Incidência de Aids em Idosos, de 1990 a 2011 no Estado de Goiás – Brasil
Resumo
RESUMO: O objetivo deste estudo é verificar a frequência de AIDS em idosos no estado de Goiás-Brasil, no perÃodo de 1990 a 2011, visto que é uma doença que acomete todas as classes sociais e faixas etárias e é um problema de saúde pública. Caracterizada pela destruição progressiva das células CD4+ pelo vÃrus HIV. Nos idosos é mais complexo de se ter um tratamento eficaz devido ao envelhecimento do sistema imunológico. O aumento da população idosa é uma realidade em todo mundo, no Brasil esse número cresce a cada ano, devido à melhoria na qualidade de vida, a prevenção e o tratamento precoce de algumas doenças e o avanço tecnológico. Junto com essas melhorias surgem algumas preocupações, dentre elas destacamos o crescimento no número de casos de HIV, entre essa população, um público que tem resistência por acreditar que não tem risco de contágio da doença e não ser um público alvo de campanhas educativas. O estudo foi realizado através de uma pesquisa transversal retrospectiva sobre AIDS em Idosos notificados.
Palavras-Chave: Aids, idosos, incidência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).