOMIA DENTAL E OCLUSÃO – 60H
BIOQUIMICA METABOLICA APLICADA A ODONTOLOGIA – 60H
CARIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA – 80H
CIEN. BIOEXATAS ( MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA) EAD – 20H
CIÊNCIAS MORFO. FISIOLOGICAS – 60H
CIÊNCIAS MORFO. MUSCULO ESQUELETICO – 60H
CIÊNCIAS MORFO.SISTEMICA – 60H
CIR. E TRAUM. BUC0 MAXILO E IMPLANTO II – 80H
CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO I – 80H
CIRURGIA ORAL – 80H
CLÍNICA INFANTIL I (ORTO, PEDIATRIA PNE) – 80H
CLÍNICA INFANTIL II ( ORTO, PEDIATRIA PNE) – 80H
CLÍNICA INTEGRADA I – 80H
CLÍNICA INTEGRADA II – 80H
CLÍNICA INTEGRADA III – 80H
CLÍNICA REABILITAÇÃO ORAL II – 100H
DENTÍSTICA I – 80H
DENTÍSTICA II – 80H
DIAGNÓSTICO BUCAL – 80H
DISCIPLINA OPTATIVA – 40H
ENDODONTIA I – 80H
ENDODONTIA II – 80H
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA EAD – 20H
ESCRITA CIENTIFICA – 20H
FARMACOLOGIA APLICADA – 60H
FARMACOLOGIA GERAL – 40H
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÉTICA EM ODONTOLOGIA – 60H
HISTOPATOLOGIA: FUNDAMENTOS E APICAÇÕES – 60H
INTRO. REABILITAÇÃO ORAL – 80H
INTROD. A DENTÍSTICA – 60H
INTRODUÇÃO A CIRURGIA – 80H
MICROBIOLOGIA IMUNOLÓGIA EAD – 20H
ODONTOLOGIA LEGAL – 40H
ODONTOPEDIATRIA – 80H
ORTODONTIA – 80H
PATOLOGIA BUCAL – 60H
PERIODONTIA I – 80H
PERIODONTIA II – 80H
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA – 80H
REABILITAÇÃO ORAL I – 80H
SAUDE COLETIVA – 20H
SEMINARIO DE PESQUISA – 40H
SEMIO. ESTOMATOLOGIA – 80H

Optativas

ATENDIMENTO DE PACIENTES PORTADORES DE NECESSIADES ESPECIAIS – 40H
CIENCIAS ADM E GERENCIAIS – 40H
CULTURA BRASILEIRA E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS – 40H
DIREITOS HUMANOS – 40H
EMPREENDEDORISMO – 40H
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS – 40H
ODONTOLOGIA HOSPITALAR – 40H
PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA APLICADA A SAÚDE EAD – 40H
SAÚDE AMBIENTAL – 40H

Atividades Complementares

ESTÁGIO EM ASSISTÊNCIA ODONTOLOGICA EXTRA MURO II – 260
ESTÁGIO EM CLÍNICA DE URGENCIA I – 80
ESTÁGIO EM CLÍNICA DE URGENCIA II – 80
ESTÁGIO EM CLÍNICA DE URGENCIA III – 80
ESTÁGIO EM ODONTOLOGIA GENERALISTA INTEGRADA – 80
ESTÁGIO EM SAÚDE PUBLICA EXTRA MURO I – 260

Atividades de Extensão

EXTENSÃO I: PROMOÇÃO DA SAÚDE: BIOSSEGURANÇA NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA E PRIMEIROS SOCORROS – 80
EXTENSÃO II: PROMOÇÃO DA SAÚDE: DIETA CARIOGÊNICA – 80
EXTENSÃO III: PREVENÇÃO DA SAÚDE: DOENÇAS INFECCIOSAS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA – 80
EXTENSÃO IV: CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE – 80
EXTENSÃO V: CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE (ENDODONTIA DE MOLARES) – 100

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:

4200h

O nosso foco é na prática!

A UniGoyazes valoriza o ensino na prática, focando na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.

A UniGoyazes está mudando vidas no Brasil. Mude a sua vida também!

Realize o seu sonho de se tornar um profissional de excelência na área de Odontologia! Na UniGoyazes, você terá acesso a uma formação completa e atualizada, com uma infraestrutura de ponta, laboratórios modernos e equipados, além de contarmos com um Hospital Universitário próprio, o Hospital Augusta.

Corpo Docente

Adão Gomes de Souza – Professor-tutor
Aneci Neves da Silva Delfino – Professor-tutor
Amanda Pedrosa Oliveira – Professor-tutor
Anna Alice Anabuki – Professor-tutor
Angela Beatriz Cavalcante – Professor-tutor
Arthur Wilson Florencio da Costa – Professor-tutor
Arthur Ferreira do Vale – Professor-tutor
Bruna Ribeiro Gobbi – Professor-tutor
Carla Mosconi – Professor-tutor
Camila de Freitas Martins S. Silveira – Professor-tutor
Cláudio Araújo Gonzaga – Professor-tutor
Cláudio Maranhão Pereira – Professor-tutor
Daniel Martins do Nascimento – Professor-tutor
Debora Peres Lacerda – Professor-tutor
Denize Ferreirra – Professor-tutor
Dilma Maria de Rezende Silva – Professor-tutor
Felipe de Deus – Professor-tutor
Gustavo de Carvalho – Professor-tutor
Gustavo Mota Galvão – Professor-tutor
Hederson Pinheiro de Andrade – Professor-tutor
Helio Pinheiro de Andrade – Professor-tutor
Izabela Ohrana Santos Charías Monteiro – Professor-tutor
Jorge Luiz Vieira Pereira junior – Professor-tutor
José Augusto de Oliveira Botelho – Professor-tutor
Joyce Carrijo Rodrigues Silva Costa – Professor-tutor
Juliana Cristina Magalhaes – Professor-tutor
Leonardo Araújo Andrade – Professor-tutor
Luciano Gonçalves Nogueira – Professor-tutor
Marcos Vinicius S. Moraes – Professor-tutor
Maria Carolina Floriano Roque – Professor-tutor
Mateus Fiuza Santos – Professor-tutor
Milena Moraes de Oliveira Lenza – Professor-tutor
Mauricio Guilherme Lenza – Professor-tutor
Osmar Pereira dos Santos – Professor tutor
Relton Romeis De Oliveira – Professor-tutor
Renerson Gomes dos Santos – Professor-tutor
Ricardo Jose de Souza Pinheiro Junior – Professor-tutor
Rodrigo Lopes de Felipe – Professor-tutor
Rodrigo de Oliveira Godoy – Professor-tutor
Sandra Rosa de Souza Caetano – Professor-tutor
Susy Ricardo Lemes Pontes – Professor-tutor
Taiana Dias Matos Ribeiro – Professor-tutor
Tainah Costa Firmiano – Professor-tutor
Talitha Maria Cabral Oliveira – Professor-tutor
Taysa Cristina dos Santos – Professor-tutor
Tamires Gomes de Oliveira Machado – Professor-tutor
Vitor Hugo Marçal de Carvalho – Professor-tutor

Depoimentos

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